A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
SIMULADO E APOL GESTÃO EDUCACIONAL NOTA 100

Pré-visualização | Página 1 de 3

SIMULADO E APOL GESTÃO EDUCACIONAL NOTA 100
Questão 1/2 - Gestão Educacional
Atente para a seguinte informação:
“Alguns princípios como ‘racionalização, produtividade, especialização e controle’ constituem os fundamentos teóricos da prática da administração orientada para garantir a divisão do trabalho e o seu controle em todos os níveis da organização da empresa, desde o planejamento do processo de produção até a sua execução”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FELIX, M. F. Administração Escolar: um problema educativo ou empresarial? São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1985. p. 35.
Com base no texto apresentado e nos conteúdos abordados no livro-base Gestão Educacional sobre as formas de gestão, enumere, na ordem sequencial, as concepções às suas respectivas prioridades.
1. Gestão Empresarial.
2. Gestão Educacional.
(    ) Prioriza os aspectos pedagógicos em detrimento da produção material.
(    ) Prioriza os aspectos técnicos, administrativos e burocráticos.
(  ) Prioriza as condições para a construção de referenciais que possibilitam a realização humana pela vida digna e participativa em todas as formas de produção da existência.
(   ) Prioriza os métodos de gerência e controle e a divisão pormenorizada do trabalho para atingir seus objetivos.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	A
	
	
	
	
	C
	2 – 1 – 2 – 1
	
	
	
	
	
	
	
	
Questão 2/2 - Gestão Educacional
Atente para o fragmento de texto a seguir:
“[De acordo com] Paro [...], ao contrário das empresas que buscam a produção de um material tangível, a escola visa um fim de difícil mensuração, pois seu caráter é de certa forma abstrato, outra especificidade da escola é que esta é uma instituição prestadora de serviços e lida diretamente com o elemento humano. O aluno não é apenas beneficiário dos serviços, mas também participante de sua elaboração. E esta ‘matéria-prima’ deve receber tratamento especial, diferente dos materiais que participam do processo de produção nas empresas em geral”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAYER, Polyane Passos; CANOPF, Liliane. A correlação entre a administração geral e a administração escolar. <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:fVn30s4pZv4J:revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/SysScy/article/download/421/197+&cd=7&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 22 dez. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, há uma dicotomia entre a gestão empresarial e a gestão escolar. Em relação a essa dicotomia, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras, e F para as falsas.
I. (   ) A gestão empresarial, marcada pelos reflexos da sociedade atual, tende, diferentemente da gestão escolar, a atribuir quase que exclusivamente à administração os problemas que se apresentam nas organizações, desvinculando-os da interferência do contexto social.
II. (   ) A natureza e a especificidade da ação educativa diferem dos processos desenvolvidos nas empresas, que direcionam seus esforços para um produto pronto e acabado e fácil de ser observado e avaliado.
III. (   ) A gestão educativa supera a simples produção de objetivos da gestão empresarial na medida em que a gestão educativa assume uma ação transformadora.
IV. (  ) Em relação à gestão escolar, pode-se afirmar que os problemas enfrentados no cotidiano da escola decorrem somente da incompetência dos gestores educacionais.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Questão 1/2 - Gestão Educacional
Leia a citação a seguir:
“Enquanto a administração de empresas desenvolve as teorias sobre a organização do trabalho nas empresas capitalistas, a administração escolar apresenta proposições teóricas sobre a organização do trabalho na escola e no sistema escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FELIX, M. F. Administração Escolar: Um problema educativo ou empresarial? São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1985. p. 71.
Há diversos elementos que diferenciam a gestão empresarial da gestão escolar, entre eles estão os objetivos de cada uma das duas gestões em questão. A esse respeito, tendo em vista os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, relacione cada uma das referidas gestões aos seus respectivos objetivos.
1. Gestão Empresarial.
2. Gestão Escolar.
(   ) Lida no seu cotidiano com bens materiais.
(   ) Tem como foco de gestão, o lucro e a produtividade.
(   ) Tem como foco a formação de ideias, na construção do conhecimento, no desenvolvimento de competências e na formação de atitudes.
(   ) Tem como especificidade do objeto de trabalho cotidiano a produção de ideias, conceitos, valores, símbolos, hábitos, atitudes e habilidades.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 1 – 2 – 2
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
PRÓXIMA QUESTÃOFINALIZAR AVALIACAO
Questão 2/2 - Gestão Educacional
Atente para a seguinte citação:
“A organização da gestão escolar possui variadas concepções sobre a organização escolar e a educação, relacionando a sociedade e a formação dos alunos. São três as concepções mais representativas de gestão: a concepção tecnicista, a autogestionária e a democrático-participativa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MONOGRAFIAS BRASIL ESCOLA. Gestão escolar: espaço para a participação. <http://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/gestao-escolar-espaco-para-participacao.htm>. Acesso em 22 dez. 2016.
Considerando os conteúdos abordados no livro-base Gestão Educacional sobre as características das concepções de gestão escolar, no que diz respeito à concepção autogestionária, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I. (  ) Faz uma prescrição detalhada de funções e tarefas, acentuando a divisão técnica do trabalho escolar; comunicação linear, baseada em normas e regras; dá mais ênfase nas tarefas do que nas pessoas.
II. (  ) Tende a negar a autoridade e as formas centralizadas do poder; há decisões coletivas e eliminação de todas as formas de exercícios de autoridade e de poder.
III. (  ) Apresenta uma definição explícita, por parte da equipe escolar, de objetivos sociopolíticos da escola; apresenta qualificação e competência profissional; dá ênfase tanto nas tarefas quanto nas relações.
IV. (  ) Recusa as normas e os sistemas de controles; vincula as formas de gestão interna com as formas de autogestão social.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
	
	
	
	C
	F – V – F – V
	
	
	
	
	
	
	
	
QUESTÃO ANTERIORFINALIZAR AVALIACAO
Questão 1/2 - Gestão Educacional
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O modelo GQT (Gestão da Qualidade Total), versão mais recente da concepção técnico-científica, é originário da administração japonesa e tem o foco na participação dos colaboradores, resultando em altos índices de produtividade e de eficiência das tarefas propostas. Tal modelo passou a ser adaptado por outras nações, embora em ambiente cultural diferente, mas seguindo as tendências do setor de manufatura”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARTNIK, H. L. de S. Gestão Educacional. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 77.
Tendo em vista o dado trecho de texto e os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, responda à seguinte questão: quais características estão vinculadas à administração japonesa? Analise as afirmativas a seguir.
1. Produtividade desordenada.
2. Prevalência do coletivo.
3. Limpeza, arrumação.
4. Cultura organizacional.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	D
	II, III e IV.
	
	
	
	
	
PRÓXIMA QUESTÃOFINALIZAR AVALIACAO
Questão