Buscar

simulado 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Leia o fragmento de texto abaixo:
“Uma das primeiras abordagens modernas da questão foi a perspectiva da ecologia radical, que separava as questões de proteção e conservação da natureza, das questões de desenvolvimento econômico. Uma segunda visão, a do ambientalismo moderado, por outro lado, entende a sustentabilidade de forma distinta”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JATOBÁ, S.U.S.; CIDADE, L.C.F.; VARGAS, G.M. Ecologismo, ambientalismo e ecologia política: diferentes visões da sustentabilidade e do território. Sociedade e estado, Brasília, v. 24, no. 1, p. 47-87, jan./abr. 2009. p. 48 (/www.scielo.br/pdf/se/v24n1/a04v24n1.pdf. Acesso em 09 abr. 2016).
O texto acima refere-se a duas concepções de conservação dos recursos ambientais, também retratadas nas aulas e no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica. Sobre as relações e cooperações tecnológicas, é correto afirmar que:
	
	A
	as cooperações tecnológicas, incentivadas pelas empresas internacionais com a migração de empregados, são as mais sustentáveis ambientalmente.
	
	B
	com a crescente preocupação com os recursos naturais, cresce também a compra de tecnologias de países mais desenvolvidos, que, baseados em preceitos da sustentabilidade, buscam a competição no mercado internacional.
	
	C
	o princípio de cooperação tecnológica é uma maneira de envolver universidades, representantes de governos, empresas, enfim, todos os atores envolvidos em processos de produção e comercialização de mercadorias para assegurar a manutenção da sustentabilidade.
	
	D
	a importação de tecnologias, mediante as cooperações tecnológicas, se constitui como ferramenta para a competitividade de mercado, além de assegurar meios de produzir e comercializar com sustentabilidade.
	
	E
	aspectos atuais, sobre a questão energética, exploração florestal, entre outros, são exemplos de competitividade de mercado, a qual é determinada pelas cooperações tecnológicas e, nesse sentido, acabam por influenciar no preço das mercadorias.
 
	1C
	2E
Questão 2/2 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Leia o trecho de texto a seguir:
“As visões de sustentabilidade que hoje ocupam igualmente espaços de debate acadêmico e a mídia não são neutras nem imutáveis. O seu significado tem variado ao longo do tempo, em sintonia com a dinâmica social, econômica e política que circunscreve as relações entre a sociedade e a natureza”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JATOBÁ, S.U.S.; CIDADE, L.C.F.; VARGAS, G.M. Ecologismo, ambientalismo e ecologia política: diferentes visões da sustentabilidade e do território. Sociedade e estado, Brasília, v. 24, no. 1, p. 47-87, jan./abr. 2009. p. 48 (link: www.scielo.br/pdf/se/v24n1/a04v24n1.pdf. Acesso em 09 abr. 2016).
Discutimos em nossas aulas e no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica sobre gestão baseada nos conceitos de sustentabilidade e gestão socioambiental estratégica. Quanto a esses conceitos, é correto afirmar que:
	
	A
	é demasiadamente complexo refletir sobre a produção com sustentabilidade, por isso, na gestão socioambiental estratégica (GSE), a inserção da variável ambiental deverá ocorrer nas etapas iniciais do processo.
	
	B
	a gestão socioambiental estratégica (GSE) consiste no mecanismo de organização das produções e comercializações que levam em consideração o homem enquanto consumidor. Sendo assim, o homem é necessário na hora de comercializar os produtos.
	
	C
	após a obtenção de matérias-primas em determinados processos de produção deverá ocorrer a inserção de variáveis socioambientais para que os recursos naturais sejam melhor aproveitados no que se refere à sustentabilidade.
	
	D
	a gestão socioambiental estratégica (GSE) consiste nas estratégias de comercialização de mercadorias, as quais devem estar baseadas nos princípios de sustentabilidade, de forma a maximizar lucros e diminuir impactos ambientais.
	
	E
	os processos gerenciais de inserção de variáveis socioambientais deverão ser inseridos em todas as etapas de organização estratégica no mercado, visando atender demandas comerciais e produzir de forma sustentável.
	1C
	2E

Outros materiais