Buscar

APOL sociolinguistica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

01A teoria da variação enfatiza a variabilidade e concebe a língua como instrumento de comunicação usado por falantes da comunidade, em um sistema de associações comumente aceito entre formas arbitrárias e seus significados. Objetiva explicar o processo de mudança linguística em função de diversos fatores”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HORA, D. Sociolinguística. <http://www.cchla.ufpb.br/clv/images/docs/modulos/p8/p8_2.pdf>. p. 99. Acesso em 05 dez. 2016. 
 
De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna sobre a variação e mudança linguística, é correto afirmar que: 
	Toda variação de uma forma da língua chega necessariamente a uma mudança linguística, isso explica o motivo pelo qual toda mudança linguística é desencadeada de um processo de variação. 
	Para explicar os processos de variação e mudança linguística, basta considerar os fatores internos à língua (sua estrutura). 
	Há sinais de mudança linguística quando em uma comunidade coexistem uma forma conservadora e uma forma inovadora da língua, ocorrendo o desaparecimento da conservadora e o fortalecimento da inovadora. 
	No decorrer do processo de uma mudança linguística, as formas variantes se complementam sem que haja uma competição entre elas. 
	A mudança linguística não é fenômeno universal; ela ocorre somente nas línguas latinas, como é o caso do português brasileiro. 
 
02O erro na língua oral é, pois, um fato social. Ele não decorre da transgressão de um sistema de regras da estrutura da língua e se explica, simplesmente, pela (in)adequação de certas formas a certos usos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: A sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. <http://www.sbpcnet.org.br/livro/56ra/banco_conf_simp/textos/StellaRicardo.htm>. Acesso em 28 nov. 2014. 
 
Considerando os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, analise as afirmativas a seguir quanto à veracidade (V) ou à falsidade (F) no que concerne às orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) sobre o ensino da língua portuguesa no Brasil. 
 
I. ( F  ) Os PCN consideram a língua como fenômeno homogêneo e, assim sendo, orientam para que o ensino da língua portuguesa seja realizado tendo em vista exclusivamente as formas prescritas nas gramáticas normativas do Brasil. 
II. (V  ) Os PCN orientam que o ensino da língua portuguesa deve levar ao conhecimento do aluno todas as variedades da língua de modo a lutar contra todos os tipos de preconceitos linguísticos oriundos de um ensino tradicional que considera apenas a norma padrão. 
III. (F  ) Os Parâmetros Curriculares Nacionais orientam os professores de língua portuguesa a trabalharem exclusivamente com as normas das gramáticas normativas. 
IV. (V  ) Os PCN consideram a língua como fenômeno heterogêneo e, assim sendo, orientam para que o ensino da língua portuguesa seja realizado tendo em vista todas as variedades da língua, e não apenas a padrão. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
	 
	A 
	V – V – F – F 
	 
	B 
	F – V – V – F 
	 
	C 
	F – V – F – V 
	 
	D 
	V – F – F – V 
	 
	E 
	V – F – F – F 
 
03“As pesquisas sociolinguísticas têm buscado traçar um perfil da mudança em progresso e um perfil da variação estável por meio da combinação dos resultados das variáveis idade, sexo, classe social e nível de escolaridade, a partir da noção de prestígio”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LUCCHESI, Dante; ARAÚJO, Silvana. A teoria da variação linguística. <http://www.vertentes.ufba.br/a-teoria-da-variacao-linguistica>. Acesso em nov. 2014. 
 
De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna sobre como as variantes são originadas, analise os elementos citados a seguir e assinale V para verdadeiro, e F para falso. 
 
I. ( V ) Pela organização interna do sistema linguístico. 
II. (  ) Por regularidades da própria língua. 
III. ( F ) De forma aleatória. 
IV. (V  ) Por fatores sociais. 
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
	 
	A 
	V – F – V – V 
	 
	B 
	F – F – V – V 
	 
	C 
	V – V – F – V 
	 
	D 
	V – F – F – V 
	 
	E 
	F – F – V – F 
 
04Os dialetos se distribuem geograficamente, assinalando as diferenças espaciais que podem ser detectadas, constituindo, assim, a diatopia da língua. O dialeto gaúcho, o dialeto sergipano, o dialeto amazonense são, entre outras, maneiras de identificar os traços que marcam o uso da língua portuguesa em cada uma dessas áreas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOLLICA, M. C; FERRAREZI-JUNIOR, C. Sociolinguística, Sociolinguísticas: Uma introdução. São Paulo: Contexto, 2016. p. 17. 
 
De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, o que é correto afirmar sobre os dialetos? Leia as proposições a seguir. 
 
I. Todos os dialetos têm um conjunto de regras que os regulamenta. 
II. Os dialetos constituem grande problema aos estudos linguísticos, pois são destituídos de regras. 
III. Há dialetos que, por serem melhor estruturados, são considerados superiores, melhores que os demais. 
IV. Todos os falantes de uma variedade conhecem intuitivamente as regras daquele dialeto na totalidade. 
Agora, selecione a alternativa que apresenta as proposições corretas: 
	 
	A 
	Somente as proposições I e III estão corretas. 
	 
	B certa
	Somente as proposições I e IV estão corretas. 
	 
	C 
	Somente as proposições II e III estão corretas. 
	 
	D 
	Somente as proposições III e IV estão corretas. 
	 
	E 
	Somente as proposições II e IV estão corretas. 
 
“Além de prover a pesquisa linguística de um eficaz instrumento de análise, sobretudo para casos tidos como estritamente justificados pela sintaxe, a gramaticalização traz à tona discussões epistêmicas valiosas, especificamente sobre os limites entre sincronia e diacronia”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Gramaticalização: Revisão conceitual e análise de exemplos disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/downloadSuppFile/5633/307>. Acesso em 30 nov. 16. 
 
Tendo em vista os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, analise as proposições a seguir e selecione a alternativa que apresenta a definição correta para gramaticalização: 
	 
	A 
	A gramaticalização refere-se à prioridade dada aos estudos e ensinamentos com base na gramática tradicional. 
	 
	B 
	A gramaticalização refere-se à transformação ocorrida em um item lexical, transformando-o em um item gramatical. 
	 
	C 
	A gramaticalização refere-se à prioridade conferida aos estudos e ensinamentos com base na gramática histórica. 
	 
	D 
	A gramaticalização refere-se à prioridade outorgada aos estudos e ensinamentos com base na gramática moderna. 
	 
	E 
	A gramaticalização refere-se à prioridade atribuída aos estudos da gramática internalizada de Chomsky.

Outros materiais