Buscar

Apol 2 Gestão de Marketing Pesquisa de Mercado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina(s): 
Gestão de Marketing
Pesquisa e Mercado
	Data de início: 
	22/02/2016 19:23 
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	22/02/2016 21:50 
Questão 1/5
Na criação da embalagem, além da concepção da ideia e da arte, outros aspectos devem ser observados atentamente. E cada embalagem tem um objetivo principal para o produto, assim uma embalagem tem maior preocupação com a proteção do produto, outras têm a função de atrair a atenção do cliente, outras ainda de fortalecer a imagem da empresa, etc.
Baseado nestas definições, assinale a alternativa que mais se aproxima do objetivo da embalagem do anel da marca “Tiffany”, da figura a seguir.
	
	A
	Proteção do produto e preservação da qualidade durante a vida útil do produto.
	
	B
	Atração da atenção do consumidor e criação de um desejo de compra.
	
	C
	Fortalecimento da imagem do produto.
	
	D
	Ser coerente com a imagem desejada para o produto.
Você acertou!
De acordo com Andrade (2010, p. 108), o objetivo da embalagem das alianças e anéis é ser coerente com a imagem desejada para o produto.
Questão 2/5
Estratégias empresariais dão conta dos caminhos definidos pelo planejador e sua equipe para mover a empresa da situação atual aos objetivos estratégicos, por meio das oportunidades e ameaças  detectadas em seu plano. Assim, definem o que as pessoas envolvidas na gestão do negócio deverão realizar ao longo dos próximos anos para que a empresa se transforme a contento e seja capaz de atingir os seus objetivos.   BORN, R. Construindo o plano estratégico. Porto Alegre: ESPM/Sulina, 2009, p. 202.   Considerando os fatores que afetam as condições dos negócios, no que concerne à definição e à implantação de modelos estratégicos, analise as sentenças a seguir e identifique as corretas.       
I.                O conceito de mercado restringe-se à perspectiva geográfica e, portanto, a cada movimento estratégico de expansão que se pretender realizar.     
II.                No modelo teórico de Ansoff, propõe-se, basicamente, o caminho a ser seguido para o crescimento da empresa nos anos seguintes à sua criação.  
III.                A resposta do caminho para o crescimento da empresa está associada, invariavelmente, a três campos de reflexão: mercados novos, produtos novos ou atuais e integração.  
IV.                 O conceito de diversificação significa a otimização dos produtos atuais em seus mercados, prevendo uma politica agressiva, com preços baixos e redução de custos.   
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Apenas a sentença I está correta.
	
	B
	Apenas a sentença III está correta.
Você acertou!
A única alternativa correta é a III. A I está incorreta, pois o conceito de mercado não se restringe apenas à perspectiva geográfica, e sim ao ambiente externo que a empresa irá atuar (mercado local, regional, brasileiro, internacional). A alternativa II está incorreta, pois o modelo teórico de Ansoff auxilia nas estratégias de marketing mais adequadas de acordo com o perfil do mercado no qual a empresa atua (ou pretende atuar) em relação aos produtos ofertados, independente do período de atuação, se será nos anos seguintes de sua criação ou do decorrer da vida da empresa. A alternativa IV está incorreta, pois o conceito apresentado não é o de diversificação, e sim o de penetração de mercado (p.60).
	
	C
	As sentenças II e III estão corretas.
	
	D
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
Questão 3/5
Assinale a alternativa que contém a resposta correta para a questão a seguir.  As empresas recebem fortes influências do ambiente externo, que podem trazer impactos diretos em seus negócios, representando oportunidades ou ameaças. Quais são essas influências?
	
	A
	Apenas influência de seus funcionários.
	
	B
	Somente influências políticas e tecnológicas.
	
	C
	Demográficas, sociais, clientes, fornecedores e concorrentes.
Você acertou!
Segundo Paixão (2012), capítulo 3, p. 53. As influências são: demográficas, sociais, clientes, fornecedores e concorrentes.
	
	D
	Apenas demográficas, sociais.
Questão 4/5
Algumas empresas utilizam a marca existente, e a tradição e credibilidade da mesma, para lançar um novo produto ou uma nova linha de produtos, fazendo uso de sua marca. 
Observe a figura a seguir e assinale a qual tipo de marca a "Samsung" se refere.
	
	A
	Marca de família.
	
	B
	Marca licenciada.
	
	C
	Marca individual.
	
	D
	Marca de extensão de linha.
Você acertou!
De acordo com Andrade (2010, p. 99), a figura traz a marca de extensão de linha, pois se tratam de produtos todos da marca Samsung (Celular, máquina de lavar e secar, computador, som, etc.).
Questão 5/5
A maneira mais tradicional de se realizar a análise das Cinco Forças é, em cada uma delas, verificar como se comportam os elementos em relação a cada um dos cenários estabelecidos por Porter. ROGER, B. et al. Construindo o plano estratégico: casos reais e dicas práticas. Porto Alegre: ESPM/Sulina, 2009 (adaptado).     Considerando que o objetivo das empresas, conforme reforça Porter, é a busca de melhor posicionamento competitivo, o que remete não à forma como a empresa deseja ser vista ou percebida no mercado, mas, sim, à forma como ela deseja atuar em relação às forças competitivas em busca de posição de maior rentabilidade diante de uma análise realizada, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.       
I.        A importância das Cinco Forças Competitivas deve-se ao fato relevante de a concorrência não ser formada apenas por um grupo seleto de empresas que competem no mesmo mercado, mas, sim, por compostos, muitas vezes imperceptíveis, que apenas a análise completa das cinco forças é capaz de definir e distinguir, bem como calcular os riscos que cada parte representa.  PORQUE    
II.        A análise das Cinco Forças Competitivas proporciona uma visão única de competição ampliada e, dessa forma, o estrategista com domínio do processo gerencial consegue identificar uma diferente face da competitividade, podendo colher insumos e ideias, para desenvolver estratégias e ações estratégicas mais eficazes.   
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
Você acertou!
As duas asserções são verdadeiras, sendo que a II justifica a I. O modelo de Porter ou Modelo das Cinco Forças diz que a empresa deve analisar as cinco forças competitivas que definirão a estrutura da competitividade. Esse método é utilizado para identificar as oportunidades e ameaças que o ambiente externo oferece à empresa, tendo como principal objetivo entender o ambiente competitivo em que a empresa está inserida, identificando quais estratégias devem ser adotadas para obter vantagem competitiva (p.63).
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes