Buscar

Apol2 Direito aplicado e relacoes internacionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Teoria das Relações Internacionais
"A política internacional saiu das esferas da diplomacia para tornar-se uma atividade acadêmica após a Primeira Guerra Mundial, ao tomar-se consciência de que eventos internacionais tinham efeitos significativos não apenas na conduta externa de um país mas também em suas dimensões políticas e econômicas internas. Essa secularização da política internacional logo manifestou-se em numerosas concepções. Em particular, duas grandes concepções marcaram o debate: a concepção realista e a concepção idealista".
(CHIAPPIN, José R. Novaes. O paradigma de Huntington e o realismo político. Lua Nova, São Paulo , n. 34, p. 37-53, Dec. 1994 .)
A respeito da concepção realista, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	A	Os interesses dos indivíduos são sempre pensados em termos econômicos, ou seja, os indivíduos agem egoisticamente, o que acaba resultando no bem comum.
	B	O realismo reconhece a inevitável tensão entre os preceitos morais e as exigências para que uma ação política tenha êxito.
Você acertou!
O realismo político conhece o significado moral da ação política e reconhece a inevitável tensão entre os preceitos morais e as exigências para que uma ação política tenha êxito.
“O realismo político recusa-se a identificar as aspirações morais de uma determinada nação com as leis morais que governam o universo”.
“O realista político não ignora a existência nem a relevância de padrões de pensamento que não sejam os ditados pela política. Na qualidade de realista político, contudo, ele tem de subordinar esses padrões aos de caráter político e ele se afasta das outras escolas de pensamento quando estas impõem à esfera política quaisquer padrões de pensamento apropriados a outras esferas”.
Conforme explicado pelo prof. André Frota, na videoaula 3 de Teoria das Relações Internacionais.
	C	A ideia de uma comunidade internacional é inerente à perspectiva realista, uma vez que a comunhão de interesses e valores é a essência do ambiente internacional.
	D	Segundo a visão realista de mundo, quando se fala em poder se fala em aparelhos ideológicos de Estados, pensado como na forma proposta por Athusser no século XVI.
	E	A luta de classes presente na sociedade capitalista industrial é transposta à infraestrutura internacional na visão realista proposta por Schmitt.
Questão 2/5 - Introdução ao Direito
Independente das experiências internacionais, a implantação de sistemas de cobrança pela gestão de resíduos sólidos no Brasil vinha, historicamente, sendo dificultada por questões legais. Principalmente devido à dificuldade de criar novos impostos ou de caracterizar a coleta de resíduos como serviço passível de cobrança por taxas ou tarifas.
(Portal de Resíduos Sólidos, acesso em 20.02.2017)
A cobrança de tributo para coleta de resíduos pode ser considerada, conforme o direito brasileiro, que espécie tributária?
Nota: 20.0
	A	Imposto
	B	Taxa
Você acertou!
Conforme o STF e a legislação tributária, no Brasil é lícita a cobrança de Taxa de Coleta de Resíduos, também conhecida como "taxa do lixo".
As taxas podem ser cobradas sobre serviço público específico e divisível, no exercício regular do poder de polícia.
Videoaula de Introdução ao Direito, com prof. Silvano Alcantara.
	C	Contribuição de melhoria
	D	Contribuição previdenciária
	E	Empréstimo compulsório
Questão 3/5 - Teoria das Relações Internacionais
"Um dos desafios que põe à prova acadêmicos de Relações Internacionais desde o término da II Guerra Mundial é a elaboração de teorias que combinem alcance explicativo, coerência e parcimônia. ___, um dos mais destacados pensadores de Relações Internacionais ainda vivo, é lembrado por ter tentado superar esse desafio - especialmente com Theory of International Politics. Com essa obra, ___ tentou formular uma teoria sistêmica das Relações Internacionais, ficando reconhecido por ser fundador da corrente de pensamento que se convencionou chamar neo-realismo".
(RESENDE, Carlos Augusto Rollemberg de. O Homem, o Estado e a Guerra: uma análise teórica. Rev. bras. polít. int., Brasília , v. 47, n. 1, p. 185-187, June 2004 .)
As lacunas (___) podem ser corretamente preenchidas pelo nome do mais conhecido autor neorrealista das Relações Internacionais, e autor de Teoria das Relações Internacionais. Quem é esse pensador?
Nota: 20.0
	A	Kenneth Branagh
	B	Kenneth Hagin
	C	Kenneth Waltz
Você acertou!
Conforme a videoaula 3 de Teoria das Relações Internacionais, com o prof. André Frota, a perspectiva Realista Clássica possui problemas metodológicos que foram superados pelas correntes Neorrealistas. O nome mais conhecido do chamado neorrealismo é Kenneth Waltz, cuja obra mais coonhecida é Teoria das Relações Internacionais.
	D	Kenneth Cole
	E	Gary Kenneth
Questão 4/5 - Introdução ao Direito
“O sujeito ativo, que dissemos ser o titular do direito subjetivo de exigir a prestação pecuniária, no direito tributário brasileiro pode ser uma pessoa jurídica pública ou privada, mas não visualizamos óbices que impeçam venha a ser pessoa física. Entre as pessoas jurídicas de direito público, temos aquelas investidas de capacidade política – são as pessoas políticas de direito constitucional interno – dotadas de poder legislativo e habilitadas, por isso mesmo, a inovar a organização jurídica, editando normas. Há outras, sem competência tributária, mas credenciadas à titularidade de direitos subjetivos, como integrantes de relações jurídicas obrigacionais. Entre as pessoas de direito privado, sobressaem as entidades paraestatais que, guardando a personalidade jurídico-privada, exercitam funções de grande interesse para o desenvolvimento de finalidades públicas”. 
(CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de Direito Tributário. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 364.)
Quem é o sujeito ativo por excelência da relação tributária no direito brasileiro?
Nota: 20.0
	A	Estado
Você acertou!
Tema 01: O Direito Tributário
O Direito Tributário é o ramo do Direito que se ocupa da relação entre o Estado e o particular. O Estado (também conhecido como o "fisco") é o sujeito ativo, e o particular (conhecido genericamente como o "contribuinte”) é o sujeito passivo.
O Estado é considerado o sujeito ativo porque ele tem o poder de exigir do contribuinte o cumprimento da obrigação tributária. E a razão de ser do Direito Tributário é evitar abusos do Estado ao impor tributos aos particulares.
(Rota de Aprendizagem 3 de Introdução ao Direito)
	B	Contribuinte
	C	Polícia Federal exclusivamente
	D	Apenas Autarquias estaduais
	E	Nenhuma das alternativas, pois apenas o Fisco, composto por empresas públicas, pode ser considerado sujeito ativo na relação tributária.
Questão 5/5 - Introdução ao Direito
“A competência tributária é a aptidão para criar tributos, descrevendo legislativamente suas hipóteses de incidência. Pode ser colocada no plano da atividade tributária em sentido primário e é, de conseqüência, logicamente anterior ao nascimento do tributo”.
(ATALIBA, Geraldo. Hipótese de incidência tributária. 6. ed. São Paulo: Malheiros, 2005, p. 28)
Sobre a competência tributária, assinale a alternatica correta.
Nota: 0.0
	A	Dizer que um ente possui competência tributária é dizer que ele pode, apenas se o quiser, pagar tributos. Ou seja, competência pode ser entendida como faculdade de recolher tributo.
	B	Competência legislativa significa que existe liberalidade legal tributária ao Estado. Ou seja, o Estado (aqui entendido a União) cria tributos quaisquer se considerar oportuno e conveniente.
	C	A competência especial se refere aos poderes especiais do contribuinte em recolher empréstimos compulsórios anuais se o desejar.
	D	Exemplo de competência extraordinária é a possibilidade de a União instituir impostos extraordinários no cas de guerra externa declarada contra Estado estrangeiro.
Conforme explicado na videoaula de Introdução ao Direito, com o prof. Silvano Alcantara, a competência extraordinária está prevista no artigo 154, II da Constituição Federal, e somente a Uniãopossui tal competência, na iminência ou no caso de guerra externa.
	E	A competência comum se refere à possibilidade de o contribuinte optar por pagar ao município, ao estado ou ao município.

Outros materiais