Buscar

filosofia da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leitura Complementar
“As ações educativas e a ciência pedagógica”
Atividade 2
Eu entendo que a autora quis dizer que nos tempos atuais nos encontramos em uma sociedade onde está havendo um afastamento da parte educativa para a pedagógica, pois os valores principais estão sendo desvalorizados por muitos. Começando nas famílias, a falta de uma boa formação como pessoa, até nas escolas onde muitos professores tem se esquecido que em primeiro lugar devemos ser educadores, e que todos estamos lá para aprender. Independentemente da nossa realidade. Na sala de aula estamos lidando com seres humanos, temos que ser educadores, e fazer do conhecimento uma ferramenta para transformação destes estudantes, só assim reintegraremos o educativo ao pedagógico.
A pedagogia está relacionada diretamente com a política, e vice versa. Pois a pedagogia tem um papel político importante de estar sempre refletindo e avaliando os valores da educação, por sua vez a educação é a base do conhecimento e de uma política mais justa, onde ela zela por uma sociedade melhor se preocupando com a sociedade investindo na educação, havendo interação entre o meio pedagógico e o educacional pois um não funciona sem o outro. Assim a pedagogia e a política estão relacionadas mais do que diretamente.
Humanizar o ser humano siguinifica mostrarmos os valores permanentes a sociedade, os colocando em prática servindo de exemplo para todos. Mostrar as nossas crianças que o mundo não é perfeito, mas que podemos trabalhar para a construção de um mundo melhor, a educação nos leva diretamente ao conhecimento, e a pedagogia trabalha em conjunto com a educação, fazendo do professor um educador, pronto para aconselhar o aluno no que for preciso ou lhe encaminhar para alguém que for mais qualificado, um professor que use do seu conhecimento e de sua vida para refletir com os alunos a realidade da nossa sociedade e nossas perspectivas em função de um mundo melhor, de acordo com nossa realidade. Humanizar siguinifica também acolher todo o tipo de estudante independente de suas qualidades e defeitos, é confiar, é gerar mudança, mostrando através do conhecimento e da vida que o nosso futuro pode ser melhor. Trabalhando bastante em cima de assuntos como: ética, política, fraternidade, etc. Há vários exemplos de desumanização dentro de nossa sociedade como: assaltos, roubos, assassinatos, desvios de verba pública, desvalorização da saúde e educação pública, exemplos não faltam para descrever a situação em que nossa sociedade se apresenta, mas não podemos olhar só para os pontos negativos, temos que ter pensamento positivo, bola pra frente, e nos esforçar para inverter esse quadro de descaso para com todos, mas um fato que chamou minha atenção foi uma matéria sobre a violência nas escolas que passou no fantástico, onde duas meninas brigaram e as mães foram na escola depois e brigaram também, havia também um aluno que falou que ia matar a diretora e deu um chute nela que pegou nas duas pernas dela e a jogou no chão. Sabemos que essa é a realidade do nosso Brasil, na escola onde eu estudei, aqui nesta mesma cidade, uma mãe foi tirar satisfação com uma aluna porque a aluna brigou com a filha dela, então elas brigaram e a aluna deu uma facada na mãe que foi brigar com a menina. Sabemos que há jeito de mudar essa realidade, basta termos coragem, força e determinação para humanizar o ser humano pela educação, gerando uma ação social inclusiva e participativa como diz a autora.
ATIVIDADE 3
“Não haveria necessidade de pedagogia se não fosse crucial ao homem, para se fazer homem, ser conduzido à cultura e, nesse processo, apreender, interpretar, criar significados para que, amalgamado com os significados da cultura, fazer-se homem e construtor da cultura.”
Há varias maneiras de se colocar isso em prática, criando uma interação maior entre professores e alunos, dentro de praticas esportivas, discutindo pensamentos, através de apresentações de teatros, musicas e danças sobre o tema discutido, assim gerando uma aproximação entre professor e aluno, podendo chamar os pais para uma apresentação mais trabalhada e ensaiada para aproximar o relacionamento entre pais e filhos na escola. O professor pode também pedir para que cada aluno escreva em um diário o que ele gostou e não gostou na aula, e o professor também faz isso em um diário. Então o professor recolhe os diários e uma vez por semana, lê, e então a classe faz um debate sobre os pontos anotados no diário juntamente com o diário do professor, fazendo com que eles saibam o que eles precisam mudar e o que eles precisam conservar, gerando assim uma aula mais divertida e eficaz. O professor também pode trabalhar em cima de um ensino dinâmico onde ele considera todos os conhecimentos prévios que os alunos têm sobre algo dentro da matéria discutida, então ele pergunta para a classe para saber quais são esses conhecimentos, para ver o quanto os alunos estão dominando a matéria, e fazendo com que eles façam um trabalho de equipe para responder as perguntas, mostrando que eles colocam em prática tudo o que aprenderam, o professor depois de todos os alunos responderem, lhes da uma resposta e lhes explica, fazendo uma aula muito mais dinâmica e fazendo com que os alunos trabalhem essa parte de perguntas, de discutir, questionar, não se contentar apenas com um sim ou não, mas ir atrás de uma explicação. O professor pode levar experimentos para dentro da sala de aula fazendo com que todos os alunos coloquem a mão na massa, mostrando que é interessante aplicar a teoria na pratica e que o trabalho duro gera resultados. Isso tudo é pedagogia e psicologia, pois o professor é um educador, e junto com o conhecimento ele passa princípios aos alunos, e todo esse trabalho ensina uma cultura as crianças e jovens, e gera cultura também.

Outros materiais