Buscar

Pensar não dói e é grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RIBEIRO, Eugênio C. Pensar não dói e é grátis: vivendo filosoficamente. Blumenau: Nova Letra, 2005.
CITAÇÕES:
“É preciso pelo menos desconfiar de que existe uma outra realidade além daquela que se observa e experimenta.” (p. 21)
“Na ofegante história da evolução humana, por um longo tempo somente alguns homens foram considerados providos de racionalidade.” (p. 39/40)
“O conhecimento é a grande ferramenta para que possamos nos relacionar com o mundo de forma satisfatória; enfim, para que possamos viver em plenitude. O conhecimento traz segurança a quem o possui.” (p. 64)
No terceiro milênio veremos cada vez mais o refinamento da matéria. Cada vez mais matéria é transformada em energia e muitas vezes em informação. O poder da mente está ascendendo e sobrepujando a força bruta. A espada cada vez mais está sendo substituída pelas palavras. Estamos começando a vislumbrar o poder das palavras, dos sons, das vibrações e de sua influência na transformação da realidade. [RIBEIRO, 2005 p. 92]
“Mas, a virtude, no ser humano, é uma força que necessita de um elemento diretor, algo que a conduza. O elemento que conduz a virtude ao bem é o conhecimento. É o conhecimento que faz com que a alma do homem seja boa e perfeita como a sua natureza determina.” (p. 130)
Na arte suprema que o ser humano realiza em sua essência, que é a arte do pensamento, ele se liga intimamente aos outros, estando condicionado pela ética e pela sua vivência política. (p. 135)
É racionalmente que o homem vai intentar uma correspondência entre a ação humana e a ordem do mundo, animando a ciência em suas aplicações, comandando a adaptação da vida social às necessidades individuais e coletivas, substituindo a arbitrariedade e a violência do Estado e do mercado, buscando, enfim, atingir a abundância, a liberdade e a felicidade. [RIBEIRO, 2005 p. 155/156]
“[...] como pode ser verdadeiro que Deus criou os homens à sua imagem e semelhança, pode também ser verdadeiro que os homens criaram o seu Deus à sua imagem e semelhança.” (p.178)
“Para o ser que quer evoluir pelo pensamento correto, faz bem um pouco de reflexão sobre a existência humana. Tanto que o existencialismo é a corrente filosófica que mais está presente diante das pessoas do senso comum, através da literatura, da música e das artes.” (p.181)
Parecer Crítico:
	A obra Pensar não dói e é grátis, é uma abordagem filosófica que nos convida a refletir a cerca do nosso pensamento, é um chamado a compreensão daquilo que está a nossa volta de uma maneira distinta da que praticamos um olhar filosófico que vai além dos muros que criamos em nossas mentes, é uma capacitação para desenvolvimento do pensamento humano tendo em vista que este requer cuidados e métodos na sua construção.
	Acredita-se que o pensamento é uma força de expressão proveniente dos dons da criação. De maneira que o pensar é estruturado a partir do momento que nos tornamos conscientes da nossa existência. No momento em que tomamos consciência da realidade que nos cerca, que adotamos uma cultura, passamos a desenvolver nossos pensamentos em meio a esta realidade.
	Quem somos hoje ou a realidade na qual vivemos é reflexo dos nossos pensamentos, pensamento daquilo que consideramos possível ou não, do que é bom ou ruim. Esses pensamentos que desenvolvemos sofrem influências, sejam estas espirituais, crenças e valores, além disso, a cultura de um povo certamente influencia o desenvolvimento do pensamento, assim como o pensamento de grandes filósofos, cientistas, enfim estudiosos da antiguidade exerceram e exercem influencia até os dias atuais. Assim, o pensamento torna-se um veículo influente que é transmitido de geração em geração, dando continuidade a estudos e pesquisas, tomando causas da sociedade.
	Salienta-se que a filosofia é a arte de pensar, neste sentido os problemas que esta busca resolver não parte de um estudo empírico, histórico ou matemático, a filosofia nos convida a pensar, é esta a maneira que a filosofia utiliza para resolver os problemas que acometem a humanidade. Requer um pensamento crítico que permita a avaliação de ideias e argumentos existentes, é preciso uma entrega, apresentar argumentos.
	Nota-se que a maioria dos nossos pensamentos e ações são caracterizados como hábitos diários, nos prendemos a uma zona de conforto, todavia é essencial que saibamos que existe uma outra realidade além daquela que nos rodeia, assim como Platão revela no Mito da Caverna, existe uma outra realidade além daquela que nos acostumamos a ver, o futuro é determinado em meio aos nossos pensamentos.
	Alcançar a plenitude da vida é um fenômeno que exige do indivíduo um certo grau conhecimento, todavia o conhecimento só adquirido a partir do momento no qual pensamos e conseguimos convertê-lo em informações que nos traz segurança para nossas ações cotidianas. O conhecimento é o elemento diretor da virtude humana, em essência, é o conhecimento que torna a alma humana boa. Contudo, salienta-se que o pensamento humano sofre influências além da cultura, mas também das circunstâncias e do tempo em que vive, o ser humano é um ser social acondicionado pela ética, bem como por sua vivência política de maneira que se liga aos demais membros da sociedade.
	Salienta-se que política não é somente aquilo que nos vem ao pensamento sob a perspectiva do senso comum, que logo dá vasão para a politicagem, contudo, a filosofia, o pensar filosófico nos ensina que política é tudo aquilo que se faz em prol de uma cidade, estado, nação, não necessariamente estando ligado a ações vinculadas a partidos políticos, participar da vida ativa de uma sociedade é ser uma pessoa política, é pensar num bem coletivo.
	Nos últimos tempos tem notado entre os homens uma certa perturbação moral, valores morais e éticos tem ficado de lado, os homens são tomados por sentimentos que desconsideram os juízos de valores, as normas éticas são abandonas, há uma contaminação do pensamento que acaba num caos social. para muitos a sociedade foi tomada por uma doença o niilismo, caracterizada pela depreciação dos valores e abertura de novos pensamentos. Os princípios éticos colocados como uma questão de preferência pelo homem moderno requer também princípios clássicos os quais se renovam em meio as circunstâncias e o contexto temporal no qual vivemos.
	Salienta-se que homem para evoluir pelo pensamento correto, se faz necessário que este reflita a cerca da sua existência, sob uma perspectiva filosófica. É sabido que o homem é aquilo que sabe, ao passo que quem nada pensa nada sabe, o pensamento é o responsável por nossas ações de maneira que quando praticamos algo errado consequentemente este se deve a um pensamento anteriormente errado. 
	Neste sentido, é importante ressaltar que a obra supracitada cumpre o seu papel de educar o pensamento, ao passo que revela ações e efeitos do pensar, bem como revela o pensamento de importantes filósofos e estudiosos que em muito contribuíram para a formação da sociedade atual e continuam a exercer influencia até os dias de hoje, é um estímulo a reflexão do nosso comportamento, da nossa vida, do seu eu interior.
	A obra é uma referência filosófica muito útil a sociedade, ao passo que contribui para a formação de um sujeito crítico dotado de valores éticos e morais, ao mesmo tempo contribui para a vida acadêmica e profissional, ao passo que somos todos passíveis de informação e conhecimento para lhe darmos como nosso semelhante no nosso dia a dia. É um referencial teórico para disciplinas como filosofia, e em suma é fundamental para os diversos campos do saber.

Outros materiais