Buscar

apol 2 sistema de informação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
A complexidade das decisões gerenciais cresce na medida em que ascendemos nos níveis funcionais da organização, porque os seus resultados se tornam menos previsíveis. De acordo com o grau de incerteza das informações e da previsibilidade das decisões, elas são classificadas em três tipos: estruturada, não estruturada e semiestruturada.  Com base nessa afirmação e em nossos estudos, apresentamos a situação de um departamento financeiro que precisa tomar decisões quanto ao controle de caixa, pois deve estar atento às variações cambiais (relacionadas com o dólar, por exemplo) e à inflação, e também com o destino das sobras de caixa, priorizando qual o melhor investimento a ser feito para manter o rendimento do capital. Em caso de déficit de caixa, deve priorizar o saque das reservas ou escalonar os pagamentos, atento aos prazos de vencimento dos compromissos de pagamento. Este tipo de decisão, de acordo com o texto, ocorre tipicamente:
Nota: 20.0
	
	A
	Em nível operacional, sendo o tipo de decisão não estruturada;
Você acertou!
Conforme O’Brien (2002), Uma decisão não estruturada se adapta bem ao nível estratégico como planejamento de novos negócios. Mas mesmo decisões não-estruturadas podem ser tomadas em níveis mais operacionais, tal como a administração de caixa: dependendo de como o mercado financeiro se comporta, pode ser mais rentável investir a sobra de caixa em um fundo em preferência a outro, dependendo de informações que mudam a todo momento.
	
	B
	Em nível estratégico, sendo o tipo de decisão estruturada;
	
	C
	Em nível operacional, sendo o tipo de decisão estruturada;
	
	D
	Em nível gerencial, sendo  o tipo de decisão semiestruturada;
	
	E
	Em nível estratégico, sendo o tipo de decisão não estruturada;
Questão 2/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Peter Drucker (Drucker, 1972) resume as atividades de um gestor em cinco categorias: 
1. Estabelecer objetivos. 
2. Organizar atividades.  
3. Motivar e comunicar. 
4. Medir. 
5. Desenvolver as pessoas e em cada atividade gerencial, o principal papel do gestor é tomar decisões, que afetarão, em menor ou maior grau, o desempenho da organização. 
Podemos identificar claramente pelo menos duas das categorias das atividades de um gestor no enunciado a seguir: Carlos é um supervisor de produção no setor de acabamento de uma fábrica de confecções. No início de cada jornada de trabalho, ele verifica os pedidos a serem entregues para o setor de embalagem e aloca as tarefas para os colaboradores do setor. Carlos adota o procedimento de dividir as tarefas mais complexas para as costureiras de maior experiência, porém as menos experientes são colocadas ao lado das colaboradoras seniores pelo menos uma hora por dia para aprenderem mais.
Com base nesse enunciado e em nossos estudos, identifique neste cenário, duas categorias das atividades de um gestor:
Nota: 20.0
	
	A
	Motivar e comunicar e medir; Não está explícito o aspecto da motivação, bem como o da mensuração no texto.
	
	B
	Organizar atividades e desenvolver as pessoas.
Você acertou!
A atividade gerencial pressupõe o planejamento e a coordenação sobre as pessoas e sobre os processos organizacionais. A proposição correta é a organização das atividades e desenvolvimento das pessoas. Não está explícito o aspecto da motivação, bem como o da mensuração no texto. Também não está explícito o aspecto de estabelecer objetivos, bem como o de mensuração no texto. E não está explícito o aspecto de medição ou mensuração no texto.
	
	C
	Estabelecer objetivos e medir; Não está explícito o aspecto de estabelecer objetivos, bem como o de mensuração no texto.
	
	D
	Organizar atividades e medir; Não está explícito o aspecto de medição ou mensuração no texto.
	
	E
	Organizar atividades e estabelecer objetivos.
Questão 3/5 - Comunicação Organizacional
Leia o fragmento de texto a seguir:
Para uma boa Comunicação Institucional, as organizações têm apostado nas tendências da Comunicação Integrada de Marketing, que propõe a visão de toda a empresa a partir do mesmo prisma, que faz com que tudo e todos na organização “falem a mesma língua”, especialmente no tocante à comunicação interna e externa.
De acordo com o enunciado, também é correto afimar que...
Nota: 20.0
	
	A
	Comunicação Integrada é o conjunto das ações de comunicação de uma organização utilizadas para integrar as equipes de trabalho.
	
	B
	Comunicação Integrada é um esforço de Marketing para que o público consumidor aceite mais facilmente a ideia de comprar ou adquirir um produto ou serviço de uma organização.
	
	C
	Comunicação Integrada é o esforço conjunto de diversas áreas direta ou indiretamente ligadas à comunicação de uma organização para que todas as mensagens transmitidas por ela sejam coesas e não conflitantes.
Você acertou!
Comunicação Integrada é aquela que, de fato, integra toda a comunicação de uma empresa para que não sejam transmitidas mensagens truncadas para o público interno ou externo da organização.
	
	D
	Comunicação Integrada é uma tendência no Marketing que busca maior interatividade com o consumidor.
	
	E
	Comunicação Integrada se utiliza da transparência para informar o público interno ou externo, independente da veracidade ou não das informações.
 
Questão 4/5 - Comunicação Organizacional
Leia o fragmento de texto a seguir:
A comunicação interna é responsável por fazer com que a organização seja transparente, com que todos os trabalhadores estejam bem informados sobre suas funções, seus papeis e os acontecimentos que envolvem a organização. É a gestão de pessoas que ajuda a instituição a reconhecer, valorizar e investir em seus talentos, a vê-los, não apenas como engrenagens do funcionamento da organização, mas como seres humanos, com sonhos, desejos, vida pessoal também fora da empresa.
Considerando o texto dado, existem algumas atribuições específicas de quem cuida da Comunicação Interna de uma organização. Analise as afirmativas a seguir que contemplem tais atribuições:
I. Utilizar os meios de comunicação disponíveis para chegar aos funcionários: murais, e-mails, intranet, panfletos, memorandos, jornais internos e outros.
II. Saber o que e como se comunicar com o público interno. Não temer a divulgação de informações importantes.
III. Adequar as informações aos objetivos estratégicos da empresa, bem como às linguagens adequadas a cada público interno.
IV. Elaborar o plano de assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia.
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	I, II e III apenas.
Você acertou!
As afirmativas I, II e III são verdadeiras, pois além da utilização dos meios de comunicação internos, a maneira de comunicar-se, também é necessário adequar-se às informações estratégicas da empresa. A afirmativa IV é falsa, pois o relacionamento com a Imprensa não faz parte da Comunicação Interna, mas, sim, da Comunicação Externa.
	
	D
	II, III e IV apenas.
	
	E
	I, III e IV apenas.
Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir:
Etimologicamente, o prefixo “endo” vem do grego “endus”, que significa “para dentro”. Portanto, Endomarketing é o Marketing interno, voltado a atender necessidades e desejos do consumidor interno de uma organização. O conceito passou a ser mais amplamente difundido a partir de 1995, quando o termo foi “batizado” por Bekin (1995). Mas, antes mesmo disso, Philip Kotler já tratava da importância do Marketing Interno. Normalmente, nas empresas, o Endomarketing passa a ser adotado pelo Departamento de Recursos Humanos, por tratar diretamente das pessoas da organização.
Com base no enunciado descrito, qual das opções a seguir apresentam a única alternativa correta sobre Endomarketing?
Nota: 20.0
	
	A
	Endomarketing é toda estratégia ou tática que a empresa utiliza para maquiar balanços e parecer saudável aos olhos dos empregados.
	
	B
	Endomarketingé fazer com que os empregados adotem táticas de Marketing Pessoal, como, por exemplo, busquem maior visibilidade do que o colega no trabalho.
	
	C
	Endomarketing é adotar ações de marketing junto aos colaboradores da empresa, de forma a tê-los mais motivados, comprometidos e sintam-se, de fato, pertencentes à organização.
Você acertou!
Endomarketing sugere a adoção de ações em conjunto, pois consiste exatamente em adotar ações do Marketing tradicional, porém focando o cliente interno, ou seja, o colaborador da organização.
	
	D
	Endomarketing nada tem a ver com Marketing interno, mas é toda forma de comunicação destinada aos funcionários.
	
	E
	O Endomarketing é apenas uma ferramenta interna de comunicação, sem relação com os resultados da empresa.

Outros materiais