Buscar

Resumo Capítulo 21 "Para Entender a Terra"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Capítulo 21
Explorando o Interior da Terra
Ondas refratdas através do interior da Terra: P e S curvam-se para cima através do manto. As ondas P não conseguem atingir a superfície na zona de sombra (entre 105° e 142°)por causa do modo como são refratadas quando entram e saem do núcleo. As ondas S atingem o núcleo, porém não pode ser propagar na região externa líquida dele, logo nunca emergem além de 105°. 
Uma onda que foi refletida uma vez da superfície terrestre é representada por letra dupla (PP ou SS). As ondas PcP e ScS são ondas que retornam do núcleo. Uma onda PKP é transmitida através do núcleo externo líquido. PKIKP atravessa o núcleo interno sólido. PKiKP é refletida pelo núcleo interno.
Velocidade das ondas sísmicas varia com a profundidade na Terra, dependem da densidade das rochas e de suas resistências à compreensão e ao cisalhamento.
A relação entre idade e profundidade das rochas no fundo do oceano é essencialmente uma função da temperatura.
Declinação: ângulo horizontal entre o norte magnético e o norte geográfico.
Inclinação: ângulo formado entre o vetor campo magnético e a direção horizontal.
Dipolo magnético: polo norte da Terra não coincide com o polo norte magnético convencional.
Aumento da velocidade de ondas sísmicas: meios frios e densos. 
Fonte do campo magnético: geodínamo movido pela convecção do núcleo. Movimentos convectivos rápidos do núcleo externo líquido, rico em ferro e condutor elétrico.
>> Reversão espontânea do campo magnético
Paleomagnetismo: minerais em alguns tipos de rochas podem se alinhar na direção do campo geomagnético quando se formam. Essa magnetização pode ser preservada nas rochas por milhões de anos. 
* Magnetização termorremanente: magnetização causada por aquecimento e resfriamento é lembrada pela rocha logo depois que o campo magnetizador desapareceu.
* Magnetização Remanente deposicional: resultam do alinhamento de todos esses pequenos imãs, como se fossem bússolas apontando na direção do campo prevalecente.
* Estratigrafia paleomagnética

Outros materiais