Buscar

RESUMO - A GUERRA DO FOGO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

��Faculdades Unidas do Norte de Minas – FUNORTE
 Curso de Graduação em Engenharia Civil 
1º Período B Noturno 2012 - 2
	Disciplina: Antropologia e Sociologia
	Professora: Rosiene Gomes Pereira
	Nome: João Cássio Lôpo Lopes
	Data: 16/08/2012
RESUMO FILME
“A GUERRA DO FOGO”
O filme apresentado em sala de aula “A Guerra do Fogo” vem nos apresentar as relações intra e inter-grupais dos hominídeos, a milhares de anos, onde fica evidenciado vários hábitos primitivos.
O inicio do filme possui uma cena interessante onde, o bando em sua caverna vivendo em comunidade com suas mulheres homens, crianças, líderes, cada um com sua função determinada função. Os hábitos eram tão primitivos, que as praticas sexuais eram feitas sem critério, os homens simplesmente olhavam para as mulheres “seminuas” e partiam pra cima, puro instinto. 
No momento em que eles descobrem o fogo, se tornam dependentes, de algo tão importante que eles o defendem com a vida, tanto é que, acontece uma invasão de um outro grupo mais primitivo, onde há muitas mortes, tudo em defesa do fogo. Alguns poucos indivíduos conseguem escapar. Três deles são destacados para recuperar o fogo que perderam ao fugir da batalha, o até então líder os nomeia e eles saem em busca desse fogo.
Durante sua jornada, eles se deparam com situações onde o instinto de sobrevivência é aflorado de um forma intensa, por vários perigos de animais, outros povos primitivos com instintos violentos e estrategistas, onde terão que enfrentar com “coragem e esperteza”. Em um desses confrontos eles conhecem a mulher que foi feita prisioneira pelo grupo canibal. 
Outro momento interessante de enfrentamento foi quando estavam perto de serem atacados por outros povos, apareceram para eles muitos mamutes, então surpreendentemente um ritual se estabeleceu. Um ritual de força e “dominação” da parte do grupo que estava perseguindo o fogo: o líder do bando chegou com um punhado de capim bem perto do mamute e lhe ofereceu como um presente querendo dizer que ele não queria o mal, com isso eles fizeram com que os mamutes não os reconhecessem seu pequeno grupo como perigo, o que em contra partida o grupo canibal não compreendeu e fugiram com espanto dos mamutes aliados aos perseguidos, ressaltando assim o papel do líder.
O papel do líder sempre foi de fundamental importância em qualquer segmento da vida animal principalmente nos seres humanos, o filme ressalta isso até no ato sexual que acontecia sempre primeiro com o líder, depois os outros. 
Até mesmo quando surge o sentido primitivo de amor, a mulher vai embora e o líder resolve voltar para reencontrá-la os outros mesmo sem entender seguem o líder sem questionar.
Depois de tanto caminhar, ele chega a uma aldeia e passa por um ritual de recepção onde, além de ser bem recebido ele tem que passar por um processo reconhecimento geral onde as pessoas o tocam para reconhecê-lo, lhe dão alimento, e mulheres para que se deite com elas, mesmo sem entender, o próprio ritual o faz entender: quando elas entram, a posição que ficam. Assim ele entende que tem que cumprir todo esse ritual para ser aceito no grupo e assim procede.
É nessa tribo que ele aprende muitas coisas e uma delas, a mais importante é como se produz o fogo a partir do atrito de uma vareta com uma base, ele fica condicionado a não se esquece mais. Seus amigos são encontrados e passam pelo mesmo ritual. 
Posteriormente nota-se o surgimento coletivo do humor no pequeno grupo, onde se encontram fora daquela aldeia e começam a rir, coisa que eles não sabiam até conhecerem aquela aldeia.
Aprendem também táticas de guerrilhas e combate com novas armas, enfim, toda essa experiência os foi enriquecendo de tal forma que, ao reencontrar o seu bando mesmo perdendo o fogo novamente, ele pôde encontrar outra forma de produzir fogo de acordo com sua experiência no decorrer de sua jornada.

Outros materiais