Buscar

CLAÚSULAS PÉTREAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CLAÚSULAS PÉTREAS
Claúsulas pétreas, também denominadas de matérias imunes ao poder de reforma ou núcleo intangível, são os assuntos da constituição, os quais não podem ser objetos de emenda constitucional. (Art. 60, parágrafo 4º, CF/88).
PRIMEIRA OBSERVAÇÃO A SER FEITA: Muitos discentes interpretam: NÃO SERÁ OBJETO DE DELIBERAÇÃO PROPOSTA DE EMENDA A ABOLIR, DE FORMA ERRÔNEA, POIS esse fragmento do artigo 60, parágrafo 4º, significa que NÃO PODERÁ SER OBJETO DE EMENDA CONSTITUCIONAL, OU SEJA, NÃO PODEM SER CRIADAS EMENDAS CONSTITUCIONAIS COM OS SEGUINTES ASSUNTOS: FORMA FEDERATIVA DE ESTADO, VOTO UNIVERSAL, DIREITO, SECRETO E PERIODICO, SEPARAÇÃO DE PODERES, DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUAIS.
I Forma federativa de Estado. Atenção: República não é claúsula pétrea, logo pode ser objeto de proposta de emenda constitucional tendente a abolir. República é FORMA DE GOVERNO, mas não FORMA FEDERATIVA.
II Voto universal, secreto, direto e periódico. Observação: Por já ter resolvido muitas questões das principais bancas de concursos, a exemplo da FCC, FGV, ESAF e CESPE/UNB, é comum às bancas colocarem o seguinte: Não será objeto de deliberação proposta de emenda tendente a abolir o voto obrigatório. Essa afirmativa está ERRADA. Pois o voto obrigatório não é CLAÚSULA PÉTREA, LOGO PODE SER OBJETO DE DELIBERAÇÃO PROPOSTA DE EMENDA TENDENTE A ABOLIR.
III Separação dos poderes 
IV Direitos e garantias INDIVIDUAIS.
Nós enunciados da maioria das questões de concursos e exames da OAB: É comum aparecer as claúsulas pétreas constituem núcleo imune, núcleo duro ou núcleo intangível ou vedações materiais da constituição federal. Essa afirmação está CORRETA.
É comum aparecer também: As claúsulas pétreas constituem a parte petrificada da constituição, a qual não pode ser objeto de emenda constitucional. Também está correto.
OUTRAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES A SEREM FEITAS:
A) Não será objeto de deliberação proposta de emenda constitucional tendente a abolir o sistema presidencialista. Essa afirmação está ERRADA! O sistema presidencialista, é sistema de governo, e sistema de governo não é CLAÚSULA PÉTREA, LOGO PODE SER OBJETO DE DELIBERAÇÃO DE PROPOSTA DE EMENDA TENDENTE A ABOLIR ( Já caiu do mesmo jeito em concursos públicos elaborados pela banca CESPE).
 
B) Não será objeto de deliberação proposta de emenda tendente a abolir o art. 201 da previdência social. Essa afirmação, que já caiu em provas elaboradas pela CESPE, está ERRADA!
C) A república é claúsula pétrea expressa na CF/88 ou CRFB/88, essa afirmação está ERRADA! A república não é claúsula pétrea.
D) As claúsulas pétreas estão EXAUSTIVAMENTE expressas na constituição federal, essa afirmação está ERRADA! (OBSERVAÇÃO: TODA VEZ QUE APARECER EM QUALQUER QUESTÃO INDEPENDENTEMENTE DE ESTAR VERSANDO SOBRE CLAÚSULA PÉTREA OU NÃO, TAL ASSUNTO ESTÁ EXAUSTIVAMENTE CITADO NO CPP, POR EXEMPLO, ESTÁ FALSO).
E) O Art. 60, parágrafo 4º é roll taxativo. Essa afirmação já caiu em provas e está CORRETA, pois só é CLAÚSULA PÉTREA, o que está EXPRESSO NO ARTIGO MENCIONADO, PARÁGRAFO MENCIONADO.
F) As claúsulas pétreas constituem limitações implícitas ao poder de reforma, essa afirmação já caiu em concursos públicos, e está ERRADA! (OBS: ENTENDAM LIMITAÇÕES IMPLÍCITAS, se referem a impossibilidade de alteração da titularidade do poder constituinte originário e do poder constituinte derivado). CLAÚSULAS PÉTREAS SÃO LIMITAÇÕES MATERIAIS, VEDAÇÕES MATERIAIS, MATÉRIAS IMUNES OU NÚCLEO INTANGÍVEL.
RETOMANDO O ASSUNTO IMPORTANTÍSSIMO PARA PROVAS DE CONCURSOS PÚBLICOS E EXAMES DA OAB/FGV.
Se CAIR EM UMA QUESTÃO
01. Os direitos fundamentais estão gravados ou expressos implicitamente na CF/88 ou CRFB/88 como CLAÚSULAS PÉTREAS, portanto não será objeto de proposta de emenda tendente a abolir. ESTÁ ERRADO!!! Pois os direitos fundamentais não são CLÁUSULAS PÉTREAS, portanto, poderá ser objeto de deliberação proposta de emenda tendente a abolir os direitos fundamentais.
02. Os direitos individuais estão gravados ou expressos exaustivamente na CF/88 ou CRFB/88, como CLAÚSULAS PÉTREAS, logo não será objeto de deliberação proposta de emenda tendente a abolir os direitos individuais. Essa afirmativa está ERRADA!! POIS os direitos individuais SÃO CLAÚSULAS PÉTREAS, porém não estão gravados EXAUSTIVAMENTE!!
03. O artigo 60, parágrafo 4º, da CF/88, da constituição brasileira constitui roll taxativo, o qual trata sobre o núcleo intangível ao poder de reforma. Está CERTO!!! Pois só é claúsulas pétrea, o que está no artigo e parágrafo supracitados.
04. A transformação do modelo federativo brasileiro em estado unitário, não fere o núcleo intangível da CF/88. Está errado! Pois proposta de emenda tendente a abolir a forma federativa é CLAÚSULA PÉTREA.
05. A república não é claúsula pétrea, no entanto, pode ser extinguida através de plebiscito. Está correto! 
06. As claúsulas pétreas constituem limitações materiais ao poder de reforma, em que essas limitações foram estabelecidas pelo órgão constituinte constituído, instituído. Está ERRADO!! Pois as limitações materiais são limitações do poder constituinte derivado, também denominado instituído, constituído ou de segundo grau, entretanto, essas limitações são estabelecidas pelo poder constituinte originário.
OBSERVAÇÕES:
AS CLAÚSULAS PÉTREAS SÃO LIMITAÇÕES MATERIAIS, NÚCLEO INTANGÍVEL OU MATÉRIAS IMUNES AO PODER DE REFORMA.
	PRESTEM ATENÇÃO!
1.( QUESTÃO MODELO CESPE/UNB)
 As claúsulas pétreas constituem a parte petrificada do texto constitucional de 1988, essa por sua vez faz parte das limitações materiais do poder de reforma, as quais foram criadas pelo poder constituinte reformador. E estão exaustivamente na CF/1988. Amigos (as), essa afirmação está ERRADA, pois as claúsulas pétreas não estão EXAUSTIVAMENTE na constituição, pois estar exaustivamente significar estar minuciosamente, ou seja, detalhadamente da constituição federal, e o outro erro é que as claúsulas pétreas são limitações materiais ao poder de reforma, no entanto, essas limitações não foram criadas pelo poder constituinte reformador, também chamado de derivado, instituído, constituído ou de 2º grau, elas foram criadas pelo PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, também denominado de poder constituinte genuíno, poder constituinte de 1º grau.
2) ( CESPE/UNB-2013-SEGER-ES-ANALISTA EXECUTIVO)
A proposta de emenda constitucional que pretenda abolir o direito à educação não viola a CF, pois os direitos sociais não são limites materiais ao poder constituinte derivado reformador. Essa afirmativa está CORRETA, pois o direito à educação é um direito social, art. 6º CF/88, o qual não faz parte do roll taxativo do art.60 parágrafo 4º logo não é claúsula pétrea, consequentemente pode ser criada uma PEC que extingua o direito à educação.

Outros materiais