Buscar

QUESTÕES PROPOSTAS 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÕES PROPOSTAS
1.Quais são as principais diferenças entre os gentlemen’s agreements e o tratado internacional? Explique cada uma delas.
Tratado é um acordo, ajuste, arranjo, convenção, declaração formal entre pessoas jurídicas de direito internacional público, que firmam um compromisso de cumprimento e respeito às cláusulas e condições concluídas por escrito, com a finalidade de produzir efeitos jurídicos nas relações exteriores, criando preceitos de direito positivo, regidos pelas regras do direito internacional.
ogentlemen’s agreement é diferente dele, pois cuida de um acordo de cavalheiros, em que se estabelecem normas de conteúdo moral, com a ausência do propósito de produção de efeitos jurídicos e que se prende à personalidade de seus agentes.
O acordo de cavalheiros é, portanto, transitório, interino, provisório e, certamente, muito precário, pois o simples desaparecimento de qualquer de seus agentes faz com que a obrigação moral, igualmente, se dissipe.
2. Na celebração dos tratados internacionais, quais são as principais diferenças entre as Organizações Internacionais Intergovernamentais e as Organizações Não Governamentais? Explique cada uma delas.
É de fundamental relevância destacar que Organização Internacional Intergovernamental é totalmente diferente de Organização Não Governamental. A ONG não detém personalidade jurídica internacional, é criada por normas jurídicas internas e regidas por elas e os seus atos instituidores são celebrados entre particulares, podendo existir a intervenção, ou não, de órgãos públicos. São exemplos conhecidos a “Anistia Internacional”, o “Comitê Internacional da Cruz Vermelha”, o“Greenpeace”, a “Foundation for International Environmental Law and Development”, a “International Law Association” etc.
3.Quais são os principais requisitos de validade dos tratados internacionais? Explique cada um deles.
Capacidade das partes, que nada mais é do que o reconhecimento internacional de que uma pessoa pode adquirir direitos e exercer por si mesma, por intermédio de seus representantes, os atos consignados no documento que será criado.
Habilitação dos agentes signatários, o direito das gentes não se preocupa em estabelecer regras que qualifiquem os representantes das partes, pois presume-se que os mandatários habilitados, segundo suas regras, a vincular definitivamente os Estados e as Organizações Internacionais Intergovernamentais, estão agindo em conformidade com a ordem jurídica interna de cada um.
O consentimento mútuo, é indispensável para a eficácia dos tratados, pois a divergência consciente de declarações de vontade dos copactuantes pode impedir a conclusão do objeto da avença.
Objeto lícito e possível. entende-se por “lícito” aquele objeto que está em conformidade com as regras estabelecidas no direito internacional público e “possível” é aquele que tem a faculdade de ser realizado.
4.A designação terminológica de um tratado internacional guarda relação com seu teor substancial? Explique.
Conforme mencionado no item 4.3 retro, a diversidade de designações não encontra ligação com o conteúdo de um tratado, observado que ele pode cuidar de diferentes matérias. E na forma do item 4.1 retro, como regra, a sua designação terminológica não determina a espécie de compromisso que foi ali firmado.
No entanto, a designação terminológica de um tratado traz consigo indícios de seu conteúdo, que podem, ou não, se confirmar.
5.Qual a classificação dos tratados internacionais segundo o procedimento? Explique.
Stricto sensu, também conhecido como tratado solene, “em sentido estrito” ou “em devida forma”, são aqueles instrumentos longos, com a aplicação de procedimentos complexos para seu aperfeiçoamento e utilização de um sistema para sua validade e vigência. Aparecem, nitidamente, dois estágios internacionalmente diferentes: das negociações até a assinatura e da assinatura até a ratificação.
No segundo estágio retro, será necessária a aprovação legislativa no direito interno e a carta de ratificação.
Acordo executivo ,são os tratados em forma simples, em que basta a assinatura do representante da pessoa jurídica de direito internacional público com poderes especiais para que o instrumento tenha validade e entre em vigor, sendo despiscienda a análise pelo poder legislativo no plano interno do Estado pactuante. Há um único estágio: da negociação até a assinatura.
6.Qual a classificação dos tratados internacionais segundo a aplicação no tempo? Explique.
Estáticos, Os efeitos dos tratados estáticos são gerados de uma só vez, bastando a sua entrada em vigor. São tratados que concebem disposições jurídicas objetivas, nos moldes daqueles que transferem determinados bens.
Dinâmicos. os efeitos dos tratados dinâmicos são diluídos, diferidos, prolongados  no tempo. Com a entrada em vigor, os efeitos não surgem todos no mesmo momento, mas de forma gradativa.
7.Qual a classificação dos tratados internacionais segundo a possibilidade de participação? Explique.
Fechados, São tratados reservados, pois não possibilitam a participação de outros que não os pactuantes originários.
Abertos, é permitida a adesão, pois são descerrados, amplos, sendo admitida a participação de outros pactuantes, ainda que não tenham atuado no momento das negociações para a elaboração do tratado internacional.
Eles podem ser:
a)Limitados: são impostas determinadas restrições para a participação no tratado. Uma vez vencidas as condições, será devidamente consentida a associação. É extremamente importante salientar que o estabelecimento de determinadas coarctações jamais desconfigura o caráter aberto de um tratado, como é possível se verificar nas convenções de formação das Organizações Supranacionais, caso da União Europeia.
b)Ilimitados: são aqueles desprovidos de qualquer espécie de condicionante para a realização da adesão. Ela é livre, desimpedida, irrestrita, desembaraçada, licenciosa, desintrincada, desobstruída e a participação depende exclusivamente da expressa e cristalina manifestação de vontade das partes pactuantes, como, hodiernamente, é possível se verificar nos tratados de direitos humanos.
8.Qual a classificação dos tratados internacionais segundo o número de partes e extensão do procedimento adotado?
Formal, Os tratados poderão ser bilaterais, também conhecidos como particulares, em que há apenas dois pactuantes. Na hipótese de tratados com três ou mais pactuantes, serão eles multilaterais, ou coletivos.
Material, “Tratados normativos são aqueles que geram um entendimento entre dois ou mais Estados, a fim de introduzir novas regras no relacionamento entre os países contratantes.
Tratado contratual quando as partes tiverem finalidades distintas e tratamentos diversos forem estabelecidos entre eles, como ocorre nos instrumentos comerciais. A conduta de cada um dos participantes será diferenciada, na medida daquilo que podem oferecer. A vontade das partes tem conteúdo diferente. É o chamado “tratado-contrato”, que é pactuado “entre um número limitado de Estados com o objetivo de deliberar questões de caráter peculiar que somente interessam aos contratantes, pois dimanam concessões mútuas”.
9.Qual a classificação dos tratados internacionais segundo a aplicação no espaço? Explique.
Territorial absoluto, é o tratado que atinge todo o território dos pactuantes. É a regra no direito internacional público.
Territorial relativo, É o tratado que atinge apenas uma parcela do território dos pactuantes, como ocorre, por exemplo, com o Pacto Amazônico, que atinge o território brasileiro apenas na sua área amazônica.
10.Aponte, pelo menos, três designações terminológicas dos tratados internacionais, bem como os indícios de seu conteúdo.
Acordo, é designação terminológica destinada, geralmente, a tratados de natureza comercial, econômica, financeira.
Convenção, a convenção, por vezes, cuida de um tratado sem fins políticos, como pode ser observado na Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados (1969).
Declaração, acepção corriqueiramente aproveitada para amanifestação de princípios, como ocorreu na Declaração do Rio de Janeiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (1992).

Outros materiais