Buscar

AD1 hpa 2017.1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resolução de AD1
Questão1:Todas as empresas buscam conviver muito de perto tanto com a eficiência quanto com a eficácia pois isso representa o perfeito equilíbrio .No entanto sabe-se que, ao lidar-se com pessoas ,as funções eficiência e eficácia carecem ser continuamente observadas e controladas,para manter -se a probabilidade de alcançar os resultados previamente planejados. 
Questão2:O administrador deve, primeiramente, prever os resultados a serem alcançados, defi nindo objetivos e metas. Em seguida, deve defi nir tarefas e responsabilidades para as pessoas que vão trabalhar na empresa, no projeto ou no empreendimento. Para tal, deve criar uma estrutura composta de funções, especializações e atribuir tarefas e competências para cada membro da equipe. 
Questão3:Maximiniano, em Teoria geral da Administração (200), defi ne a prática administrativa como “o processo de tomar decisões sobre objetivos e pessoas”. Um conceito mais abrangente pode ser explicitado da seguinte forma: Administração é a realização dos objetivos organizacionais de forma efi ciente e efi caz, por meio do planejamento, da liderança e do controle dos recursos organizacionais.
Questão4:Na altaadministração, predomina o exercício das habilidades conceituais (elaboração de planos estratégicos, formulação de estratégias, ncepção de novos modelos de negócio e de gestão). gerência média, prevalecem as habilidades humanas (liderança, trabalho de equipe, desenvolvimento de pessoas, gestão de talentos etc.). Na chefi a operacional, são mais importantes as habilidades técnicas (implantação das ações, supervisão do trabalho a ser executado etc.).
Questão5:A impossibilidade de haver concorrência (aumento de oferta) e expansão comercial da produção artesanal (permitir novas trocas entre produtos de outras regiões) recebeu o nome de escambo.
Questão6:Diferentemente dos feudos, nos quais o trabalho tinha por finalidade a subsistência da comunidade, nos burgos existiam profissionais (oriundos da classe dos camponeses, em sua maior parte) cujas habilidades propiciavam um comércio de produtos necessários à vida social – como roupas e ferramentas agrícolas, por exemplo –, e isso lhes assegurava um certo status na comunidade.
Questão7:Com a emergência das corporações de ofício (associações de profi ssionais que trabalhavam em regime de cooperativas) na alta Idade Média (séculos XIV e XV), surgiu a divisão do trabalho sob forma de especialização na produção de determinadas categorias de bens. 
Questão8:Na produção artesanal, o produto é feito por encomenda, sendo produzido um de cada vez com o uso de ferramentas manuais. O artesão tem pleno domínio do processo produtivo, pois conhece e realiza todas as tarefas. Por isso as mercadorias costumam ter preço acima do alcance da maior parte da sociedade, pois a produção é uma forma de arte.
Questão9:Na produção em massa, ao contrário, o produto é feito em série, em grandes quantidades, de forma padronizada. Os trabalhadores são divididos em postos de trabalho ao longo da linha de produção e ficamresponsáveis por apenas uma ou duas tarefas.
Questão10:Na produção em massa, as mercadorias atingem um preço mais baixo e acessível à grande maioria da sociedade. Feitas em grandes quantidades, seu custo obrigatoriamente cai. As peças são feitas a máquina e padronizadas, sendo todas iguais, pois seguem um mesmo processo de produção. Há grande economia de tempo, pois usa-se a linha de montagem, na qual o trabalho é fragmentado em tarefas dispostas em seqüência.
Questão11:Criadas as primeiras fábricas com mecanização do trabalho e a implatação da divisão do trabalho , começam a surgir novos problemas . Entre esse novos problemas, dois deles demandavam soluções imediatas.
A)Gerenciar a nova força de trabalho.
B)Treinar os operários ao uso das máquinas,objetivando maior produtividade.
Questão12:Com o surgimento da primeiras fabricas,as respostas para questão de como gerenciar a nova força de trabalho e dela obter maior produtividade vieram dos estudos de Adam Smith,Babbage e Withney.
Questão13:O processo de parcelamento do trabalho tem as seguintes características:
a) O trabalho é decomposto em suas tarefas repetitivas mais simples e básicas;
b)O trabalho é fragmentado em partes que resultam em divisão e especialização de mão de obra.
c) o trabalho é sequenciado em termos do que se precisa executar na linha de montagem.
Questão14:A produção em massa, como vimos anteriormente, visava a minimizar os custos e a maximizar o volume, padronizando os produtos que eram feitos em série, em grandes quantidades. O princípio adotado era o de economia de escala – quanto mais se produzia, mais baixo era o custo unitário do produto. O aumento da produção diluía os custos.O foco estava , portanto,na produção. Na customização em massa, o foco está no cliente e no mercado. 
Questão15:
Questão16:A dinâmica e a rotinização do processo de produção eram impostas aos trabalhadores prevalecendo à homogeneidade de suas ações, pois todos os produtos deveriam ser feitos no mesmo ritmo e com os mesmos movimentos. O nome desse estudo era :divisão do trabalho.
Questão17:O modelo taylorista de gestão era voltado para a busca de soluções para o alto desperdício de materiais, matéria-prima e tempo, e para o baixo nível de produtividade dos trabalhadores daquela época.Como proposta de solução, Taylor concentrou-se na aplicação de métodos e técnicas de engenharia industrial com foco na análise e racionalização do trabalho. Os objetivos a serem alcançados eram a máxima produção e a minimização dos custos.
Questão18:Taylor analisou o trabalho em seus mínimos detalhes. Dividiu-o em tarefas e, para cada tarefa , estabeleceu os movimentos e seus respectivos tempos de execução. “Com isso, chegou a um padrão ótimo de produção – o dia ótimo de trabalho”, expresso em número de unidades produzidas. Treinando o operário na realização de tais movimentos no tempo mínimo necessário, seria possível alcançar o the best way,única maneira de executar um trabalho para maximizar a produção de cada operário.
Questão19:A eficiência almejada por Taylor era a eficiência produtiva. . Na busca da eficiência, as palavras-chave eram: padronização (homogeneização da produção), seleção científica (o trabalhador deve desempenhar a tarefa mais compatível com suas aptidões), treinamento (para que o trabalho seja mais eficaz) e supervisão (gerenciamento). 
Questão20:Taylor teve inúmeros seguidores, em sua maioria engenheiros que se dedicaram aos estudos de racionalização do trabalho e da produção. Foram eles o casal Gilbreth, Lilian e Frank, e HENRY GANTT. A maior contribuição de Henry Gannt foi a criação de um gráfico de planejamento e controle(cronograma).
Frank B. Gilbreth (1868-1924) foi um engenheiro americano que acompanhou Taylor no esforço de aumentar a produtividade nas fábricas. Desenvolveu estudo de tempos e movimentos nas linhas de produção, tal como fizera Taylor. Lilian Gilbreth dedicou-se aos estudos de Psicologia Industrial. Junto com seu marido , publicou dois livros : Introdução à administração científica e Estudo da fadiga.
Questão21:O taylorismo contribuiu enormemente para o alcance de maior eficiência produtiva no CHÃO DE FÁBRICA . Fayol entendeu que era preciso ir mais longe: analisar a Administração dentro de uma perspectiva teórica mais ampla.
Questão22:
Questão23:Segundo Fayol, ao zelar pelo cumprimento das funções básicas o dirigente da organização assumia o papel de direção e comando.
Questão24:
Questão25:A departamentalização por função consiste na criação de órgãos administrativos específicos para cada função-chave e suas respectivas subfunções. Segundo Fayol cada área funcional pode ser dividida em departamentos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais