A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Simulado e apol EJA nota 100

Pré-visualização | Página 1 de 3

Simulado e apol EJA nota 100
Questão 1/2 - Educação de Jovens e Adultos
Leia o fragmento de texto:
“[A LDBEN 9394/96 garante a] oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96. p. 2. <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em 02 fev. 2017. 
Considerando o texto dado e os conteúdos no livro-base Educação de jovens e adultos sobre as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais referentes à estrutura e à duração dos cursos voltados para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, analise as afirmativas a seguir.
I. Os sistemas de ensino devem respeitar o que está prescrito nas Diretrizes Curriculares Nacionais.
II. Os sistemas de ensino devem atentar para a identidade da Educação de Jovens e Adultos e o seu regimento de cunho federativo.
III. Cada sistema de ensino deve estruturar a sua modalidade de EJA para todo o território nacional e fora dele.
IV. Cabe ao Governo Federal, em comum acordo com os órgãos internacionais competentes, definir a estrutura e a duração dos cursos de EJA diferenciadamente para cada um dos sistemas de ensino do Brasil.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	D
	I e II
	
	
	
Questão 2/2 - Educação de Jovens e Adultos
Leia a seguinte afirmativa: 
“§ 1º Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96. p. 4. <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em 02 fev. 2017. 
Considerando o dado fragmento e os conteúdos abordados no livro-base Educação de jovens e adultos sobre a regra de prioridade para o atendimento da escolaridade universal obrigatória, assinale a afirmativa correta:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	E
	Um jovem precisa ter no mínimo 15 anos de idade completos para poder fazer a sua inscrição e a realização de exames supletivos em fase de conclusão do Ensino Fundamental.
	
	
Questão 1/2 - Educação de Jovens e Adultos
Leia a seguinte afirmativa: 
“O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos. O primeiro grupo são metas estruturantes para a garantia do direito à educação básica com qualidade, e que assim promovam a garantia do acesso à universalização do ensino obrigatório e à ampliação das oportunidades educacionais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Plano Nacional de Educação - PNE, Ministério da Educação. Brasília, DF: INEP, 2001, p. 1. <http://pne.mec.gov.br/>. Acesso em 15 jan. 2017. 
Considerando o dado fragmento e os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), assinale a afirmativa correta:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	D
	O PNE apresenta duração plurianual e, entre suas metas, está a de erradicar o 
analfabetismo no país.
	
	
	
	
	
Questão 2/2 - Educação de Jovens e Adultos
Leia o excerto de texto a seguir: 
“O contexto social brasileiro entre 1945 e 1964, [...] é um momento da história brasileira onde surge uma nova postura epistemológica, uma nova maneira de pensar a educação de adultos. É nesse contexto que a EJA se define como um espaço próprio, tanto no universo de discussões teóricas como nos Movimentos de Educação Popular tencionando as ações governamentais no sentido de sua efetivação como educação pública”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VIERO, Anézia. A relação da educação de jovens e adultos com a educação popular. http://pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo7/eja/Educacao_de_Jovens_e_adultos_e_educacao_popular_Anezia_Viero.pdf>. Acesso em 09 fev. 2017.
A educação que hoje é denominada de Jovens e Adultos, em outras perspectivas, já foi chamada de Educação de Adultos e de Educação Popular. Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre a educação de adultos, assinale a afirmativa correta:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	E
	A educação de adultos tem trajetória secular na educação brasileira, tendo como
 bandeira central a superação do analfabetismo.
	
	
Questão 1/2 - Educação de Jovens e Adultos
Leia o excerto de texto a seguir: 
“A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA) foi a primeira iniciativa governamental para a educação de jovens e adultos no Brasil. Promovida pelo Ministério da Educação e Saúde, a partir de 1947, tinha por objetivo levar a ‘educação de base’ a todos os brasileiros iletrados, nas áreas urbanas e rurais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Deane Monteiro Vieira; ARAUJO, Gilda Cardoso de. A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos e a atuação de Lourenço Filho (1947-1950): A arte da guerra. <http://www.anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0126.pdf>. Acesso em 10 fev. 2017. 
Considerando o dado fragmento de texto os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre a primeira Campanha de Educação de Adolescentes (CEA) ou Campanha de Educação de Adolescentes Adultos (CEAA), analise as afirmativas a seguir: 
	I. Tinha o objetivo de expandir entre as massas os postulados do novo regime político – a democracia liberal.
	II. Acenava como uma possibilidade de preparar mão de obra alfabetizada nas cidades, de adentrar o campo e 
integrar os imigrantes e seus descendentes nos estados do Sul do Brasil.
	III. Foi constituída como um instrumento para a melhoria dos índices de analfabetismo no país.
	IV. Nasceu para reforçar a suficiência cultural do Brasil, a qual estaria sendo um empecilho ao desenvolvimento
 econômico do país.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III, apenas.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Questão 2/2 - Educação de Jovens e Adultos
Leia o fragmento do texto a seguir:
“Segundo Freire, [...] ‘aprender a ler e a escrever é aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto numa relação dinâmica vinculando linguagem e realidade e ser alfabetizado é tornar-se capaz de usar a leitura e a escrita como meio de tomar consciência da realidade e de transformá-la’”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito__0721f167b554939018b948ecd8443cdf.pdf>. Acesso em 05 fev. 2016. 
Considerando o dado fragmento de texto e as concepções abordadas no livro-base Educação de jovens e adultos sobre a alfabetização no contexto da Educação de Jovens e Adultos do século XX, analise as assertivas a seguir:
I. No século XX, o analfabeto era visto como um ser ignorante.
II. O analfabetismo foi tratado como um mal que assolava a sociedade, sendo necessária a sua erradicação.
III. A alfabetização era vista como algo desnecessário, principalmente pelo contexto político da época.
IV. A alfabetização era necessária para diminuir a ignorância e formar um coletivo eleitoral que respondesse aos interesses políticos.
Estão corretas as assertivas:
	
	A
	I, II e IV, apenas.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Questão 1/2 - Educação de Jovens