A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
SIMULADO E APOL SISTEMAS DE ENSINO E POLITICAS EDUCACIONAIS NOTA 100

Pré-visualização | Página 1 de 3

SIMULADO E APOL SISTEMAS DE ENSINO E POLITICAS EDUCACIONAIS NOTA 100
Questão 1/2 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Os movimentos sociais por moradia, transporte, saúde, educação, terra etc. reiteradamente marcam presença no cenário sociopolítico brasileiro. Além disso, houve um aumento da participação privada na educação nacional, em especial na educação superior. Acrescentemos que os programas de educação de jovens e adultos (EJA) sofreram impulso nos anos de 1990, mediante parcerias dos governos municipal, estadual e federal com os diversos atores organizados da sociedade civil [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, Maria Antônia de. Educação de jovens e adultos. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 55. 
Com base no conteúdo das aulas e no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, sobre os princípios e finalidades da Educação para a EJA, analise as assertivas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Embora pensada para os que não tiveram acesso na idade considerada adequada, a legislação para EJA deixou de fora as questões relacionadas ao acesso e permanência na escola.
II. ( ) A educação de jovens e adultos é uma modalidade de educação ofertada gratuitamente para aqueles que não tiveram acesso à educação escolar na idade apropriada.
III.  (  ) A LDB determina que a educação de jovens e adultos seja ofertada em modalidades e características que sejam adequadas às necessidades dos estudantes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
	B
	F – V – V
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
PRÓXIMA QUESTÃOFINALIZAR AVALIACAO
Questão 2/2 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Considere o seguinte extrato de texto: 
“As políticas monetaristas ganharam terreno, como se pode ver pelas atitudes permissivas diante do enorme volume de crédito externo e pela introdução de reformas financeiras internas afrouxando as regras relativas às taxas de juro, à composição das carteiras de títulos, aos prazos de vencimento e ao uso dos recursos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRENCH-DAVIS, Ricardo; MUNOZ, Oscar; PALMA, José Gabriel. As economias latino-americanas 1950-1990. In.: BETHEL, Leslie. História da América Latina: a América Latina após 1960: economia e sociedade. São Paulo: EDUSP / Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2005. p. 210. 
As políticas monetaristas neoliberais passaram a ser implementadas a partir do ano de 1988.  Conforme o conteúdo apresentado no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil sobre tal fato, analise as assertivas a seguir. Na sequência, assinale a opção que contém a assertiva correta:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	D
	Na América Latina, a mais marcante estratégia política monetarista neoliberal data 
do ano de 1989, e ficou conhecida como Consenso de Washington.
	
	
	
	
	
QUESTÃO ANTERIORFINALIZAR AVALIACAO
Questão 1/2 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Atente para o seguinte fragmento de texto: 
“Os principais programas do FNDE são: Programa Nacional de Alimentação Escolar, Programa Nacional do Livro Didático, Programa Dinheiro Direto na Escola, Programa Nacional Biblioteca na Escola, Programa Nacional de Saúde do Escolar e Programa Nacional de Transporte Escolar”.   
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:< http://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/1258/912>. Acesso em 15 abr. 2015.  
O livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil trata da oferta de transporte escolar pelo poder público, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Sendo assim, leia as alternativas a seguir e assinale aquela que apresenta a assertiva correta sobre a oferta de transporte escolar: 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	D
	A oferta de transporte escolar gratuito é destinada aos estudantes que não encontram
 escolas ou vagas em escolas próximas a sua residência.
	
	
	
	
	
Questão 2/2 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Considere o seguinte extrato de texto: 
“A maioria dos gestores de escolas privadas não enxerga competição entre escola pública e particular. Eles não querem receber alunos só porque não conseguiram vaga nas escolas estaduais ou municipais. Era o que acontecia há 30 ou mesmo há 80 anos, quando a instituição que dirijo surgiu para atender estudantes excluídos da rede pública”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  <http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/planejamento-e-financiamento/particular-publica-meta-qualidade-425472.shtml>. Acesso em 02 jun. 2015. 
As escolas podem ser públicas ou privadas e serem classificadas em diversos tipos. Nesse contexto, conforme o conteúdo apresentado no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, relacione corretamente os tipos de escolas às suas características:
1. Filantrópicas
2. Confessionais
3. Cooperativas
4. Empresariais
5. Comunitárias 
(  ) Escolas privadas mantidas pelos pais dos alunos, que se associam para gerir, em conjunto, a instituição.
( ) Tipo de escola mantida pela comunidade  e comumente administrada pela associação de moradores do bairro.
( ) É característica dessa escola ser mantida por empresas ou associações, mas sua atuação não visa fins lucrativos.
( ) Possuem regulação legislativa diferenciada quanto à tributação e costuma ser mantida por instituições religiosas.
( ) Instituições mantidas por proprietários, caracterizados como investidores, e que têm o lucro como finalidade. 
Agora, marque a alternativa que contém a sequência correta:
	
	
	
	
	B
	3 – 5 – 1 – 2 – 4
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	1D
	2B
Questão 1/2 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“No Brasil existe número razoável de pesquisas sobre a avaliação, realizadas no interior das escolas de educação básica, apontando seu caráter classificatório, excludente, autoritário e punitivo. Sabe-se que, de modo geral, apenas o aluno é avaliado e somente pelo professor, com o propósito de aprovação ou reprovação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Construindo a avaliação formativa em uma escola de educação infantil e fundamental. In.: VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas (org.). Avaliação: políticas e práticas. Campinas: Papirus, 2002. p. 113.
A avaliação, vista pela perspectiva da legislação, ocorre de modo diferenciado, de acordo com os níveis de ensino. Desse modo, o que diz a legislação acerca dos processos avaliativos na educação infantil? Assinale a resposta correta, de acordo com o conteúdo apresentado no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil sobre o tema: 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	D
	Na educação infantil, a avaliação objetiva o registro e acompanhamento do 
desenvolvimento da criança, e não a promoção para o ensino fundamental.
	
	
	
	
	
PRÓXIMA QUESTÃOFINALIZAR AVALIACAO
Questão 2/2 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“ Na educação infantil, a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro de seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental ”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/educ_infantil.jsp?ACAO=acao2> Acesso em 20 dez. 2016.
De acordo com os conteúdos abordados em aula e o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil sobre a avaliação, analise as assertivas a seguir, marcando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Segundo a LDBEN, os aspectos quantitativos da avaliação