A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
APOL Meio Ambiente e Sustentabilidade

Pré-visualização | Página 1 de 2

Meio Ambiente e Sustentabilidade
Questão 1/5 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Observe a imagem a seguir:
Manifestantes detidos são mantidos em linha em rua de Copenhague pela polícia na noite de sábado. Após esta avaliação, caso queira ler o texto relativo à imagem acima, ele está disponível em:  https://goo.gl/q7eDcJ. Acesso em 20 dez. 2015.
A imagem acima é de um movimento realizado em favor do ambientalismo. Com relação a movimentos em prol do meio ambiente, considerando o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica e as aulas, leia as proposições a seguir:
I. Grandes fazendeiros de soja lutam pela proteção das florestas, sobretudo as tropicais, pensando também na preservação da biodiversidade.
II. Quando são divulgados projetos de construção de hidrelétricas, surgem muitas vezes os grupos ambientalistas que se mobilizam para contestar a construção e proteger os recursos ambientais.
III. Um exemplo de intervenção contra obras que impactam o meio ambiente ocorre quando moradores se organizam para evitar a reativação ou uso de áreas para aterros sanitários.
Agora, marque a alternativa que aponta exclusivamente a(s) proposição(ões) correta(s):
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III.
	
	C
	I e III.
	
	D
	I, II e III.
	
	E
	II.
Leia a manchete a seguir:
   
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2015/07/mpf-ajuiza-acao-contra-desperdicio-de-agua-em-pocos-jorrantes-no-piaui.html> Acesso em 06 jan. 2016.
Na manchete acima, é mostrada uma ação do Ministério Público Federal para conter o desperdício de água. Sobre isso, de acordo com as aulas e o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, leia as proposições a seguir:
I. Evitar o desperdício de recursos naturais está no cerne dos preceitos apoiados pela produção embasada na ecoeficiência, pensando no uso consciente dos mesmos.
II. A reciclagem está entre os exemplos de mecanismos preconizados na ecoeficiência e, dessa forma, prioriza o melhor destino do lixo e materiais que poderão servir para outros serviços.
III. Dentre os objetivos da ecoeficiência, está a eficácia na produção de bens e serviços independente da redução no consumo de matérias-primas e energia.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I.
	
	B
	II e III.
	
	C
	I e III.
	
	D
	I e II.
	
	E
	II.
Questão 3/5 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Atente para a seguinte citação:
“No caso dos seres humanos, o seu meio ambiente mais comum são as cidades que podem ser vistas como natureza modificada pelo homem, afastada, portanto, da categoria natureza, assumindo a categoria de meio ambiente específico, denominado também de meio ambiente construído. A natureza tem, então, um sentido dinâmico, pois está constantemente sendo transformada em meio ambiente, como decorrência do constante aumento do conhecimento do homem sobre ela. Os sistemas sociais humanos afastam-se gradualmente do ‘natural, pois, por sua própria natureza, têm por objeto conhecê-la e modificá-la”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DULLEY, R.D. Noção de Natureza, Ambiente, Meio ambiente, recursos ambientais e recursos naturais. Agricultura em São Paulo. São Paulo, v. 51, n. 2, p. 15-26, jul./dez. 2004, p. 21 (link: http://www.iea.sp.gov.br/out/publicacoes/pdf/asp-2-04-2.pdf. Acesso em 16 abr. 2016).
O texto enfatiza-se a relação entre o homem e o meio ambiente e o determinismo baseado apenas nas necessidades do homem. Em nossas aulas e no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, consideramos mais amplamente o conceito de meio ambiente. Baseado nisso, leia as proposições a seguir:
I. O meio ambiente é um objeto complexo, pois quando é abordado sob os aspectos social e natural, outro conjunto de premissas e de conceitos básicos é incorporado a ele.
II. O conceito de meio ambiente vem sendo desenvolvido durante a evolução das preocupações ambientais e não se restringe a apenas uma área do conhecimento.
III. O conceito de meio ambiente, que pode ser substituído por natureza, foi atualizado e delimitado antes das mudanças nas relações entre o homem e os recursos naturais.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I e II.
	
	B
	II e III.
	
	C
	I e III.
	
	D
	II.
	
	E
	I.
uestão 4/5 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Considere a seguinte citação:
“É importante salientar, que a Constituição Federal, em seu artigo 225, elevou o meio ambiente à categoria de bem de uso comum do povo, assegurando ser direito de todos tê-lo de forma ecologicamente equilibrada e, em contrapartida, determinou que a sua defesa e preservação, para as presentes e futuras gerações, é dever do Poder Público, bem como de toda a coletividade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DEA, C.R.D.; MIRANDA, F.S.M.P. Aspectos jurídicos do direito ambiental e a responsabilidade civil por danos ambientais. Revista eletrônica: Direito, Justiça e Cidadania, FAC São Roque, v. 2, nº 1, 2011. p. 3 (link:<www.facsaoroque.br/novo/publicacoes/pdfs/carlos_drt_20111.pdf>. Acesso em 14 abr. 2016).
O trecho acima aborda a questão de responsabilização sobre as questões ambientais. De acordo com as aulas e o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, assinale a alternativa correta sobre as participações públicas nessas questões:
	
	A
	As audiências públicas propiciam o debate entre diferentes atores sociais sobre assuntos que envolvam os recursos ambientais, promovendo assim a cidadania.
	
	B
	Cabe ao setor privado exercer a influência e promover a preservação do meio ambiente, mediante o uso de ações e estratégias empresariais.
	
	C
	As participações públicas se restringem a grupos de empresários e representantes de sindicatos.
	
	D
	Quando ocorre uma disputa por recursos ambientais, o detentor dos meios de produção ou um empreendedor são chamados para deliberar sobre assuntos que envolvam meio ambiente e cidadania.
	
	E
	As audiências públicas surgiram como mecanismo de disputa ou competição pelos recursos naturais e, nesse sentido, servem para atender os interesses de empresas multinacionais ou de indústrias de porte médio.
Questão 5/5 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A visão biocêntrica origina-se concomitantemente com a própria ecologia, que nasce como ciência na segunda metade do século XIX, mais precisamente em 1866. Ernst Haeckel cunhou o termo, que etimologicamente resulta da junção dos radicais gregos ‘oikos’ (casa) e ‘logos’ (estudo)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JATOBÁ, S.U.S.; CIDADE, L.C.F.; VARGAS, G.M. Ecologismo, ambientalismo e ecologia política: diferentes visões da sustentabilidade e do território. Sociedade e estado, Brasília, v. 24, no. 1, p. 47-87, jan./abr. 2009. p. 52 (link: www.scielo.br/pdf/se/v24n1/a04v24n1.pdf. Acesso em 09 abr. 2016).
Considerando a citação acima, as aulas e o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, quanto à visão biocêntrica nos estudos ambientais, leia as afirmativas abaixo e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
I. (  ) Na visão do biocentrismo, o homem e a natureza estão em um mesmo nível de interações e modificações, o que representa uma nova ordem nos pensamentos sobre o meio ambiente.
II. (  ) Por meio das concepções de biocentrismo, foi possível identificar que o homem passou a fazer parte das interações com a natureza, mesmo em escala inferior.
III. (  ) Com o biocentrismo, o homem passou a integrar as ações do meio, deixando a natureza em uma escala inferior de interação.
IV. (  ) Conforme a visão biocêntrica, na interação entre homem e natureza, estão presentes as questões sociais humanas, chegando a uma concepção multidimensional de