Buscar

APOL 3 Adm, Sist e Ambiente e TGA Corrigida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL 3 Adm, Sist e Ambiente – TGA - LUCIVAL
TODAS QUESTÃO ESTÃO CORRETAS
Questão 1/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
Como consequência de um trabalho de quase uma década, Mayo e seus seguidores lançaram as bases de uma nova filosofia de administração chamada Relações Humanas, cujos pontos principais são: sistema social; relações com o grupo; supervisor de primeira linha tem papel intermediário e:
	
	A
	tipo ideal de burocracia.
	
	B
	eficácia e eficiência.
	
	C
	influência do ambiente externo.
	
	D
	trabalho em equipe.
Questão 2/5 - Administração, Sistemas e Ambiente
1º Caso: A abordagem humanística surgiu em 1929, no momento em que a Teoria Administrativa passava por uma revolução conceitual: a transferência do foco antes posto na tarefa, por meio da Administração Científica, e na estrutura organizacional (como na Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham e participam das organizações. Foi esta abordagem que fez com que a preocupação com a máquina, com o método de trabalho e com a organização formal pudessem dar espaço para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais, tanto no aspecto psicológico, quanto no sociológico. Esta transição ocorreu, principalmente, a partir da década de 1930, nos Estados Unidos, impulsionada pelas modificações no cenário social, econômico e político, em função da grande depressão econômica ocorrida em 1929. A partir daí a preocupação principal passou a ser buscar a eficiência nas organizações. A Teoria das Relações humanas impulsionou a abordagem humanística por meio do desenvolvimento das ciências sociais, principalmente da Psicologia e da Psicologia do trabalho (http://www.sobreadministracao.com/teoria-das-relacoes-humanas-humanizando-a-empresa/, acessado em 20/01/2016).Segundo a Teoria das Relações Humanas, as funções básicas da organização industrial são:
	
	A
	Econômica e de produção.
	
	B
	Financeira e produtiva.
	
	C
	De equilíbrios externo e esotérico.
	
	D
	Econômica e social.
	
	E
	Econômica, social e produtiva.
Questão 3/5 - Administração, Sistemas e Ambiente
2º Caso: A abordagem humanística surgiu em 1929, no momento em que a Teoria Administrativa passava por uma revolução conceitual: a transferência do foco antes posto na tarefa, por meio da Administração Científica, e na estrutura organizacional (como na Teoria Clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham e participam das organizações. Foi esta abordagem que fez com que a preocupação com a máquina, com o método de trabalho e com a organização formal pudessem dar espaço para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais, tanto no aspecto psicológico, quanto no sociológico. Esta transição ocorreu, principalmente, a partir da década de 1930, nos Estados Unidos, impulsionada pelas modificações no cenário social, econômico e político, em função da grande depressão econômica ocorrida em 1929. A partir daí a preocupação principal passou a ser buscar a eficiência nas organizações. A Teoria das Relações humanas impulsionou a abordagem humanística por meio do desenvolvimento das ciências sociais, principalmente da Psicologia e da Psicologia do trabalho (http://www.sobreadministracao.com/teoria-das-relacoes-humanas-humanizando-a-empresa/, acessado em 20/01/2016).Complete a frase a seguir com a alternativa correta: a colaboração humana, segundo a Teoria das Relações Humanas...
	
	A
	É ditada mais pela organização formal do que pela informal.
	
	B
	É ditada mais pela organização informal do que pela formal.
	
	C
	É ditada igualmente pela organização formal e informal.
	
	D
	Nada a ver com a organização formal ou informal da empresa.
	
	E
	Todas estão corretas
Questão 4/5 - Administração, Sistemas e Ambiente
Com base nas dimensões de Hofstede, assinale a alternativa correta:
 I. Individualismo ocorre da seguinte forma: Caso a produção não atinja as metas estipuladas, um dos setores de qualidade serão desativados. Assim, você será o responsável direto pela demissão desse setor.
II. Agora que na empresa passou a tratar os funcionário com maior gentileza, sentiu-se um bem estar coletivo em todos os setores. O departamento de RH sempre se encarrega dessa comunicação direta e atenção cuidadosa. Somos agora uma empresa com certa feminilidade.
III. Eu sei que nunca chegarei ao cargo de gerente, mas o que importa é que não tenho que me preocupar em me especializar ou terminar os estudos. Ganho bem e sustento minha família. Esse é o meu progresso e me condiciona à “distância do poder".
IV. A Masculinidade trata da forma como uma determinada sociedade lida com as desigualdades sociais. Isso explica um pouco da dificuldade de formação de equipes, uma vez que poucos são iguais e muitos mandam em muitos na hierarquia.
	
	A
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
Questão 5/5 - Introdução à Teoria Geral da Administração
José, gestor de serviços da Empresa “A”, comanda uma equipe com pessoas que têm aversão ao trabalho, precisam ser dirigidas e premiadas materialmente para se esforçarem. Antônio, por sua vez, gestor de serviços da Empresa “B”, comanda uma equipe com pessoas que aceitam responsabilidades e são compromissadas com o objetivo da organização. 
É correto afirmar que o gestor da empresa:
	
	A
	“A” e o da “B” adotam o estilo de gestão da Teoria Y;
	
	B
	“A” adota o estilo de gestão da Teoria X;
	
	C
	“A” adota o estilo de gestão da Teoria Z;
	
	D
	“A” e o da “B” adota o estilo de gestão da Teoria X;

Outros materiais