Buscar

APOL 4 - Arquitetura da Segurança

Prévia do material em texto

APOL 4
Segurança no Trabalho e Arquitetura da Segurança
Questão 1/5 - Tema: Arquitetura da Segurança.
Leia o texto abaixo e depois responda: 
“Países como a Inglaterra têm estudos avançados em relação ao design contra o crime, ou design against crime (DAC) em inglês, e somaram à arquitetura conceitos de produtos com design adequados para evitar delitos. Nesse panorama, a expressão design against crime passou a abarcar o conceito de projetos de produtos. Esses produtos podem ser: mochilas, casacos, calças, cadeiras etc.”. (KARPINSKI, Marcelo Trevisan. Arquitetura contra o crime: prevenção, segurança e sustentabilidade. Curitiba: InterSaberes, 2016.)
Segundo Bondaruk (2015) a arquitetura contra o crime considera:
Assinale a alternativa abaixo que apresenta a alternativa correta:
A	Não há prevenção do crime através da arquitetura ambiental, não podendo ser definida como todas as providências a serem tomadas, visando reduzir a probabilidade de acontecimento de delitos, simplesmente através de modificações no desenho urbano, aumentando assim a sensação de segurança.
B	A prevenção do crime através do ambiente pode ser definida como todas as providências a serem tomadas, contudo ainda irá aumentar a probabilidade de acontecimentos de delitos, através de modificações no desenho urbano, diminuindo assim a sensação de segurança.
C	A prevenção do crime através da arquitetura psicossocial pode ser definida como todas as providências a serem tomadas, visando aumentar a probabilidade de acontecimentos de delitos, através de modificações no desenho urbano, diminuindo assim a sensação de segurança.
D	A prevenção do crime através da arquitetura ambiental pode ser definida como todas as providências a serem tomadas, visando reduzir a probabilidade de acontecimentos de delitos, através de modificações no desenho urbano, aumentando assim a sensação de segurança.
E	A prevenção do crime não ocorre através da arquitetura ambiental, não pode ser definida como todas as providências a serem tomadas, visando reduzir a probabilidade de acontecimentos de delitos, através de modificações no desenho urbano, diminuindo assim a sensação de segurança.
Questão 2/5 - Tema: Segurança do Trabalho
Leia o texto abaixo e depois responda:
“A estabilidade provisória caracteriza-se pela impossibilidade temporária do empregador dispensar sem justo motivo o empregado. Suas hipóteses são: dirigente sindical, gestante, membro da CIPA, empregado acidentado, membro do Conselho Curador do FGTS e do Conselho Nacional da Previdência Social e Membros da Comissão de Conciliação Prévia”. (BALBINOTI, Jonas, Raul. Direito individual e segurança do trabalho para vigilantes. Curitiba: InterSaberes, 2017).
Sobre as Hipóteses de Estabilidade Provisória e acordo com os estudos realizados e a bibliografia básica indicada para esta disciplina, leia e analise as assertivas abaixo, identificando – as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois assinale a alternativa que corresponde à sequência correta:
( ) O dirigente sindical é aquele empregado sindicalizado, que foi eleito para o cargo de direção ou representação sindical, seja efetivo ou suplente, o qual não poderá ser demitido do emprego, em nenhum momento e por nenhum motivo.
( ) O membro da CIPA também tem direito a estabilidade provisória no emprego, é proibida sua dispensa, desde o registro de usa candidatura, até dez anos após o término do mandato, podendo ser dispensado somente por falta grave, o tema será abordado quando estudarmos sobre segurança do trabalho.
( ) O art. 10, inciso II da ADCT, garante a gestante estabilidade no emprego por 2 (dois) meses. É assegurada a gestante desde a concepção a estabilidade ao emprego, caso a gestante desconheça que esteja grávida e for dispensa sem justa causa, poderá requerer sua reintegração em virtude do estado gestacional.
	
A	V, V, F.
B	F, F, F.
C	F, V, V.
D	F, V, F.
E	F, F, V.
Questão 3/5 - Tema: Segurança do Trabalho
Leia o texto abaixo e depois responda:
“O Mapa de Riscos é uma ferramenta que permite demonstrar, por representação gráfica, os riscos existentes no local de trabalho. Geralmente os mapas são fixados em áreas de fácil visualização aos trabalhadores do local ou outros que eventualmente estejam neste ambiente”. (BALBINOTI, Jonas, Raul. Direito individual e segurança do trabalho para vigilantes. Curitiba: InterSaberes, 2017).
Relacione as colunas corretamente sobre os elementos do Mapa de Riscos:
( I ) Riscos físicos
( II ) Riscos químicos
( III ) Riscos biológicos
( IV ) Risos ergonômicos
( V ) Riscos de acidentes
( ) arranjo físico inadequado, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas, eletricidade, risco de incêndio e explosão e animais peçonhentos.
( ) poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores e substâncias químicas em geral.
( ) vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas e bacilos.
( ) esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, postura inadequada, ritmo de trabalho excessivo, trabalho noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia, situações geradoras de stress.
( ) ruídos, vibrações, radiações ionizantes e não-ionizantes, frio, calor, pressão e umidade.
Assinale a alternativa abaixo que apresenta a sequência correta:
	
A	V, II, III, IV, I.
B	I, II, III, IV, V.
C	II, III, IV, I, V.
D	IV, V, II, III, I.
E	V, II, I, IV, III.
Questão 4/5 - Tema: Arquitetura da Segurança.
Leia o texto abaixo e depois responda:
A segurança de residências e condomínios segue, no tocante à arquitetura contra o crime, as mesmas noções que devem, como já comentamos, serem adaptadas para cada caso específico. (...) o conceito de por Bondaruk (2015) acerca das linhas de defesa são três perímetros de proteção que estão localizados entre o que queremos proteger e o delinquente”. (KARPINSKI, Marcelo Trevisan. Arquitetura contra o crime: prevenção, segurança e sustentabilidade. Curitiba: InterSaberes, 2016.).
Assinale a alternativa correta abaixo sobre quais são os perímetros de proteção das linhas de defesa na ordem correta:
	
A	Primeira linha de defesa: rua e calçada.
Segunda linha de defesa: cerceamento, concertinas, cercas elétricas, eclusas.
Terceira linha de defesa: portas, janelas.
B	Primeira linha de defesa: portas, janelas
Segunda linha de defesa: rua e calçada.
Terceira linha de defesa: cerceamento, concertinas, cercas elétricas, eclusas.
C	Primeira linha de defesa: cerceamento, concertinas, cercas elétricas.
Segunda linha de defesa: portas, janelas.
Terceira linha de defesa: rua e calçada.
D	Primeira linha de defesa: portas, janelas
Segunda linha de defesa: cerceamento, concertinas, cercas elétricas, eclusas.
Terceira linha de defesa: rua e calçada.
E	Primeira linha de defesa: rua e calçada.
Segunda linha de defesa: portas, janelas.
Terceira linha de defesa: cerceamento, concertinas, cercas elétricas, eclusas.
Questão 5/5 - Tema: Arquitetura da Segurança.
Leia o texto abaixo e depois responda:
“Consideremos que as pessoas que estão propensas a delinquir não querem ser observadas. Isto remete novamente a Janes Jacobs e à sua teoria dos olhos nas ruas, que faz aumentar a percepção de riscos por parte de quem comete os crimes”. (KARPINSKI, Marcelo Trevisan. Arquitetura contra o crime: prevenção, segurança e sustentabilidade. Curitiba: InterSaberes, 2016.).
A vigilância natural pode aumentar o risco para o delinquente?
De acordo com os estudos realizados e a bibliografia básica indicada para esta disciplina, leia e analise as assertivas abaixo, identificando – as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e depois assinale a alternativa que corresponde à sequência correta:
( ) Se as pessoas que estão frequentando o mesmo ambiente que ele, estiverem atentas aos acontecimentos mais corriqueiros.
( ) É possível aumentar a vigilância mediante diferentes técnicas, como a potencialização do uso dos espaços pelas atividades econômicas ou de lazer, inseridos em áreas com potencial para a ocorrência de crimes.
( ) Empregarrecursos adequados para a eliminação de barreiras visuais torna-se fator importante para melhorar o campo de observação a partir de edifícios.
( ) Contudo, materiais transparentes, grades, janelas e uma boa iluminação não potencializam a vigilância natural.
	
A	V, V, F, V.
B	V, V, V, F.
C	F, V, V, V.
D	V, V, F, F.
E	F, F, V, V.
RESPOSTAS:	1D	2B	3A	4D	5B

Outros materiais