Buscar

Cap. 3 Exercícios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios Cap. 3
1- Faça a configuração eletrônica para o oxigênio e fósforo, número atômico 8 e 15, respectivamente. Quantos elétrons desemparelhados os átomos de oxigênio e fósforo possuem?.
2- Escreva a configuração eletrônica para o bismuto, elemento número 83, b) Escreva a configuração eletrônica condensada para esse elemento, mostrando o gás nobre apropriado, c) Quantos elétrons desemparelhados o átomo de bismuto possui?.
3- Qual a configuração eletrônica característica do nível mais externo dos elementos do grupo 7A, os halogênios?.
4- Escreva as configurações eletrônicas condensadas para os seguintes átomos, usando as abreviaturas de núcleo de gás nobre apropriadas; a) Cs; b) Ni; d) Se; d) Cd; e) Ac; f) Pb.
5- Qual é o número máximo de elétrons que podem ocupar cada um dos seguintes subníveis: a) 3d; b) 4s; c) 2p; d) 5f.
6- Faça a configuração de quadrículas para os elétrons de valência de cada um dos seguintes elementos e indique quantos elétrons desemparelhados cada um tem: a) S; b) Sr; c) Fe; d) Zr; e) Sb; f) U.
Exercícios adicionais 
7- Na descrição do átomo de hidrogênio pela mecânica quântica, qual é o significado físico, (2?. O que significa a expressão densidade eletrônica?. O que é um orbital?.
8- O que são elétrons de nível mais externo?. O que são elétrons desemparelhados?, Quantos elétrons de nível mais externo um átomo de Si possui?. Quantos dele são desemparelhados?.
9- Explique o princípio da exclusão de Pauli com suas proprias palavras. Este princípio é, em um sentido importante, o segredo para a compreensão da tabela periódica. Explique por quê.

Outros materiais