Buscar

TÉCNICO MEDICINA VETERINÁRIA - DOENÇAS CAUSADAS POR INSETOS E OUTROS FINS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pústulas ou também chamado de Penfigóide Bolhoso
As pústulas são pequenas "bolhinhas" com pus (aquele líquido cremoso, de cor amarelada) no interior, que podem aparecer na pele. São frágeis e podem romper com o atrito ou pressão, liberando esse material purulento e, por vezes, sangue. É comum a pele ao redor e abaixo da pústula estar vermelha, em decorrência da inflamação. O sintoma mais comumente associado é dor, a depender da causa. A coceira é sintoma menos frequente, mas também pode existir.
nício é frequentemente súbita e grave, e distribuição destes sintomas é generalizada em toda a cabeça, pescoço, abdômen, virilha, pé, e membrana mucosa (os tecidos úmidos que revestem o nariz ea boca). Os cães que são gravemente afectados também podem apresentar falta de apetite (anorexia) e depressão. 
Algumas raças, tais como collies, Shetland Sheepdogs, e Doberman pinschers são acreditados para estar em maior risco.
 
 
PIODERMITES
Piodermite, também chamada foliculite bacteriana, é uma dermatite causada por bactérias do gênero Staphylococcus, sendo que dentre este grupo, a bactéria mais frequentemente associada aos quadros de piodermite é a Staphylococcus pseudointermedius, bactérias que causam piodermite são chamadas comensais, ou seja, bactérias que normalmente estão presentes em pequena quantidade, colonizando a superfície da pele de cães saudáveis, desta forma,os animais não pegam esta infecção de outros animais ou de um determinado local/ambiente, visto que são as próprias bactérias da pele que, em certas condições favoráveis, adquirem a capacidade de multiplicar e penetrar nos folículos pilosos ocasionando a foliculite. 
,
Pápulas Eritematosas - 
A infecção estafilocócica se apresenta como pápulas eritematosas que podem evoluir para pústulas e pequenas crostas ou áreas circulares de alopécia com uma borda descamativa (colarinhos epidérmicos).
Estas lesões aparecem nos locais do prurido e nas áreas de alcance: focinho (espelho nasal, área periocular), orelhas, zona dorsal dos dígitos e faces palmares/plantares, face palmar dos carpos e plantar dos tarsos, zonas flexoras dos membros, axilas, abdômen, virilhas e face medial dos membros posteriores. 
Dermartite alérgica a picada de ectoparasitas DAPE 
DAPE é uma dermatite pruriginosa muito comum em cães e menos comum em gatos. É causada pela hipersensibilidade aos antígenos contidos na saliva das pulgas ou no aparelho bucal do carrapato. É responsável por desencadear uma intensa coceira nos animais. Os sinais clínicos mais observados incluem áreas de alopecia pelo corpo, eritema, vesículas com pus, crostas e um intenso prurido.
A ocorrência da doença não está relacionada com a quantidade de ectoparasitas presentes na pele e pelo do animal, mas sim na presença destes. Uma única picada é o suficiente para desencadear a reação alérgica no animal. A melhor maneira de se prevenir a ocorrência dessa alergia é através do controle contínuo contra pulgas e carrapatos por meio de produtos veterinários próprios para espécie em questão, e também por meio do tratamento do ambiente onde o animal reside, pois a maior parte da vida desses ectoparasitas é no ambiente, sendo que só vão ao animal para se alimentar, sendo assim o controle do ambiente é imprescindível para um adequado controle da população de pulgas e carrapatos, evitando desta maneira que o animal desencadeie um quadro de alergia a picada de pulgas e carrapato.
 
REAÇÃO ALÉRGICA Á PICADAS DE INSENTOS
 
Esse filhote está com uma reação de angioedema e urticaria na face decorrente da picada de uma abelha. É muito comum em filhotes que vão cheirar ou brincar com o inseto. Além da dor local depois de alguns minutos, os animais desenvolvem inchaço da face e placas urticariformes que causam desconforto e coceira. 
A picada de inseto é a causa mais comum de reações anafiláticas/anafilactóides, seguido de aplicações de vacinas e alguns medicamentos. 
Reações de hipersensibilidade (anafiláticas e anafilactoides) podem ocorrer em cães e gatos após a inoculação de qualquer material estranho ao organismo, como veneno de uma picada de inseto, aplicação de vacinas, inoculação de medicamentos e até produtos químicos presentes em alimentos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais