Buscar

APOL 03 OSM e Gestao Pessoas Nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL 03 
Organizações, Sistemas e Métodos Guia de estudos 04
Gestão de Pessoas nas Organizações (Leia o capítulo 6)
Questão 1/5 - Organizações, Sistemas e Métodos
Delegar não significa perda de autoridade, nem do controle, aliás, contribui para a maneira mais eficiente de se exercer autoridade e controle, pois o subordinado deve comportar-se e decidir conforme o que foi planejado. Analise as opções abaixo, referentes às várias técnicas de delegação de autoridade, marque V (verdadeiro) e F (falso). Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.  
( V ) Delegar a tarefa inteira: o gerente deve delegar a tarefa inteira a uma pessoa ao invés de subdividi-la entre várias pessoas. 
( V ) Delegar à pessoa certa: conciliar o talento da pessoa com a tarefa para que a delegação seja eficaz e avaliar os subordinados que são independentes nas decisões e que querem assumir responsabilidades.  
( V) Delegar responsabilidade e autoridade: designar apenas as tarefas não constitui uma delegação completa. A pessoa deve ter responsabilidade para realizar a tarefa e a autoridade para desempenhá-la da maneira que julgar melhor. 
( V ) Proporcionar informação adequada: a delegação deve incluir informação sobre o que, porque, quando, onde, quem e como. O subordinado deve compreender a tarefa e os resultados esperados. ( F ) Manter retroação: retroação significa linhas fechadas de comunicação com o subordinado para responder questões e proporcionar orientação, sempre exercendo o controle.
	
	A
	V – V – V – V – V
	
	B
	V – F – V – V – V
	
	C
	V – V – F – F – V
	
	D
	V – V – V – V – F – GUIA 04 – Pag. 03
	
	
	
	
	
	
Questão 2/5 - Organizações, Sistemas e Métodos
Delegação de Autoridade é a transferência de autoridade e responsabilidade para o subordinado, de modo que ele participe da tomada de decisões na sua área de responsabilidade. Existem algumas técnicas de delegação de autoridade. Assinale a alternativa que indica, corretamente, qual técnica de delegação de autoridade está descrita no trecho abaixo. “Conciliar o talento da pessoa com a tarefa para que a delegação seja eficaz e avaliar os subordinados que são independentes nas decisões e que querem assumir responsabilidades”.
	
	A
	Delegar à pessoa certa. Guia Estudos 04 pag. 03
	
	B
	Delegar responsabilidade e autoridade.
	
	C
	Proporcionar informação adequada.
	
	D
	Manter retroação.
Questão 3/5 - Gestão de Pessoas nas Organizações
De acordo com o que foi estudado, assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem, corretamente, as lacunas do trecho a seguir.
O modelo de gestão por competências promove um direcionamento das práticas de recursos pessoas que desenvolvem as tecnologias e as fazem funcionar, que constroem relacionamentos, que transformam as metas em uma ação realizada com sucesso e, ainda, que desafiam e buscam novos desafios 
	
	A
	gestão por competências - novos desafios. – Pag. 165 
	
	B
	sociedade – novos colaboradores.
	
	C
	segurança – influência no comportamento do homem.
	
	D
	Maslow – novos colaboradores.
Questão 4/5 - Organizações, Sistemas e Métodos
A descentralização ocorre quando a autoridade é delegada aos níveis hierárquicos inferiores. As decisões passam a ser tomadas pelos níveis de gerência, ou de chefia, ou de supervisão, no próprio local e no momento oportuno. A descentralização apresenta inúmeras vantagens como, também, desvantagens. Analise as opções abaixo e assinale a alternativa que corresponde a uma das vantagens da descentralização.
	
	A
	Permite a participação de todos os níveis hierárquicos da empresa no processo decisório. Guia 4 – pag. 07
	
	B
	A descentralização requer forte aprovação da cúpula da empresa para oferecer a liberdade e autonomia necessárias às decisões da base.
	
	C
	Requer que as pessoas tomadoras de decisão tenham competência para isso, treinamento e aprendizado, conhecimento e habilidades.
	
	D
	A descentralização impõe canais de comunicação fluidos e dinâmicos capazes de interligar estreitamente órgãos e pessoas.
Questão 5/5 - Gestão de Pessoas nas Organizações
Relacionamento com o mercado consumidor substitui a visão capitalista preocupada com os ativos físicos. A área de gestão de pessoas passa a ter um papel estratégico na construção desse modelo de gestão, focado na renovação do que é conhecido e experimentado. A gestão do capital intelectual das pessoas passa a ser um diferencial para o sucesso organizacional.
Analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta.
É correto afirmar que na gestão empresarial, os novos paradigmas, sustentam mudanças como:
I - As empresas são mais enxutas, mais planas e menos hierárquicas.
II - A qualificação passa a ser mental e aumenta a demanda por conhecimentos e pelo capital intelectual.
III - O mundo do trabalho exige um aprendizado contínuo; é preciso substituir o que conhecemos, já que o que aprendemos tem prazo de validade.
IV - Em troca de produtividade, os empregadores oferecem aprendizagem e desenvolvimento de habilidades no lugar de estabilidade; a segurança no emprego vem da manutenção das qualificações exigidas pelo cargo.
V - Espera-se que os trabalhadores continuem em um processo de aprendizagem ao longo da vida; trabalho e aprendizagem sobrepõem-se.
	
	A
	Apenas as sentenças I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas as sentenças III e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas as sentenças I e V estão corretas.
	
	D
	As sentenças I, II, III, IV e V estão corretas. – Pag 165

Outros materiais