Buscar

Discursivas de Psicologia construtivista (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Discursivas de Psicologia construtivista e ás paginas das respostas.
(meninas se alguém tiver alguma discursiva diferente dessas, favor repassar aqui no email. Ok)
(Ou se a resposta for em outra página favor postar também para conferirmos).
1 – Nas primeiras semanas de vida, o bebe age predominantemente dominado por impulsos e reflexos inatos. Aos poucos, por meio da experiência, ele formará os primeiros hábitos como colocar o dedo na boca e sugá-lo. Responda qual o nome dado por Piaget a essa importante construção cognitiva e explique conceitualmente o que ela significa.
Resposta pág. 84
2 – O jogo simbólico ou brincadeira de faz de conta, é uma atividade infantil extremamente rica, tanto que o conteúdo é estudado por inúmeros teóricos e segundo diferentes perspectivas. Piaget irá vinculá-lo ao desenvolvimento da inteligência e às aquisições típicas do estádio pré-operatório, responda: qual a aquisição fundamental que está por trás do jogo simbólico e qual a diferença entre esse tipo de jogo e o jogo de exercício, característico do estádio anterior?
Resposta pag. 86
3- Imagine a seguinte situação: “Maria comprou dois chocolates iguais para seus dois filhos: João de 9 anos e Antônio de 6 anos, ao entregá-los para os dois filhos, o chocolate do mais novo se quebrou em quatro pedaços, e ele começa a chorar dizendo: eu ganhei menos, o João tem mais chocolate do que eu. 
Maria e João tentam acalmar Antônio, dizendo que eles receberam chocolates iguais, que apenas o dele havia se quebrado em quatro partes, mas que era o mesmo chocolate de antes. Antonio não se conforma e continua chorando, e só para quando seu irmão mais velho troca com ele o chocolate, dando-lhe o que ainda estava inteiro”. Com base no que você estudou sobre provas operatórias de Piaget, responda: essa situação se assemelha a qual prova operatória, e porque Antônio reagiu dessa forma?
Resposta: pag. 76 e 77
4- Leia o texto, observe a figura e responda a questão.
Imagem do menino (parece que de castigo)
“O que torna alguns adultos moralmente autônomos? A questão importante para educadores e pais é saber o que é que permite que algumas crianças se tornem adultos moralmente autônomos. A resposta de Piaget a esta pergunta era a de que os adultos reforçam a heteronomia natural das crianças, quando usam recompensas e castigos, e estimulam o desenvolvimento da autonomia quando intercambiam pontos de vista com as crianças.”
De acordo com os estudos Piagetianos sobre a moralidade, responda “quais as consequências da punição na conduta moral do sujeito”. 
Resposta pag. 93 e 94
5- Leia atentamente o texto que segue e responda a questão
Escola do futuro – sem decoreba
A didática contemporânea enterrou as aulas “autômatas” nas escolas e hoje ensina os alunos a pensar e a desenvolver o senso critico.
Família e escola ... 
De acordo com Macedo, a criança, durante o Método clinico, bem como em sala de aula, pode apresentar determinadas reações ou crenças que nos indicam a forma pela qual AA0300 está interagindo com os conhecimentos e, consequentemente, construindo-o. Assim, a partir do texto anterior e das ideias Piagetianas, responda:
A “decoreba” produz que tipo de reação ou crença na criança?
Qual é essa crença e quais suas consequências no processo de desenvolvimento moral dessa criança?
Resposta pag. 74
6 – Piaget indica uma crença ou reação mais significativa à aprendizagem e que pode levar à construção de um conhecimento mais significativo. Qual é essa reação e qual a consequência desta no desenvolvimento moral da criança?
Resp. pág. 74
7 – No livro seis estudos de Psicologia, encontramos a seguinte afirmação: “da mesma maneira que a experiência reconcilia o pensamento formal com a realidade das coisas, o trabalho efetivo e constante, desde que empreendido em situação concreta e bem-definida, cura todos os devaneios” (Piaget, 2003, p. 64). Explique, com suas palavras, qual a importância da realidade concreta e do trabalho para o desenvolvimento do adolescente.
Resposta pag 59 e 60
8 – A linguagem é uma dimensão fundamental do desenvolvimento humano e foi objeto de estudo por parte de Piaget. Ele fala de um fenômeno muito conhecido em nossa vida cotidiana: os “monólogos coletivos”. Explique o que são e por que eles são típicos de determinado momento do desenvolvimento infantil.
Resp. pag. 40
9- Você está no último ano do curso de pedagogia. Encontra casualmente um antigo colega de escola e fica sabendo que ele está fazendo o mesmo curso que você, porém em outra faculdade. Conversando sobre as disciplinas do curso, vocês acabam comentando sobre a teoria de Piaget, e seu colega faz a seguinte afirmação: “A teoria de desenvolvimento cognitivo de Piaget é muito racionalista. Para ele, parece que a inteligência se resume no raciocínio logico-matematico, pois ele não dá importância às relações sociais nem à afetividade”. Responda se você concorda ou não com seu colega e justifique sua resposta.
Resposta pág. 28 e 29
10- Ao estudarmos a biografia de Jean Piaget (1986-1980), percebemos claramente seu perfil de estudioso das Ciências Naturais, em especial da Biologia, por exemplo, no tema do seu doutorado voltado para o estudo de moluscos. Esses conhecimentos se mantiveram presentes no desenvolvimento posterior da sua Epistemologia Genética. Alguns críticos desse autor consideram que ele acabou dando uma ênfase maior aos mecanismos internos da inteligência dos indivíduos, desprezando a importância do ambiente, o que faria dele um autor com caracteristicas inatistas. Responda se você concorda ou não com essa critica e justifique sua resposta.
Resp. pág. 17
11- Os jogos de regras foram e ainda são amplamente estudados por pesquisadores inspirados na teoria Piagetiana muitas dessas pesquisas enfatizam a importância do jogo na escola, tanto do ponto de vista cognitivo quanto do moral.
Apresente 2 motivos pelos quais, do ponto de vista da interação social os jogos possuem um importante papel na vida escolar.
Resposta pag. 114, 115, 116
12- Piaget fala do aparecimento da “vontade” por ocasião do desenvolvimento dos sentimentos normativos no terceiro estádio do desenvolvimento cognitivo, o operatório concreto, com isso até destaca que a vontade possui um caráter de regulação (norma) para a vida afetiva. Observe a seguinte situação: “Amanda está no quinto ano do ensino fundamental e tem prova de ciências no dia seguinte. Ela tem dificuldade nessa matéria e precisa tirar uma boa nota para não pegar exame. São 18 h, ela ainda tem muito o que estudar, e suas vizinhas ligam para ela, convidando-a para irem assistir a um filme na casa de uma delas”. Diante desse conflito entre estudar e divertir-se com as amigas, responda: como a vontade, segundo Piaget, ajudaria Amanda a se decidir?
Resp. pag. 51

Outros materiais