Buscar

Ciência Moderna e o Método Científico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
AULA 02
*
CURSO DE PEDAGOGIA
PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO III
AULA 02
*
*
AULA 02
*
Aula 02
Ciência Moderna – das ciências da natureza às ciências humanas
AULA 02
*
*
AULA 02
*
INTRODUÇÃO:
A ciência moderna tem como ponto de partida a superação do modelo do geocentrismo (que vigorou durante quase vinte séculos) da antiguidade pelo modelo heliocêntrico defendido por Nicolau Copérnico. 
AULA 02
*
*
AULA 02
*
AULA 02
*
No século XVII, Galileu Galilei realiza uma descrição geométrica do movimento, demonstrando a possibilidade de se construir uma física matemática que falasse dos objetos reais que não se restringisse a uma explicação meramente abstrata, mas demonstrativa. 
Desta forma, propõe a matemática como sendo um dos fundamentos metodológicos da ciência moderna, como também, da observação e da experimentação para a construção do conhecimento científico.
*
AULA 02
*
Características do pensamento moderno:
RACIONALISMO
 Defesa exclusiva da razão como critério de verdade em oposição ao critério da fé e da revelação que prevaleceu no período medieval. 
Ao dogmatismo deste período, defende-se a possibilidade da dúvida e, com isto, o desenvolvimento da crítica. 
Tese: “Só a razão pode conhecer”.
AULA 02
*
*
AULA 02
*
ANTROPOCENTRISMO:
O homem se coloca como o centro das decisões.
Defesa da laicização do saber, da moral e da política (estimula-se a capacidade do livre exame).
Surge a preocupação com a “ciência da consciência”, ou seja, na filosofia se discute a problemática do sujeito que conhece e não mais do objeto a ser conhecido.
AULA 02
*
*
AULA 02
*
SABER ATIVO
Contrapõe-se ao saber contemplativo dos Antigos e surge uma nova postura diante do mundo.
O conhecimento surge da realidade observada e subordinada a experimentações e, desta forma, deve retornar ao mundo para transformá-lo. Assim, dá-se o início de um saber aplicado.
AULA 02
*
*
AULA 02
*
Compara a natureza e o próprio homem a uma máquina, ou seja, a um conjunto de mecanismos cujas leis precisam ser descobertas.
Considerações a respeito do valor, da perfeição, do sentido e do fim, são excluídas da ciência, ou seja, defende-se que as causas eficientes devem ser utilizadas nas explicações científicas em oposição às causas formais e finais da filosofia antiga.
AULA 02
*
MECANICISMO
*
AULA 02
*
CLASSIFICAÇÃO DAS CIÊNCIAS
Consideramos como ciências formais a matemática e a lógica, como ciências da natureza a física, a química, a biologia, a geologia, a geografia física etc. e as ciências humanas como a psicologia, a sociologia, a economia, a história, a geografia humana, a linguagem e etc.
AULA 02
*
*
AULA 02
*
O método científico 
É composto dos seguintes elementos:
Caracterização - Quantificações, observações e medidas.
Hipóteses - Explicações hipotéticas das observações e medidas.
Previsões - Deduções lógicas das hipóteses.
Experimentos - Testes dos três elementos acima.
AULA 02
*
*
AULA 02
*
O método científico consiste dos seguintes aspectos:
Observação – Pode ser simples, ou seja, feita a olho nu, ou pode ser mais complexa com a utilização de instrumentos apropriados. Contudo deve ser organizada de forma sistemática e controlada com a finalidade de se garantir que seus resultados correspondam à realidade e não a ilusões derivadas da deficiência própria dos sentidos humanos em captar a realidade.
AULA 02
*
*
AULA 02
*
AULA 02
*
Descrição - O experimento precisa ser reproduzido. Para tanto, deve-se considerar os procedimentos necessários para testarem-se as hipóteses, e não dos fatos em si, que não precisam ser reproduzidos, mas sim verificados.
Previsão - As hipóteses devem ser consideradas válidas para as observações feitas no passado, no presente e no futuro.
*
AULA 02
*
Controle - Uma experiência controlada é aquela que é realizada com técnicas que permitem descartar as variáveis passíveis de mascarar o resultado.
Falseabilidade - toda hipótese tem que ser testável, e por tal falseável ou refutável, ou seja, ela deve ser proposta em uma forma que a permita atribuir-se a ela ambos os valores lógicos, falso e verdadeiro, de forma que se ela realmente for falsa, a contradição com os fatos ou contradições internas com a teoria venha a demonstrá-lo.
AULA 02
*
*
AULA 02
*
AULA 02
*
Explicação das Causas - Em todas as áreas da ciência a causalidade é fator chave, e não há teoria científica que negue o princípio da causalidade. 
Desta forma, são vistos como importantes no entendimento científico:
identificação das causas; 
b) correlação dos eventos - as causas precisam ser condizentes com as observações, e as correlações entre observações e evidências devem realmente implicar relação de causa efeito e; 
c) ordem dos eventos - As causas precisam preceder no tempo os efeitos observados.
*
AULA 02
*
AS CIÊNCIAS HUMANAS: ECONOMIA
Adam Smith (1723-1790) explicou o funcionamento de um sistema econômico em termos matemáticos.
Malthus (1766-1834) introduziu a dinâmica do crescimento da população na análise econômica. Defendendo a lei de que “a população cresce em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos cresce em progressão aritimética”.
Com Karl Marx (1818-1883) a economia se torna rigorosa pela precisão de seus conceitos e por considerar a explicação científica do conjunto dos fatos humanos e não apenas dos fenômenos econômicos.
AULA 02
*
*
AULA 02
*
AULA 02
*
AS CIÊNCIAS HUMANAS: A SOCIOLOGIA
Augusto Comte (1798-1857) faz a defesa de uma ciência positiva, ou seja, a ciência dos fatos sociais, isto é, das instituições, dos costumes, das crenças coletivas.
Émile Dukheim (1858-1917) propõe-se a transformar a sociologia em uma disciplina objetiva, colocando como regra do método sociológico a consideração dos fatos sociais como coisas. Para tanto, utiliza-se do método estatístico.
Max Weber (1864-1920) enfatiza a necessidade de se utilizar o método da “compreensão” em oposição ao critério da “explicação”, característico das ciências da natureza. 
Com Karl Marx a análise do modo de produção
*
AULA 02
*
Para Finalizar:
Vamos assistir ao trailer oficial do Filme Lixo Extraordinário de Vick Muniz e que se encontra disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=_pyR9qCd2F8&feature=related 
AULA 02
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais