Buscar

Resumo Capítulo 18 "Para Entender a Terra"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Capítulo 18
As paisagens: Interação da Tectônica e do Clima
Geomorfologia: refere-se à forma de uma paisagem e ao ramo das geociências relacionado a essa forma. Topografia: configuração das variadas alturas que formam a superfície do terreno. Elevação: distância vertical acima ou abaixo do nível do mar. Curvas de nível: linhas conectando pontos de mesma elevação. Quanto mais próximas, mais inclinada é a vertente. 
Relevo: diferença entre a elevação mais baixa e a mais baixa. 
Relevo de Vertente: diferença de elevação entre topos
Relevo de Canal Tributário: diminuição da elevação ao longo de tributários
Relevo de Canal Principal: diminuição da elevação ao longo do canal principal
Tabuliformes: feições em forma de planaltos de menores dimensões. 
Mesa: uma pequena elevação, plana, limitada em todos os lados por vertentes íngremes. 
Energia da corrente: o produto da declividade do leito pela vazão, balanceado pela capacidade que a rocha tem de resistir à erosão, senta esta quantificada como o produto do volume de sedimentos presentes no canal pelo tamanho dos grãos. 
Área voçorada ou ravinada: topografia formada por ravinamentos profundos, resultante da rápida erosão de folhelhos e argilas facilmente erodíveis. 
CRISTAS = ANTICLINAIS		VALES = SINCLINAIS 
Cuestas: cristas assimétricas que se formam pela inclinação e erosão de uma sequência de camadas alternadas por maior e menor resistência à erosão. 
Hogbacks: cristas com vertentes íngremes, estreitas, mais ou menos simétricas. 
ESCALAS DE TEMPO MAIORES: elevação é um equilíbrio entre soerguimento e elevação. ESCALAS DE TEMPO MENORES: elevação aumenta como resultado da erosão. 
Teoria de Davis pulso rápido de soerguimento com curta duração. Propôs um ciclo de erosão que progride a partir de montanhas altas e íngremes, passando pelas formas arredondadas da maturidade e chegando às planícies desgastadas > senil. 
Teoria de Penck: a erosão concorre com o soerguimento. Soerguimento aumenta e diminui gradualmente. Aumenta até um clímax e depois diminui. A idade da paisagem era o determinante primário da forma. 
Teoria de Hack: erosão e soerguimento atingem o equilíbrio. Soerguimento moderado, mas constante. A paisagem, no geral, permanecerá basicamente a mesma.

Outros materiais