Buscar

Chef Alain Uzan - Biografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CTDR – BACHARELADO EM GASTRONOMIA
COZINHA CLÁSSICA II
PROFª CRISTIANE LIBÓRIO
RAFAEL MACHADO ALVES
Alain Uzan nasceu em Paris em 7 de agosto de 1959. Filho de donos de restaurantes, desde criança ajudava os pais no restaurante da família. Alain é Chef de Cozinha, palestrante, professor universitário, escritor e consultor associado pela WACS (World Association os Chefs Societies). Trocou a França pelo Brasil há 17 anos, quando cansado da mesmice resolveu se aventurar em terras estrangeiras. Atualmente é chef executivo do Restaurante Vinea na cidade de São Paulo.
Alain Uzan começou sua carreira na pizzaria dos pais, o PizzaBella, ainda na infância. Trabalhou em Vendeè, cidade calma e pacata durante o ano mas cuja população se multiplicava por 10 durante o verão. Abriu juntamente com a família outros 3 restaurantes, época em que descobriu sua vocação para ensinar, formando mais de 40 pessoas, do salão a cozinha.
Ainda na França, partindo do desejo de recomeçar, abriu um novo restaurante, mas brasserie especializada em frutos do mar, chamado La Rivieira. Algum tempo mais tarde descobriu a paixão pela Boulangerie, se especializando em todos os tipos de pães possíveis que poderiam ser vendidos em sua loja. 
Três anos depois Alain já não via mais perspectiva para si na França. Já havia conquistado uma vida confortável mas queria mais. Em 1999, a convite de um amigo, passou um mês no Brasil e se apaixonou pelo lugar. Voltou a França apenas o tempo necessário para vender tudo que possuía e, em novembro do mesmo ano abria seu primeiro restaurante no Brasil, o Le Bistrot d’Alain, na rua Haddock Lobo, no coração de São Paulo. Em 2002 abriu seu segundo restaurante, o L’Assiete, também em São Paulo.
De lá pra cá Alain fez diversas consultorias, em inúmeros restaurantes espalhado pelo país. Em 2009 torna-se professor de gastronomia francesa no curso de Cozinheiro Profissional Internacional do Senac.
Sua associação mais importante foi com o restaurante e bistrot paulista Ville Du Vin, com unidades em Barueri, Santo André e no bairro de Moema na capital, função que ocupou de 2006 a 2013. Em 2013 abriu o restaurante AVEK, com a função de chef e gerente, ocupando essa posição até o ano de 2015. Hoje faz parte do restaurante Vinea, também em São Paulo.
A cozinha de Alain é clássica francesa porem o próprio se orgulha de utilizar sempre ingredientes brasileiros na preparação de seus pratos.
Em 2016 recebeu o título de Maître Cuisinier de France, da Association des Maîtres Cuisiniers de France, criado em 1951 e que reúne os melhores chefes de cozinha do mundo.
Referências
Blog Pessoal de Alain Uzan – disponível em http://alainuzan.blogspot.com.br/ Acesso em 12/03/2017.
Curriculo Vitae Online – disponível em https://www.linkedin.com/in/alain-uzan-36b55b31/ Acesso em 12/03/2017

Outros materiais