Buscar

TCC projeto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNCIONAL UNINTER
IDENTIFICAÇÃO
LILIANE HENZ�
RU: 485510
1.0 TEMA
RELAÇÃO ESCOLA COMUNIDADE
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA�
Pesquisa profissional nas relações entre a escola e a comunidade escolar: diversidade cultural e formas de participação da comunidade na escola como conselho, associações e programas.
PROBLEMATIZAÇÃO
Como a escola se relaciona com a comunidade?�
3.0 JUSTIFICATIVA
	O tema pesquisado ajudou na minha graduação, aprendendo um pouco da família como matriz educativa, o papel do educador para uma criança e quão importante é a relação da escola e família para o crescimento do aluno. A pesquisa visa colaborar para que outros professores possam visar a importância que se tem na relação escola e comunidade.
4.0 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL�
	 Analisar a relação da escola com a comunidade, compreendendo a complexidade da realidade social, econômica e ambiental das comunidades nas quais as escolas estão inseridas.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS�
Compreender a constituição das propostas de educação e a formação da instituição escolar;
Refletir sobre como as relações entre os agentes educativos de dentro e fora dos espaços escolares promover as varias interfaces que definem rumos para a organização das reuniões e aprendizagens;
Perceber a importância da investigação na escola para dinamizar as relações da escola com a comunidade;
Compreender a escola como parte de um contexto social mais amplo.
5.0 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA�
A relação entre a escola e a comunidade sofre mudanças ao longo da história, pois os diferentes aspectos da vida em sociedade são intervenientes decorrentes das relações estabelecidas nesses contextos entre os componentes sociais,econômicos,científicos,tecnológicos,políticos e culturais de cada momento histórico.Para compreender a relação entre escola e família é necessário examinar a tendência de ensino de cada período histórico que,por sua vez é resultante das relações sociais estabelecidas em cada contexto.
A família e a escola eram prioritariamente repressoras, eram elas que definiam as regras e cabiam aos filhos acatá-las, para tomar decisões sobre a vida escolar, a escola não consultava os pais, pois a maioria eram analfabetos, mesmo com a criação da escola pública entendia que era de responsabilidade dos professores estipular o que era mais correto ensinar,e competia aos alunos cumprir o que era �estabelecido.
A escola passou a entender a tarefa do lar, a formação do caráter,o respeito a disciplina necessária para a harmonia e a estabilidade social,a família por seu lado,completaria o trabalho da escola auxiliando seus filhos no aprendizado das lições,organizar a associações de mães para ajudar a educar seus filhos e aprender normas de higiene e de organização das rotinas domesticas.
Essa formação viabiliza-se na prática da gestão escolar democrática pelo exercício da autonomia, da participação do compromisso individual e coletivo, pelo clima e pela estrutura organizada.O Processo de participação pressupõe troca que gera compromisso,o clima e a estrutura organizacional democrática são condições básicas para a promoção da participação da comunidade na escola.
Um clima democrático exige, ambiente acolhedor em que todos se sintam bem,definição de finalidades e objetivos expressos em metas,ações e atividades,distribuição de responsabilidades,exercício da alteridade sem anulações e privilégios busca de alternativas para os conflitos pela negociação,fluidez e transparência nas comunicações respeito profissional.
6.0 METODOLOGIA�
	A metodologia utilizada no desenvolvimento desse trabalho foi bibliográfica, através de autores que muito estudaram o desenrolar da história da escola com a comunidade. Esta pesquisa trouxe novos conhecimentos, experiências e crescimento profissional.
REFERENCIAS�
Livro base de: Pesquisa e Pratica Profissional Relação Escola e Comunidade 
Livro base de: As Perspectivas Construtivas e Histórico-culturais na Educação Escolar
Livro base de: O Estagio no Curso de Pedagogia �
�LETRA EM CAIXA ALTA.
�SEM NEGRITAR.
�SEM NEGRITAR
�SEM NEGRITAR.
�SEM NEGRITAR.
�A Fundamentação Teórica é um texto em que o pesquisador deve articular ideias e contribuições de outros autores com reflexões e discussões de sua própria autoria, com finalidade de constituir a base teórica de sua pesquisa
Citar no mínimo três autores para cada item a ser apresentado.
�Evitar repetição de palavras, substituindo o vocábulo repetido por sinônimos.
�A descrição dos procedimentos que serão utilizados também deve estar embasada na leitura dos autores que trabalham com a metodologia científica (através de citações). 
�CENTRALIZAR.
�REVER NORMAS PARA REFERÊNCIAS.

Outros materiais