Buscar

Apanhadão Relações Étnico Raciais no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Apanhadão Relações Étnico-Raciais no Brasil
1-Os pressupostos do racismo são as perspectivas, pensamentos e atitudes que mantém intactas as estruturas de desigualdades sociais e econômicas no Brasil. São pressupostos do racismo:
Doutrina racialista que prevê a existência de raças humanas com diferentes qualidades e habilidades.
Interiorização de certos grupos dentro da ordem social.
Crença internalizada que nem sempre é formalizada ou expressa logicamente.
Atitudes ou ações individuais concretas que diferenciam grupos ou pessoas segundo critérios raciais.
Sistema de desigualdade de oportunidade.
R: D) todas alternativas estão corretas.
2-Com o objetivo de incentivar e promover a implantação da lei n10.639/2003, o ministério da Educação publicou no diário Oficial da União para a ciência acompanhamento e execução de toda comunidade educacional:
R: C) as diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e cultura Afro-Brasileira e Africana.
3-A LDB 9394/96 estabelece a implementação de escolas bilíngues nas terras indígenas. Para tanto, faz se necessária a produção de material especifico para estas escolas, garantindo:
R: A) valorização, respeito e manutenção da diversidade cultural indígena.
4-De acordo Com os dados censitários do PNAD, em 2008 a soma entre pretos e pardos totalizou 51,1% da população brasileira. No entanto, um dos dados que aponta para a desigualdade social dessa população é a distribuição racial do Brasil: Os negros concentram-se nas regiões menos desenvolvidas social e economicamente. De acordo com essas considerações, assinale a alternativa correta quanto á distribuição racial pelas diferentes regiões:
R: B) os brancos concentram-se nas regiões Sul e Sudeste.
5-A lei N11.645/2008 insere no contexto curricular e matriz indígena, estabelecendo os conteúdos referentes a história e cultura afro-brasileira, bem como dos povos indígenas brasileiros, que serão ministrados no âmbito de todo currículo escolar, em especial nas áreas de:
R: D) História, literatura e Educação Artística.
6-Entre as estratégias para a Educação e promoção da igualdade racial, cabe em especial aos professores, estarem mais próximos da realidade sociocultural de seus alunos, conhecendo:
R: C) O entorno da escola e os principais problemas do bairro e da cidade, bem como manifestações culturais da comunidade.
7-Quando se discute a qualidade do ensino oferecido a população, observa-se um grave problema chamado de analfabetismo funcional, onde o aluno aprende os códigos linguístico e numérico, mas não consegue compreender textos ou mesmo produzi-los. Tendo em vista que os brancos têm em média 8 anos de estudo contra 6 anos dos negros, podemos afirmar que:
R: C) O alfabetismo funcional ocorre em sua maioria entre a população negra e parda, tendo em vista o tempo reduzido de escolarização.
8-Pierre Bourdieu, sociólogo francês, denominou violência simbólica os mecanismos sutis de dominação social utilizados por indivíduos, grupos ou instituições e impostos sobre outros. Diante de pesquisas acadêmicas como a realizada por Eliane Cavaleiro na obra Do Silêncio do Lar ao Silêncio Escolar (ed. contexto, 6 ediçao,2012), sabe-se que na escola também ocorre a violência simbólica quando:
R: D) trata iguais indivíduos que são desiguais, procurando encobrir as diferenças de raça, cor, classe, origem etc.
9-A constituição federal de 1988, em seu artigo 5, determina A pratica de racismo constitui crime inafiançável e imprescritível sujeito a pena de reclusão nos termos da lei. Sendo assim a prática do racismo é um crime que não é passível de fiança ou seja não prescreve, quer dizer.
R: A) Só pode ser punido por prisão / pode ser punido mesmo depois de passados muitos anos do ocorrido.
10-Um trabalho pedagógico que leve em conta a diversidade Étnico-Racial e cultural é uma das tarefas mais difíceis a serem enfrentadas pela escola e pelas instituições brasileiras. Todos os envolvidos no processo educacional devem:
R: E) todas alternativas estão corretas
11-A etnicidade apresenta uma intencionalidade na prática do sujeito, não podendo ser definida de maneira estática ou definitiva, mas dependendo sempre das inter-relações entre os sujeitos envolvidos. Sendo assim, a etnicidade é como um processo simbólico:
R: C) que adquire valores conteúdos significativos e compartilhados a partir das experiências e inter-relações experiências pelos sujeitos.
12-Ao ingressarem nas escolas, as crianças são educadas para a reprodução de um conhecimento branco, numa língua que não lhe é conhecida, com tradições que não são do seu povo (Baniwa,2006, p51). A partir dessa afirmação e das análises do livro-texto, aponte o grupo étnico descrito nesse contexto:
R: D) Crianças indígenas brasileiras.
13-O conceito de raça de acordo com as diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de histórias e cultura Afro-Brasileira e Africana aprovadas em junho de 2004 pelo ministério da Educação, significa:
R: C) I e II
14-A presença africana na formação do Brasil e na construção da identidade cultural brasileira é fato relevante não evidenciado na literatura didática no processo de escolarização influência africana revela-se:
R: E) I, II, III e IV
15-Numa análise da condição social dos indígenas no Brasil, podemos afirmar que:
R: E) em todas as faixas etárias, os níveis de analfabetismo entre os índios são superiores aos índices de alfabetização.
16-Observe a frase a seguir e aponte o instrumento pedagógico a que se refere:
Traz uma representação muito simplificada dos fatos históricos, acabando por estigmatizar ou caricaturar segmentos sociais como mulheres, negros, idosos e trabalhadores¨(...)¨.
Esta contextualização analítica se trata:
R: B) dos livros didáticos.
17-Afirma Paes (2005,p.458):¨São diferentes as configurações dos mais de duzentos grupos indígenas espalhados pelo território brasileiro, sendo que um grande número destes vivem sob forma híbrida(...)¨Assinale a alternativa INCORRETA sobre a vivencia hibrida de grande número das famílias indígenas:
R: E) as únicas fontes de renda são a caça e a pesca, bem como a agricultura, base de sustentação das aldeias indígenas.
18-O quilombo foi uma unidade básica de resistência do escravo, segundo descreve Moura (1992, p.24-25). Assinale a alternativa INCORRETA sobre a caracterização dos quilombos:
R: E) nos quilombos conviviam negros fugitivos, índios perseguidos, mulatos, brancos pobres e mulheres sem profissão. 
19-Em se tratando da constituição dos livros didáticos e do saber produzido no fazer pedagógico da escola, podemos afirmar que:
R: C) os livros didáticos apresentam uma convivência pacifica e colaborativa entre brancos e índios no processo de colonização, omitindo as formas de luta dos povos indígenas que levou ao extermínio de diversos grupos.
20-O conceito de ¨Etnia implica posicionamento, pertencimento, opção, escolha e autodeterminação do sujeito, tendo por referência determinado grupo étnico. Quando o próprio sujeito afirma pertencer a determinado grupo étnico, numa relação endógena de etnia, podemos afirmar que:
R: A) essa decisão define a identidade étnica da pessoa.
21-Passados 6 anos de criação da lei N-10.639/2003, poucas escolas incluíram em seus currículos a temática da história e cultura Afro-brasileira e Africana. Sendo assim, em 2009, o ministério da Educação publicou um plano Nacional de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Este documento enfatizou problemáticas que justificavam a implementação da lei como:
Neste contexto, assinale a alternativa correta:
R: A) São corretas apenas as afirmativas I, II e III.
22-Estatuto é um regulamento ou código com significado e valor de lei ou de norma. Incentivar as ações afirmativas, adotadas pelo estado ou pela iniciativa privada, para a promoção da igualdade de oportunidades um dos objetivos de qual documento?
R: B)Estatuto da Igualdade Racial
23-A lei N-10.639/2003 altera a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática histórica e cultura Afro-brasileira. De acordo com essa leio conteúdo programático do ensino de história e cultura afro-brasileira deverá incluir:
R: FFVV
24-A força do movimento negro contra todas as formas de discriminação por raça ou cor e pela garantia de direitos sociais fundamentais da população afro-brasileira acabou se traduzindo de duas formas: legislação penal e ações afirmativas. De acordo com o propósito de promoção de igualdade de oportunidades a grupos desfavorecidos socialmente, indique as especificidades da política de ações afirmativas:
Assinale alternativa correta:
R: A – Afirmativa lV correta, pois as ações afirmativas beneficiando alguns grupos sociais reverte-se numa discriminação ao contrario.
25 – Os grupos eugenistas afirmavam que as mazelas sociais, o fracasso político e a economia brasileira eram resultados do processo de miscigenação entre os étnicos branca, negra. No entanto Gilberto Freyre, em sua obra clássica Casa Grande e Senzala contrapõem-se a essa ao apresentar a miscigenação como grande alavanca de formação da cultura brasileira, A obra (1933) trouxe fundamentos para a criação.
R: C – do mito da democracia racial.
26 – O poder público brasileiro tem reconhecido que há uma necessidade urgente do currículo da educação básica a problemática das relações étnico racial, inclusive na formação de professores. Esse reconhecimento político tem sua representatividade:
R: B – Na Legislação por meio das leis 10639/2003 e 11645/2008
Observe a frase a seguir e aponte o instrumento pedagógico a que se refere
Os resultados demonstram que a maioria ______________traz uma representação muito.........históricas, acabando por estigmatizar ou caricaturar segmentos sociais como mulheres ......trabalhadores
R: E - todas alternativas estão corretas

Outros materiais