Buscar

apol de ciencias biologicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza
Questão 1/5 - Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza 
Considere o excerto de texto a seguir:
“As principais atividades das ciências naturais consistem em descobrir como as coisas são e em justificar a razão de serem assim. As pesquisas que utilizam suas abordagens necessitam ser fiéis aos fatos observados além de ter certa habilidade para predizer futuras observações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: PROENÇA, A. et al. (Org.). Gestão da inovação e competitividade no Brasil: Da teoria para a prática. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Conforme estudado nesta disciplina, as ciências naturais devem capacitar o aluno para que este venha a utilizar os conceitos científicos em sua vida cotidiana, de modo que ele possa aplicá-los em diversas situações. A esse respeito, analise as afirmativas e coloque V para verdadeiro, e F para falso.
I. ( ) Os conceitos científicos ensinados devem fazer com que o aluno tenha a capacidade de compreender, por exemplo, o crescimento do senso comum e o declínio dos conceitos científicos.
II. ( ) Os conceitos científicos ensinados devem fazer com que o aluno tenha a capacidade de compreender, por exemplo, a necessidade de se fazer a reciclagem e o reaproveitamento de materiais.
III. ( ) Os conceitos científicos ensinados devem fazer com que o aluno tenha a capacidade de compreender, por exemplo, os mecanismos que prescrevem a codificação genética.
IV. ( ) Os conceitos científicos ensinados devem fazer com que o aluno tenha a capacidade de compreender, por exemplo, os mecanismos que levam à formação de radicais livres.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	V – V – F – F
	
	C
	F – V – V – V
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	F – V – F – V
Questão 2/5 - Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza 
Leia a seguinte citação: 
 “O termo ciência pode designar dois tipos de fenômenos. Primeiramente, a representação que se faz do mundo, para qualquer tipo de civilização ou qualquer grupo humano. Em seu segundo sentido, visa mais precisamente ao que chamamos de ciências modernas, ou seja, essa representação do mundo adotada pela civilização ocidental, em especial, a partir do século XIV”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: FOUREZ, Gerard. A construção das ciências: Introdução à filosofia e à ética das ciências. Tradução de Luis Paulo Rouanet. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995. p. 155. 
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza sobre a prática de ensino das ciências naturais, é correto afirmar que, ao contrário do que é praticado nas ciências tradicionais, nas ciências modernas...
	
	A
	o aluno é o sujeito passivo do processo.
	
	B
	o professor é o centro do ensino-aprendizagem.
	
	C
	o aluno é evidenciado como o centro do processo.
	
	D
	o método de ensino prioriza a transmissão dos conteúdos pelo professor.
	
	E
	o método prioriza a repetição e memorização dos conceitos científicos
Questão 3/5 - Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza 
Leia a passagem de texto a seguir:
“A ciência, que começou a avançar com muita velocidade durante o século XIX, tem progredido ainda mais rapidamente durante o século XX. E não foram apenas as descobertas científicas que se aceleraram. Um número cada vez maior de cientistas trabalha, usando um equipamento cada vez mais poderoso e sofisticado, e os resultados obtidos têm sido muitas vezes assombrosos e certamente teriam maravilhado as mentes mais imaginativas de gerações um pouco anterior”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: RONAN, C. A. História ilustrada da ciência da Universidade de Cambridge. São Paulo: Círculo do Livro, 2001. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, a ciência tem permitido enormes avanços em diversos setores da sociedade por intermédio de que meio?
	
	A
	Pelos métodos de demonstração da verdade.
	
	B
	Pelos aspectos histórico-culturais.
	
	C
	Pelo ensino das ciências exatas.
	
	D
	Pela existência humana.
	
	E
	Pelos métodos experimentais.
Questão 4/5 - Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza 
Considere o fragmento de texto a seguir: 
“O senso comum é um momento de qualquer ciência, é a manifestação fenomênica, o ultrassensível, a intuição sensível. Faz parte do universo absorvido pelos sentidos. Para Kant, o senso comum é a faculdade de julgar e discriminar o certo do errado e deve basear-se no sentido do gosto”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: RIQUE, Lenyra. Do senso comum à geografia cientifica. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2014.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza com relação ao conhecimento do senso comum e formação de conceitos, analise as assertivas abaixo:
I. Ao longo do tempo, o homem buscou respostas para tentar entender a si mesmo e explicar a realidade que o cerca.
II. Pelo conhecimento do senso comum adquirido ao longo do tempo, o homem se tornou um ser semelhante aos demais.
III. Com o tempo, o homem foi acumulando diversos conhecimentos, os quais permitiram que ele pudesse atuar nas mais diversas áreas da realidade.
IV. Podemos dizer que todas as formas de representação encontradas pelo homem para explicar a realidade, entender a si mesmo e interpretar o mundo e tudo o que ocorre ao seu redor recebem o nome de conhecimento.
Agora, marque a opção que apresenta as afirmativas corretas:
	
	A
	I, III e IV, apenas.
	
	B
	I e IV, apenas.
	
	C
	II, e III, apenas.
	
	D
	II e IV, apenas.
	
	E
	III e IV, apenas.
Questão 5/5 - Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza
Leia a passagem de texto a seguir:
“Tanto as pesquisas sustentadas nas ciências sociais quanto nas ciências naturais têm como missão a busca pela verdade, sendo seus objetivos descrever, explicar e predizer com o intuito de fazer avançar o conhecimento em determinada área”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: PROENÇA, A. et al. (Org.). Gestão da inovação e competitividade no Brasil: Da teoria para a prática. Porto Alegre: Bookman, 2015. 
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, estudado nesta disciplina, no que diz respeito às ciências formais e às ciências factuais, é correto afirmar que:
	
	A
	As ciências formais se referem ao estudo das ideias, enquanto as ciências factuais, ao estudo dos fatos.
	
	B
	As ciências formais se referem ao estudo dos fatos, enquanto que as ciências factuais se referem ao estudo das ideias.
	
	C
	As ciências factuais constroem seus próprios objetos de estudo.
	
	D
	As ciências factuais preocupam-se com a demonstração de enunciados, números, símbolos e teoremas.
	
	E
	A ciências formais estudam os fatos que ocorrem ao nosso redor, seus significados e os processos pelos quais se desenvolvem.
Sua nota:
80

Outros materiais