Buscar

EXERCICIOS FILOSOFIA, ÉTICA E CIDADANIA 2017.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

FILOSOFIA, ÉTICA E CIDADANIA 
NÃO TEM FORUM ONLINE NESTA DISCIPLINA 
AULA 01 – 13/03/2017
1 - O filósofo, amigo do saber, deve dispor de um método a fim de proceder com cautela em sua análise. São vários métodos para proceder a investigações e desenvolver um pensamento cuidadoso, fundamentado, coerente e expresso numa linguagem também cuidadosa. Este procedimento caracteriza a Filosofia como um saber:
R: Rigoroso ou sistemático
2 - Os pensadores gregos foram os primeiros a separar a razão (raciocínio) da fé (crença pura). Com isso, distinguem a Filosofia da religião e da mitologia. Podem ser apontados como fatores que diferenciam a Filosofia da religião, EXCETO:
R: Explicações baseadas na fé e na crença.
3 - Considerando-se que a atitude filosófica se apresenta como uma atitude crítica, é CORRETO afirmar que:
R: Uma das condições essenciais para que a atitude filosófica possa ser entendida como uma atitude crítica é que a atitude filosófica possibilite o desenvolvimento da capacidade de julgar, discernir e decidir corretamente.
4 - Podemos assim dizer que a finalidade da filosofia é:
R: Construir uma postura crítica sobre o conhecimento
5 - A Filosofia foi marcadamente um fenômeno grego e que assinalou o surgimento de uma nova maneira de ser de agir na Grécia antiga. Nesse sentido, considerando o conceito de Filosofia, marque a opção que apresenta os elementos caracterizadores desta área do conhecimento:
R: A razão, a lógica e o debate.
6 - A Filosofia se desenvolve sob uma perspectiva segundo a qual relaciona diferentes aspectos de um fenômeno a ser investigado. Ao proceder às análises, observa os diversos nuances de um problema, por isso é considerada:
R: Interdisciplinar
7- A Filosofia como uma importante área do conhecimento, antes de tudo, é uma postura diante da vida. E, nesse horizonte, nos oferece um modo de proceder especial para suas indagações que a difere de outras áreas do conhecimento, denominado de:
R: Método
8 - Os filósofos gregos lançaram luz à humanidade através do disseminar da necessidade de se ter um pensamento crítico e reflexivo sobre os fatos e acontecimentos. Muitos de seus ensinamentos permanecem presentes até a atualidade e são representados por suas célebres frases. Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância. Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância. A verdade não está com os homens, mas entre os homens. Essas frases são de um dos filósofos mais influentes da história da Filosofia. Assinale a quem pertencem.
R: Sócrates 
AULA 02 
1 - Foi Aristóteles quem considerou Tales como o iniciador do pensamento filosófico. Este novo pensamento nasceu da insatisfação com a explicação sobre o mundo ofertada pelo mito. O que os primeiros filósofos queriam era explicar o mundo natural baseado em causas naturais, por isso foram considerados naturalistas. Assinale a opção que apresenta os conceitos deixados pelos primeiros filósofos
R: causalidade, cosmos, logos
2- Os primeiros filósofos inauguraram a Filosofia iniciando uma ruptura ou a separação entre:
R: A filosofia e o pensamento mítico
3 - Tales como o iniciador do pensamento filosófico. Esse novo pensamento nasceu da insatisfação com a explicação sobre o mundo ofertada pelo mito. O que os primeiros filósofos queriam era explicar o mundo natural baseado em causas naturais, por isso foram considerados naturalistas.Para Aristóteles,qual o filósosfo,que teria dado o início ao pensamento filosófico?Marque a resposta correta:
R: Tales
4 - Com relação às inovações técnicas, culturais e institucionais que marcaram as condições históricas que possibilitaram o nascimento da Filosofia no período da Grécia Arcaica (etapa da história da antiguidade grega que se estendeu de finais do século VIII a. C./início do século VII a. C. ao final do século VI a. C./início do século V a. C.), podemos afirmar que:
R: As navegações e as transformações técnicas surgidas nesta etapa tiveram o poder de desencantar o mundo e de forçar o desenvolvimento de explicações racionais sobre a realidade.
5 - Os autores afirmam que a filosofia ¿nasceu grega¿. Isto quer dizer que diferente de outras áreas do saber, nasceu numa região geográfica e num determinado momento histórico. Resulta de uma alteração que os autores denominaram:
R: Passagem da narrativa mítica à narrativa racional.
6 - A Filosofia nasceu por si mesma? Nasceu das contribuições orientais? Como surgiu esse modo de proceder que valoriza o pensamento racional? Por que na Grécia? Acredita-se que a Filosofia surgiu de uma mudança de olhar que os gregos desenvolveram a partir do contato com outras culturas, particularmente a cultura oriental. Esse processo foi denominado de:
R: Racionalização
7 - No que se refere às origens da Filosofia, é CORRETO afirmar que:
R: A Filosofia pode ser compreendida como um tipo de pensamento que resultou das modificações ¿qualitativas¿ introduzidas pela cultura grega na herança recebida de outras civilizações, como por exemplo, naquilo que se refere à organização social e política, instaurando a prática de tomadas de decisão com base em discussões e debates públicos, ou seja, a democracia.
8 – A transição dos mitos para a filosofia levou um certo tempo histórico. Qual elemento fundamental para esta transformação ?
R: O contato com outras culturas.
AULA 3
1 - A diferença entre os sofistas, de um lado, e Sócrates e Platão, de outro, é dada pelo fato de que os sofistas aceitam a validade das opiniões e das percepções sensoriais e trabalham com elas para produzir argumentos de persuasão, enquanto Sócrates e Platão consideram as opiniões e as percepções sensoriais, ou imagens das coisas, como fonte de erro, mentira e falsidade, formas imperfeitas do conhecimento que nunca alcançam a verdade plena da realidade (fonte: IF/MT ¿ 2015 com adaptações). Com base nessa afirmativa, assinale a opção CORRETA.
R: Os sofistas eram considerados por Sócrates e Platão, como os algozes dos prisioneiros no mito da caverna.
2 - O que afirma Platão com a mito da caverna? Resumidamente é que haveria uma realidade fundamental e que esta é composta de ideias ou formas abstratas as quais seriam mais substanciais quando comparadas com a realidade material. Por isso, para Platão, a verdade residiria no mundo ideal, ou formal, e não no mundo material. Daí que todo um esforço deveria ser encetado pelo filósofo, que é alguém que se ocupa com a verdade, no sentido de recusar o corpo e valorizar a alma; dito de outro modo, valorizar o pensamento e os processos relacionados ao intelecto e negar os sentidos. Com base no exposto acima, assinale a afirmativa CORRETA. (fonte: IF/MT ¿ 2015 com adaptações). 
R: Não confie nos sentidos quando se trata de conhecer, de alcançar a verdade.
3 - A construção do homem social (cidadão) é baseado em:
R: Senso Crítico 
4 - Onde repousa a vitalidade do pensamento filosófico?
R: Em enfrentar os problemas da vida humana.
5 - O que importa em Filosofia é a problematização do real, ou seja, a indagação, a busca, o caminho, não o seu resultado, porque este poderá não ser alcançado facilmente e apresentar possibilidades de respostas não conclusivas (cf. MARCONDES e FRANCO, 2011).A partir dessa afirmação,podemos dizer que a filosofia tem uma relação crítica,pois seu saber procura analisar os fundamentos das ideias.Isso porque,dizemos que a filosofia é:
R: Reflexiva
6 - Fundador da primeira Academia na Grécia Antiga, considerava que a educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral; deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos. Defendia que aulas de retórica, debates, educação musical, geometria, astronomia e educação militar deveriam compor o currículo dos cursos. Ademais, defendia que a educação da mulher deveria ser a mesma educação aplicada aos homens. Este filósofo é:
R: Platão
7 - Compreendendo que a Filosofia colabora com um pensamento mais aprofundado, assinale a única alternativa que não correspondea esta compreensão.
R: A natureza social do homem impede o desenvolvimento da Filosofia.
8 - A contribuição mais significativa da Filosofia é, sem dúvida, a reflexão e seu compromisso com a alteridade. Portanto, a Filosofia não é um saber distante do mundo da vida, mas uma postura crítica diante dos dilemas que precisamos enfrentar em nossa existência. Por isso podemos afirmar que a filosofia nos ajuda a organizar as ideias.Isso só é possível,porque a filosofia é:
R: Postura crítica 
AULA 4
1 - O que significa a "ética das virtudes" ou "finalista" para Aristóteles:
R: Concepções filosóficas
2 - É uma área de concentração de origem filosófica,votada para analisar os fundamentos da moral.Estamos falando da:
R: Ética
3 - Em um pequeno livro denominado ¿A filosofia explica as grandes questões da humanidade¿, editado pela Casa da Palavra (RJ) e pela Casa do Saber (SP), Clovis de Barros Filho e Júlio Pompeu iniciam o capítulo sobre este tema nos dizendo que falar sobre ética encontra-se referenciado a um conjunto de reflexões que se faz quando é preciso reconhecer a melhor maneira de viver e de conviver, o que, todavia, não significa dizer que "ser ético" implique na obtenção de um "passe livre" para a felicidade. Assim, no que tange a uma possível "definição"/caracterização do que pode ser entendido como ética, podemos afirmar que:
R: A -ÉTICA é uma área de concentração de origem filosófica que tem por fim estudar, refletir o sentido do agir humano, ela enquanto matéria filosófica busca compreender em que medida um ato é justo ou não, uma intenção é virtuosa ou não, ou mesmo em que consiste a virtude.
4 - Há diferentes olhares sobre o conceito de ética e, neste ponto, pode-se dizer que o sentido reflexivo da ética:
R: envolve as teorias ou concepções éticas.
5 - Ética vem do grego ethikós, a partir de ethos, que significa modo de ser. Esta é a parte da filosofia que estuda o bem comum. Tendo em vista os estudos de Sócrates, Platão e Aristóteles, assinale a afirmativa que pode ser considerada verdadeira:
R: Para Aristóteles, no campo da ética, o valor máximo é a moderação e agir com prudência significa ter uma ação ponderada e avaliada
6 - Para alguns autores, o conhecimento é perspectivo. A nossa visão de mundo parte sempre de certa perspectiva ou de um ponto de vista. A corrente de pensamento que apresenta essa ideia é:
R: Relativismo
7 - A ética e a moral representam respectivamente ?
R: Caráter; padrões de comportamento social
8 - Conviver é indispensável para os membros de uma sociedade. Pensar sobre ética neste contexto é igualmente inadiável. Assim, sendo a ética, um dos objetos de estudo da Filosofia, podemos dizer que são equívocos das sociedades contemporâneas quanto à inobservância da ética, exceto:
R: Preocupar-se com a cooperação e cultura.
AULA 5
1 - Com relação à temática da ética, do conhecimento, da felicidade e da virtude no pensamento aristotélico, é possível afirmar que:
R: A - Para Aristóteles, não é somente o conhecimento do que venha a ser justo ou injusto que é capaz de fazer o indivíduo mais ou menos virtuoso em termos práticos ¿ há que se interrogar qual é o fim (o objetivo) da ação humana.
2 - Ética e a política integram, portanto, as ciências práticas que estudam a conduta humana, a construção do homem virtuoso e, consequentemente, do bom cidadão. A afirmação apresenta a ideia da ética de:
R: Aristóteles
3 - No que se refere à questão do conhecimento no pensamento aristotélico e sua relação com a justiça e com a ética, é CORRETO afirmar que:
R: devendo o conhecimento, portanto, ser usado de forma prática (práxis) para levar o bem-estar a todos os cidadãos.
4 - O hábito é importante no processo de aquisição da virtude, mas precisa ser acompanhado do conhecimento, e não se trata de um conhecimento qualquer, mas um tipo que Aristóteles denominou de sabedoria prática. Nesse caso, assinale a alternativa correta que corresponda ao tipo de sabedoria apontada por Aristóteles no livro VI de sua obra Ética a Nicômaco:
R: Prudência
5 - Para Aristóteles a ética e a política:
R: São consideradas ciências práticas
6 - A excelência moral é (...) um meio-termo entre duas formas de deficiência moral, uma pressupondo excesso e outra pressupondo falta (...). Sua característica é visar às situações intermediárias nas emoções e nas ações (Aristóteles. Ética a Nicômaco). A partir do trecho acima, é INCORRETO afirmar:
R: A sabedoria prática, para Aristóteles, consiste em evitar o meio-termo em todas as nossas ações.
7 - Encontramos aspectos da ética aristotélica em todas as alternativas, exceto:
R: A ética vem do horizonte da matematicidade do mundo, gerando virtude moral que se aperfeiçoa com o hábito (EN, II, 1).
8 - Aristóteles escreve duas obras importantes para seus discípulos. A primeira é a Ética a Nicômaco que investiga os aspectos morais das ações humanas etc., ao passo que a segunda, a Política, examina as instituições políticas para os fins da associação dos homens em comunidades. Nesse caso, assinale a alternativa que, corretamente, corresponda às finalidades da ética e da política:
R: A ética visa o homem virtuoso, enquanto a política visa o bom cidadão.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes