Buscar

Apol 03 – Gestão de Pessoas e Talentos e Organização, Sistemas e Métodos

Prévia do material em texto

Apol 03 – Gestão de Pessoas e Talentos
Organização, Sistemas e Métodos
NOTA 100
Questão 1/5 - Gestão de Pessoas nas Organizações
“São adotadas por empresas em que as estratégias são voltadas para as necessidades atuais e futuras de clientes específicos, considerados individualmente, procurando criar produtos e serviços que agreguem valor aos negócios do cliente.”
Sobre as competências essenciais (core competencies), qual categoria, de acordo com a sua aplicabilidade, foi citada acima? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Estratégias para empresas que buscam excelência operacional.
	
	B
	Estratégias para empresas que têm orientação para o cliente.
	
	C
	Estratégias para empresas que possuem produtos inovadores.
	
	D
	Competências individuais.
Questão 2/5 - Organizações, Sistemas e Métodos
A cadeia de valor descreve o ciclo mapeando como um produto se movimenta, desde a etapa da matéria-prima até o consumidor final, pro meio de nove atividades estrategicamente relevantes e criadoras de valor que consistem em cinco atividades primárias e de quatro atividades de apoio.Analise as opções abaixo e assinale a alternativa que corresponde a uma das cinco atividades primárias.
	
	A
	Marketing e vendas.
	
	B
	Gestão de recursos humanos.
	
	C
	Infraestrutura da organização.
	
	D
	Suprimento de serviços e materiais.
Questão 3/5 - Organizações, Sistemas e Métodos
Delegar não significa perda de autoridade, nem do controle, aliás, contribui para a maneira mais eficiente de se exercer autoridade e controle, pois o subordinado deve comportar-se e decidir conforme o que foi planejado. Analise as opções abaixo, referentes às várias técnicas de delegação de autoridade, marque V (verdadeiro) e F (falso). Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.  (   ) Delegar a tarefa inteira: o gerente deve delegar a tarefa inteira a uma pessoa ao invés de subdividi-la entre várias pessoas. (   ) Delegar à pessoa certa: conciliar o talento da pessoa com a tarefa para que a delegação seja eficaz e avaliar os subordinados que são independentes nas decisões e que querem assumir responsabilidades.  (  ) Delegar responsabilidade e autoridade: designar apenas as tarefas não constitui uma delegação completa. A pessoa deve ter responsabilidade para realizar a tarefa e a autoridade para desempenhá-la da maneira que julgar melhor. (   ) Proporcionar informação adequada: a delegação deve incluir informação sobre o que, porque, quando, onde, quem e como. O subordinado deve compreender a tarefa e os resultados esperados. (   ) Manter retroação: retroação significa linhas fechadas de comunicação com o subordinado para responder questões e proporcionar orientação, sempre exercendo o controle.
	
	A
	V – V – V – V – V
	
	B
	V – F – V – V – V
	
	C
	V – V – F – F – V
	
	D
	V – V – V – V – F
Questão 4/5 - Gestão de Pessoas nas Organizações
De acordo com o que foi estudado, assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem, corretamente, as lacunas do trecho a seguir.
O modelo de _________________ promove um direcionamento das práticas de recursos pessoas que desenvolvem as tecnologias e as fazem funcionar, que constroem relacionamentos, que transformam as metas em uma ação realizada com sucesso e, ainda, que desafiam e buscam ________________.
	
	A
	gestão por competências - novos desafios.
	
	B
	sociedade – novos colaboradores.
	
	C
	segurança – influência no comportamento do homem.
	
	D
	Maslow – novos colaboradores.
Questão 5/5 - Gestão de Pessoas nas Organizações
“Nesta fase, são definidos os colaboradores que farão parte da amostragem para identificação dos indicadores de competências da organização. O percentual de pessoas que farão parte da amostragem depende do porte da empresa: uma de pequeno porte pode utilizar 100% de seus colaboradores; já uma de grande porte precisa definir uma quantidade representativa de cada área, cargos ou funções da organização. O objetivo da amostragem é ter uma rede de relacionamentos entre as funções ou cargos da empresa.”
Qual etapa do Mapeamento de Competências foi descrita acima? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Eleição da amostra de rede de relacionamento (1ª etapa).
	
	B
	Coleta de indicadores (2ª etapa).
	
	C
	Consolidação dos indicadores (3ª etapa).
	
	D
	Associação das competências aos indicadores .
Questão Extra - Gestão de Pessoas nas Organizações
Analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta.
O mapeamento de competências de uma empresa é a primeira etapa do processo de implantação da gestão por competências. Esse modelo de gestão é o resultado de um estudo planejado, inspirado em uma visão de futuro, que deve ser bem descrito para evitar subjetividade. Segundo Rocha (2005), citado por Knapik (2011), um mapeamento de competências precisa passar pelas seguintes tarefas:
I - descrição das realizações diárias e eventuais executadas pelo cargo;
II - identificação dos desafios, das ameaças e das oportunidades relacionadas ao trabalho;
III - identificação e análise do conjunto de competências necessárias para o desempenho do cargo;
IV - mapeamento da matriz de competências.
	
	A
	Apenas as sentenças I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas as sentenças III e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas as sentenças II e III estão corretas.
	
	D
	As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
Questão Extra - Gestão de Pessoas nas Organizações
relacionamento com o mercado consumidor substituem a visão capitalista preocupada com os ativos físicos. A área de gestão de pessoas passa a ter um papel estratégico na construção desse modelo de gestão, focado na renovação do que é conhecido e experimentado. A gestão do capital intelectual das pessoas passa a ser um diferencial para o sucesso organizacional.
Analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa correta.
É correto afirmar que na gestão empresarial, os novos paradigmas, sustentam mudanças como:
I - As empresas são mais enxutas, mais planas e menos hierárquicas.
II - A qualificação passa a ser mental e aumenta a demanda por conhecimentos e pelo capital intelectual.
III - O mundo do trabalho exige um aprendizado contínuo; é preciso substituir o que conhecemos, já que o que aprendemos tem prazo de validade.
IV - Em troca de produtividade, os empregadores oferecem aprendizagem e desenvolvimento de habilidades no lugar de estabilidade; a segurança no emprego vem da manutenção das qualificações exigidas pelo cargo.
V - Espera-se que os trabalhadores continuem em um processo de aprendizagem ao longo da vida; trabalho e aprendizagem sobrepõem-se.
	
	A
	Apenas as sentenças I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas as sentenças III e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas as sentenças I e V estão corretas.
	
	D
	As sentenças I, II, III, IV e V estão corretas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes