Buscar

COMO SURGIU O PETRÓLEO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PETRÓLEO
	O petróleo e uma mistura complexa de compostos orgânicos, sendo os hidrocarbonetos os principais. Ou seja, substâncias formadas somente por átomos de carbono e hidrogênio e que podem ser subdivididas em cinco grupos principais: alcanos, alcenos, alcinos, cicloalcanos e aromáticos.
	Na composição do petróleo, também são encontrados compostos orgânicos que possuem átomos de nitrogênio, oxigênio e enxofre, além de conter também alguns metais.
Por o petróleo conter nitrogênio e enxofre, poluem a atmosfera no momento da queima dos combustíveis derivados dele, pois estes são responsáveis pela liberação de gases tóxicos.
COMO SURGIU O PETRÓLEO
Existem muitas teorias sobre a origem do petróleo, mas a que prevaleceu é que ele surgiu há milhões de anos através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares, sofrendo transformações químicas durante os anos.
	O petróleo é uma substância inflamável que possui o estado físico oleoso e com densidade menor do que a água. A coloração varia, desde o castanho-claro até o preto e a composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).
	O primeiro poço de petróleo foi descoberto na Pensilvânia, Estados Unidos em 1859. Foi encontrado em uma profundidade de 21 metros, ao contrário de hoje em dia que as escavações ultrapassam de 6.000 metros.
O petróleo é sinônimo de riqueza e poder para um país, se tornando mais valorizado depois da criação da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) que surgiu com o intuito de controlar preços e volumes de produção e pressionar o mercado. Por ser a principal fonte de energia global, o petróleo já foi motivo de guerras, como a Primeira Guerra do Golfo, a Guerra Irã-Iraque, a luta pela independência da Chechênia e a invasão estadunidense no Iraque.
PAÍSES PRODUTORES DE PETRÓLEO
Os países que possuem maior número de poços de petróleo estão localizados no Oriente Médio, onde são os maiores exportadores do mundo. Os Estados Unidos, Rússia, Irã, Arábia Saudita, Venezuela, Kuwait, Líbia, Iraque, Nigéria e Canadá, Cazaquistão, China e Emirados Árabes Unidos são considerados os maiores produtores mundiais.
PETRÓLEO NO BRASIL
	A primeira sondagem no Brasil foi feita em São Paulo entre 1892 e 1896, por Eugênio Ferreira de Camargo. Quando ele realizou a primeira perfuração, com profundidade de 488 metros, o poço jorrou água sulfurosa (substâncias à base de enxofre, utilizada no tratamento de pele). A Petrobras foi criada em 1954 com o propósito de monopolizar a exploração do petróleo no Brasil, e então, muitos poços foram perfurados. A Petrobras está entre as maiores empresas petrolíferas do mundo.
USO E DERIVADOS
GASOLINA: Líquido inflamável e volátil, é uma mistura de hidrocarbonetos de c5 a c9. A gasolina é obtida por destilação e processos na refinaria. Com a intenção de baixar o custo ou aumentar a octanagem da gasolina, produtos não derivados do petróleo (como o metanol e o etanol) são adicionados.
GLP (gás liquefeito de petróleo (gás de cozinha)): Mistura composta por butano e propano, armazenado em botijões.
QUEROSENE: É uma fração intermediária entre a gasolina e o óleo diesel. Esse derivado é obtido pela destilação fracionada do petróleo cru. O querosene é utilizado como combustível de turbinas de avião a jato, solvente... Tem como característica a produção de queima isenta de odor e fumaça.
ÓLEO DIESEL: Combustível empregado em motores a diesel. É viscoso, considerando que através desta propriedade é garantida a lubrificação.
PARAFINAS: É um produto comercial de aplicação ampla. Utilizado como impermeabilizante de papel, explosivo, revestimento de pneus e é misturado ao chocolate com a finalidade de dar consistência.
ASFALTO: É obtido do resíduo das destilações do petróleo. É utilizado na pavimentação e a sua forma oxidada é utilizada como revestimento impermeabilizante.
Outros derivados do petróleo são: nafta petroquímica, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes e combustível de aviação.
TIPOS DE PETRÓLEO:
PETRÓLEO BRENT: Petróleo produzido na região do Mar do Norte, originário dos sistemas de exploração petrolífera de Brent e Ninian. É o petróleo na sua forma bruta (cru), sem passar pelo sistema de refino.
PETRÓLEO LIGHT: Petróleo leve, sem impurezas e que já passou pelo sistema de refino.
PETRÓLEO NAFTÊNICO: Petróleo com grande quantidade de hidrocarbonetos naftênicos.
PETRÓLEO PARAFÍNICO: Petróleo com grande concentração de hidrocarbonetos parafínicos.
PETRÓLEO AROMÁTICO: Petróleo com grande concentração de hidrocarbonetos aromáticos.
PETRÓLEO CICLOPARAFÍNICOS: Petróleo rico em hidrocarbonetos da série dos ciclo-alcanos.
RISCOS AMBIENTAIS
	O petróleo tem um risco muito alto de contaminação, por conta disso, provoca graves danos ao meio ambiente quando entra em contato com o oceano, mares ou com o solo. Já aconteceram diversos acidentes ambientais envolvendo o vazamento de petróleo em plataformas ou navios cargueiros. Quando o vazamento acontece no oceano, as consequências ambientais são radicais e drásticas, pois afeta os ecossistemas litorâneos, onde acaba por provocar a morte de peixes e animais marítimos. As medidas de limpeza às vezes não conseguem reduzir esse problema.

Outros materiais