Buscar

Modelo de Relatório Científico ABNT

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIP – ICH – CURSO DE PSICOLOGIA
MODELO DE RELATÓRIO A SER UTILIZADO EM PRÁTICAS SOCIAIS E SUBJETIVIDADE
	O relatório será entregue na forma de um texto cursivo e articulado, conforme formatação, fonte e espaçamento estipulados no Manual para Elaboração de Projetos e Relatórios de Pesquisa do CEPPE (Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação da UNIP). Deverá conter, necessariamente, as seguintes partes: Capa, Introdução, Procedimentos, Discussão, Conclusão e Referências Bibliográficas.
INTRODUÇÃO
	Na Introdução, o grupo deverá apresentar uma descrição do fenômeno observado, caracterização do contexto, compreensão do fenômeno a partir do discurso veiculado na mídia. 
		
PROCEDIMENTOS
	Nesta parte do relatório, o grupo deve dar informações detalhadas sobre como foi feito o trabalho. Devem descrever como foram realizadas as observações (não é a reprodução dos registros das observações), como realizaram as pesquisas bibliográficas (mídia e teorias), como o material foi encontrado, como foi feita a seleção da literatura pertinente e como foi utilizado. 
	
DISCUSSÃO
	Nesta parte do relatório, o grupo irá elaborar um texto bem articulado e encadeado, no qual apresentará a compreensão do fenômeno observado à luz de uma teoria escolhida. O grupo deverá apresentar de maneira clara os conceitos teóricos necessários ao desenvolvimento de um entendimento sobre o fenômeno. 
IMPORTANTE: Atente para o fato de que a cópia literal, sem a citação da fonte bibliográfica, é considerada plágio, sendo uma atitude inaceitável na construção de um texto. Portanto, toda vez que o grupo utilizar a ideia de um autor para elaboração de seu texto, deverá, necessariamente, citar o referido autor no próprio corpo do texto (mencionando o seu sobrenome e o ano de publicação da obra pesquisada). Quando o grupo quiser utilizar um trecho de texto redigido por um autor, deverá, além de citar o sobrenome e ano de publicação da obra, citar, também, o número da página na qual se encontra o trecho transcrito literalmente. Para maiores esclarecimentos, vide o arquivo em PowerPoint intitulado “Normalização de Referências Bibliográficas e Eletrônicas”.
CONCLUSÃO
	Nesta parte do relatório, o grupo deverá finalizar o texto, apresentando uma reflexão sobre o fenômeno observado, as compreensões referidas – mídia e teórica – no corpo do relatório e as possíveis práticas sociais que possibilitam a emergência do fenômeno.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
	A lista das referências bibliográficas utilizadas no trabalho deve ser apresentada segundo as normas da ABNT. A seguir, apresentaremos apenas 3 exemplos de referências bibliográficas escritas de acordo com o padrão. Instruções específicas podem ser encontradas no site da biblioteca do Instituto de Psicologia da USP (http://www.ip.usp.br/biblioteca/pdf/ - normalização de referências bibliográficas ABNT).
Exemplo de citação de referência de livro:
CÓRIA, S. M. A. Psicologia do Desenvolvimento. SP: Ática, 1998.
Exemplo de citação de referência de periódico científico:
BOCK, A. M. B. A adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores. Psicologia escolar e educacional, v.11, n.1, p.63-76, 2007.
ADIB, J.A.D. Prólogo à história da psicologia. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 21, n.1, p. 53-60, 2005.
	
Exemplo de citação de referência de publicação em meio eletrônico:
ALVES, M. M. Como fazer referências: bibliográficas, eletrônicas e demais formas de documentos. Disponível em <http://www.bu.ufsc.br/home982.html>. Acesso em: 14 nov. 2001. 16:30:30.

Outros materiais