tcc.projeto
18 pág.

tcc.projeto


DisciplinaUninter2.510 materiais7.205 seguidores
Pré-visualização3 páginas
CENTRO INTERNASIONAL UNIVERSITARIO UNINTER
 
ARLETE DA CONSOLAÇÃO SOUZA RU :1296157
LUCILENE DOS SANTOS LUCENA RU:1294881
SUELENE PEREIRA DE MENDOÇA RU:1259935
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 
EDUCAÇÃO INFANTIL 
ELDORADO DOS CARAJÁS
2016
CENTRO INTERNASIONAL UNIVERSITARIO UNINTER
ARLETE DA CONSOLAÇÃO SOUZA RU:1296157 
 LUCILENE DOS SANTOS LUCENA RU:1294881 
 SUELENE PEREIRA DE MENDONÇA RU:1259935
RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO 
EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio Supervisionado Apresentado no Curso: Licenciatura em pedagogia UTA-Infância e Ludicidade-C2016-Fase
Tutora Local: Cléia Coelho de Araújo
Eldorado dos Carajás -PA
 
ELDORADO DOS CARAJÁS
2016
SUMÁRIO
	
	
	
	
	1 INTRODUÇÃO..............................................................................................
	4
	
	1. 2. A Importância do estagio para a formação profissional............................
	5
	
	2. DESCRIÇÃO DA ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO......................................
	6
	
	3. RELATO DAS ATIVIDADES DE OBSERVAÇÃO E REFLEXÃO NO ESTAGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL ............................................................
4. CARACTERIZAÇÃO DA TURMA OBSERVADAS.......................................
5. OBSERAÇÃO E NTERAÇÃO...................................................................... 
	
7
8
9
	
	6. PLANO DE Aula........................................................................................... 
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................
8. REFERENCIAS............................................................................................
	10
11
12
1- INTRODUÇÃO 
O Estagio supervisionado na educação infantil tem como objetivo proporcional ao acadêmico uma previa da pratica docente vindoura, através da observação do cotidiano escolar.
O acadêmico tem a oportunidade de refletir e ter uma visão ampla da verdadeira realidade presenciada na escola, podendo assim compreender a complexa ralação que há entre a teoria e a pratica no trabalho docente.
O Estagio supervisionado prepara o acadêmico para tê-lo autonomia e capacidade para o mercado de trabalho, construindo sabedoria pedagógica para tomar decisões e adquirir conhecimento essencial para exercer a profissão.
Entendemos que a educação infantil, como parte integrante da educação básica,é ainda uma etapa que busca sua identidade, tendo em vista as especificidades da criança de 0 a 6 anos.
Procuramos analisar, através dessa observação que as práticas utilizadas pelos professores estabelecem veículos de aprendizado diferenciado.
O Estagio supervisionado na educação infantil foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Caminho Para o Futuro, deu-se inicio no dia sete de novembro do corrente ano.
Este relatório traz em sua composição a descrição das atividades realizadas pelo acadêmico, a relação entre docente e educando, além de suas observações sobre a estrutura física e administrativa da instituição e sua impressão de forma global acerca da instituição educacional em questão.
A educação infantil vem recebendo o devido valor os últimos décadas onde estudiosos renomados como PIAGT,VYGOTSKY e WALLOM entre outros,vem comprovando que é nessa fase do desenvolvimento que o individuo aprende habilidades básicas ,para a formação de outras mais complexa,como por exemplo a coordenação motora grossa e fina.
Percebe-se que a Educação infantil passa a adquirir uma nova dimensão e por esse motivo é necessário que tenhamos uma maior reflexão.
 1.1 A IMPORTANCIA DO ESTAGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
A realização do estagio é um momento em que o estagiário tem a oportunidade de confrontar todo a teoria estudada com a realidade da sala de aula,além de observar o trabalho e o dialogo com profissionais da modalidade que aqui em questão é Educação infantil.
Um dos objetivos do estagio é de investigar, analisar e intervir na realidade profissional especifica enredando-se com a realidade educacional, organização e o funcionamento da instituição educacional, bem como articular e vivenciar experienciais ricas e significativas para sua formação profissional.
Esse momento do estagio deve ser considerado um momento de observação da realidade vivenciada das praticas pedagógicas, em como reflexão por parte do aluno.
Para GUERRA: 1995 O estágio supervisionado consiste em teoria e pratica tendo em vista uma busca constante da realidade para uma elaboração conjunta do programa de trabalho na formação do educador.
Desta forma o estagio é o eixo centra na formação de professores, pois através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para formação da construção da identidade e dos saberes do dia a dia. PIMENTA e LIMA, 2004, tornando-se etapa imprescindível para o profissional estar apto a exercer sua função como educador.
 
2 DESCRIÇÃO DA ESCOLA CAMPO DE ESTAGIO
O estagio trata-se da educação infante Escola Municipal de Ensino Fundamental Caminho para o Futuro, situada na Rua primeiro de Janeiro S/N localizada na Zona rural no município de PIÇARRA onde a modalidade de ensino é a construtivista onde a criança constrói suas atividades.
A educação infantil tem por finalidade criar condições para o desenvolvi mento integral das crianças.Portanto faz-se necessária uma pratica educativa que propicie o desenvolvimento de cada capacidade:física, efetiva cognitiva,ética ,estética de relação inter pessoa l e inserção social,devendo considerar diferente habilidade;interesses e maneiras de aprender,assim sendo uma filosofia sócio-construtivista baseado em VYGOTISKY,os principais objetivos apontam para o desenvolvimento da imagem de se próprio,atuando cada vez mais independente, e também descobrindo e conhecendo progressivamente seu próprio corpo,suas potencialidades e sues limites.
Os critérios de avaliação explicitam o essencial a ser apreendido pelo o aluno, de modo a garantir a continuidade do trabalho onde serviram de referencia para o professor e o aluno,norteando o trabalho na criação de situações de aprendizagem,buscando garantir o desenvolvimento das capacidades necessárias a construção progressivas de conhecimento para a utilização dos princípios da éticas democráticas.
A escola dispõe 12 salas 6 banhei os 1 cantina com uma coisinha com um armário e um freezer para guardar merenda escolar dos alunos ,1 secretaria que comporta uma diretoria ,e um pátio,sala de leitura.
Tem um quadro de equipe de profissional disponível: direção, coordenação pedagógicas, professores, agente administrativos, equipe de limpeza.
Possui uma infraestrutura em condições que favorece o bom funcionamento da escolar. 
 
 
3 RELATOS DAS ATIVIDADES DE OBSERVAÇÃO E REFLEXÃO DO ESTAGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 
As atividades de observação foram na sala do Jardim 2. Os conteúdos aplicados visavam ensinar as crianças sobre
Rafael
Rafael fez um comentário
PRECISO DE AJUDA COM MEU TCC. CONTATO.. (85)98583-2311 PAGO OS HONORÁRIOS.
1 aprovações
Nazarena
Nazarena fez um comentário
amei
0 aprovações
Carregar mais