Buscar

Questões da prova Princípios Gerais da Economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões da prova Princípios Gerais da Economia
Atualmente, como é organizado o sistema da atividade econômica no Brasil?
Resposta Correta: B. É organizado como economia mista.
Com relação à política econômica expansionista, não podemos afirmar que:
Resposta Correta: B. é utilizada quando o governo percebe a necessidade de frear o crescimento da renda, da produção e/ou do consumo. 
Entre os elementos citados nas alternativas abaixo, quais são considerados do sistema capitalista?
Resposta Correta: E. Todas as alternativas anteriores estão corretas. 
Ao disciplinar a atividade econômica do Estado, a Constituição da República prevê que?
Resposta: B a lei estabelecerá, entre outros, o estatuto jurídico da sociedade de economia mista que explore atividade econômica de produção ou comercialização de bens, dispondo sobre sua sujeição ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigações civis, comerciais, trabalhistas e tributários.
A Constituição brasileira veda a exploração de atividade econômica diretamente pelo Estado. Por que 
A ordem econômica na Constituição é fundada, dentre outros, na livre iniciativa. 
Analisando-se as afirmações acima, à luz da ordem constitucional brasileira, conclui-se que? Resposta D a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. 
Ao disciplinar a atuação do Estado no domínio econômico, a Constituição da República estabelece que? Resposta D a União poderá contratar, com empresas estatais ou privadas, a realização das atividades de pesquisa e lavra das jazidas de petróleo e gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos, de que detém o monopólio, observadas as condições estabelecidas em lei. 
De acordo com o que dispõe de forma expressa o art. 5º do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90), para a execução da Política Nacional das Relações de Consumo, contará o poder público com os seguintes instrumentos, EXCETO: Resposta E Criação de Defensorias Públicas de Defesa do Consumidor, provendo assistência jurídica, integral e gratuita, em favor do consumidor necessitado. 
A respeito de constitucionalismo, interpretação, eficácia e hierarquia das normas constitucionais, julguem os itens que se seguem. A Constituição Federal de 1988 (CF) dispõe que é assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei. Essa norma é classificada pela doutrina como norma de eficácia contida. Resposta (CERTO) 
Com relação aos direitos e garantias individuais previstos no texto da Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens seguintes.
A desapropriação, autorizada pela CF e prevista no ordenamento jurídico, poderá ter como fundamento causas diversas. Nesse sentido, a construção de uma rodovia, a proteção das camadas menos favorecidas da sociedade e uma situação emergencial podem ser classificadas, respectivamente, como hipóteses de: utilidade pública, interesse social e necessidade pública. Resposta (CERTO) 
Segundo a Constituição Federal, as empresas e sociedades de economia mista, que explorem atividade econômica de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços, Resposta B não poderão gozar de privilégios fiscais não extensivos aos do setor privado. 
De acordo com os artigos 173 e 175 da Constituição Federal, pode-se concluir que quanto ao tipo de atividade e ao regime jurídico existem modalidades de empresas estatais, as que, com base no artigo. Resposta D De acordo com os artigos 173 e 175 da Constituição Federal, pode-se concluir que quanto ao tipo de atividade e ao regime jurídico existem modalidades de empresas estatais, as que, com base no artigo. 
A economia se divide em três grandes ramos de estudos. Um deles é a História do pensamento econômico.
Quais são os outros dois?
A resposta correta conforme a página 26 da apostila que é a Macroeconomia e microeconomia
que corresponde a alternativa D
A respeito da organização administrativa da União, julgue os itens seguintes.
Não se admite a criação de fundações públicas para a exploração de atividade econômica. 
Resposta (CERTO)
No que se refere à ordem econômica, conforme previsto na CF, e a seus princípios explícitos e implícitos, bem como às modalidades de intervenção do Estado brasileiro na ordem econômica, julgue os itens subsecutivos. 
Ao planejar a atividade econômica, o Estado deve, conforme previsão constitucional, observar o princípio da livre iniciativa, atuando apenas de forma indicativa para o setor privado. Resposta (CERTO)
Com relação à intervenção do Estado no domínio econômico, julgue os próximos itens.
A atuação do Estado como agente normativo e regulador da atividade econômica compreende, entre outras funções, a de planejamento, que é determinante tanto para o setor público quanto para o setor privado. Resposta (ERRADO)
Com relação à intervenção do Estado no domínio econômico, julgue os próximos itens. A CF prevê áreas em que a exploração direta de atividade econômica pela União é feita por meio de monopólio. Resposta (CERTO)
Com base na ordem constitucional econômica, julgue os itens subsequentes. Como forma de estímulo à atração de investimentos de capital estrangeiro, a CF veda a regulação da remessa de lucros. Resposta (ERRADO)
Com base na ordem constitucional econômica, julgue os itens subsequentes. Com exceção dos casos especificados em lei, toda pessoa dispõe de liberdade para exercer qualquer atividade econômica, independentemente de autorização concedida por órgãos públicos. Resposta (CERTO)
Com base na ordem constitucional econômica, julgue os itens subsequentes. As empresas públicas e as sociedades de economia mista, dadas as suas especificidades, beneficiam-se de determinados privilégios fiscais não atribuídos às empresas privadas. Resposta (ERRADO)

Outros materiais