Buscar

objnota100 presuposto arlet

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PAP Uninter
 
 
 
 Ava Univirtus
 
 
 
 
 
 
 Ava Univirtus
 
 
 
 
 
 Voltar
 
 
 
 ARLETE SOUZA
 
 RU: 1296157
 
 
 
 
Avisos
Contatos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 	Curso: Pedagogia
 
 
 
 
 Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Roteiro de Estudo
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Avaliações
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Tutoria
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Fórum
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Trabalhos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Chat
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Rádio Web
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Avisos
 
 
 
 
 
 
 
 
	
				
						
				Created with Raphaël 2.1.0
			
				Avaliação
	novo
 
 
 
 
 
 
		
		
		
		
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 versão para impressão
 
 
 
 
 
 
 ARLETE DA CONSOLAÇÃO DE SOUZA - RU: 1296157
 
 
 Nota:
 100
 
 
 PROTOCOLO: 201612121296157E3090F
 
 
 
 
 Disciplina(s): 
 
 Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
 
 
 	Data de início: 	
 12/12/2016
 14:12
 
	Prazo máximo entrega:	
 12/12/2016
 15:27
 
	Data de entrega:	
 12/12/2016
 14:15
 
 
 
 
 
 
 
 
 Questão 1/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A educação básica é o caminho para assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Atualmente, os documentos que norteiam a educação básica são a Lei 9.394, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e o Plano Nacional de Educação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-educacao-basica/apresentacao>. Acesso em: 11 nov. 2016.
No Brasil, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) foi a primeira proposta para a primeira etapa da educação básica: a educação infantil. Ele apresenta objetivos gerais e específicos, conteúdos e ações didáticas organizados para diferentes faixas etárias. Sobre essa proposta, de acordo com o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas. 
(  ) O RCNEI não é um documento de caráter obrigatório a ser seguido pelas instituições de educação infantil, mas representa uma articulação das políticas nacionais para discutir o assunto.
(  ) A organização no RCNEI é estruturada de acordo com as idades e em dois âmbitos de experiências: formação pessoal e social e conhecimento de mundo.
(  ) Em relação à formação pessoal e social, o RCNEI considera importante que as experiências que favorecem a construção intelectual do sujeito sejam estimuladas, como forma de desenvolver os esquemas abstratos.
( ) As definições apresentadas no RCNEI são concebidas como uma concretização dos propósitos da instituição, sendo que esta considera tais definições um meio para as crianças poderem exercitar o pensamento próprio, o sentir e o ser de forma a compreender a realidade em que vivem.
Agora, marque a alternativa com a sequência correta.Nota: 10.0
		A	F – V – V – F
		B	V – F – V – F
		C	V – V – F – VVocê acertou!
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI de 1998, foi a primeira proposta apresentada para a educação infantil, o qual contempla objetivos gerais e específicos, conteúdos e ações didáticas organizados para as diferentes faixas etárias dessa etapa da educação básica. Ele não é um documento de caráter obrigatório que deverá ser seguido pelas instituições que ofertam a educação infantil. Porém, ele representa uma articulação das políticas nacionais para discutir o assunto. Ele apresenta objetivos gerais e específicos, conteúdos e ações didáticas organizados para diferentes faixas etárias entre 0 e 6 anos. No que concerne à formação pessoal e social são consideradas as experiências que favorecem a formação do sujeito em relação ao desenvolvimento das capacidades afetivas e de natureza global da criança além de seus esquemas simbólicos. As definições apresentadas no RCNEI são concebidas como uma concretização dos propósitos da instituição, sendo que esta considera tais definições um meio para as crianças poderem exercitar o pensamento próprio, o sentir e o ser de forma a compreender a realidade em que vivem (p. 126-127).
		D	F – F – F – V
		E	F – V – F – F
Questão 2/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o extrato de texto a seguir:
“Na educação infantil a organização do tempo permeia a intencionalidade que reflete na proposta de trabalho do professor, documentando o processo por meio do planejamento, instrumento orientador do trabalho docente”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Oder José dos. Pedagogia dos conflitos sociais. Campinas: Papirus, 1992. p. 177.
Segundo o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, sobre os elementos constitutivos de um projeto de trabalho na educação infantil, selecione a alternativa correta.
Nota: 10.0
		A	Os elementos são apresentados ao professor pré-determinados pela direção da escola.
		B	Os elementos administrativos e financeiros adentram o projeto de trabalho pedagógico do docente.
		C	Os elementos para o projeto de trabalho são únicos em todo o sistema de ensino brasileiro.
		D	Os elementos identidade pessoal e desenvolvimento de competências e permeiam o projeto de trabalho na educação infantil.
		E	Os elementos: nome, justificativa, objetivo geral e situações significativas são algumas das estruturas que norteiam o projeto de trabalho.Você acertou!
Os elementos nome, justificativa, objetivo geral e situações significativas são algumas das estruturas que norteiam o projeto de trabalho. São determinado em conjunto com a equipe pedagógica e os professores da escola. Para uma gestão e organização democrática da escola, a direção e a coordenação devem considerar os elementos administrativos e financeiros. (p. 133 e 145).
Questão 3/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Atente para o excerto a seguir:
“A proposta curricular e as situações de ensino, na educação infantil, devem ser organizadas de modo que as atividades e experiências de aprendizagem tenham um objetivo e um valor educativo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSENAU, Luciana dos Santos. Diagnóstico do fazer docente na educação infantil. Curitiba: Ibpex, 2012, p. 93. 
De acordo com o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, responda à seguinte questão: quais elementos norteiam o professor da educação infantil e estão postos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI)? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Formação pessoal e social.
( ) Formação abstrata e econômica.
( ) Formação do conhecimento de mundo.
( ) Formação técnica e profissional.
Agora, marque a alternativa com a sequência correta:Nota: 10.0
		A	F – V – F – V
		B	V – F – V – FVocê acertou!
A organização do RCNEI é estruturada de acordo com a faixa etária. Ele apresenta dois âmbitos de experiências que abarcam formação pessoal e social e a formação do conhecimento de mundo. Entre estes dois âmbitos existem elementos que refletem e priorizam eixos de trabalho que o psicomotor e cognitivo dos alunos. Ambos, formação pessoal e social e a formação do conhecimento de mundo estão voltados para os aspectos de ordem integral e comunitária/social do aluno da educação infantil. (p.127).
		C	V – F – F – F
		D	V – V – F – F
		E	V – F – V – V
Questão 4/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia a seguinte citação:
“A Constituição Federal de 1988 representou um avanço no que se refere aos direitos da infância. Ela considera as crianças e os jovens como sujeitos de direitos e proclama a necessidade da oferta de atendimento em educação infantil”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BARBOSA, Maria Carmen Silveira Barbosa. Por amor e por força rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 16.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, a partir da década de 1980, a educação infantil ganha destaque no campo da pesquisa e no campo legislativo em virtude da redemocratização pela qual o Brasil passou. Nesse contexto, como a criança e a educação infantil são evidenciadas dos documentos criados a partir de 1980 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Constituição de 1988)? Analise as afirmativas a seguir:
I. A Constituição Federal de 1988 apresenta um novo olhar para a criança e reconhece o seu direito de ser atendida em creches e pré-escolas, vinculando o atendimento à área educacional e não só à assistencialista.
II. Em 1990, foi criado o ECA. Em seu art. 4º, ele reforça o direito ao atendimento as crianças de 0 a 3 anos e de 4 a 6 anos nos primeiros anos do ensino fundamental. O ECA corrobora com os dispositivos da Constituição.
III. A LDBEN define que a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, complementando a ação da família e da comunidade.
IV. A LDBEN destaca que a responsabilidade pelo desenvolvimento integral da criança deve ser compartilhada pela família, comunidade e poder público.
São corretas as afirmativas:Nota: 10.0
		A	I, II e III apenas.
		B	I, II e IV apenas.
		C	I, III e IV apenas.Você acertou!
A Constituição Federal de 1988 apresenta um novo olhar para a criança e reconhece o seu direito de ser atendida em creches e pré-escolas, vinculando o atendimento à área educacional e não só à assistencialista. Em 1990, foi criado o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em seu art. 4º, ele reforça o direito ao atendimento às crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas. O ECA ratifica os dispositivos da Constituição. Na LDBEN, o art. 29 define que a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, complementando a ação da família e da comunidade. Na LDBEN/1996, é evidenciada a necessidade de considerar a criança como um todo para promover o seu desenvolvimento, havendo o compartilhamento das responsabilidades familiar, comunitária e do poder público (p. 47-49).
		D	I e IV apenas.
		E	II e III apenas.
Questão 5/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Considere a afirmação a seguir: 
“Considerando, portanto, a perspectiva histórica em que se desenvolveu um novo sentimento de infância, é possível afirmar que a nova maneira de encará-la, valorizando as etapas do desenvolvimento físico-emocional do indivíduo, acabou por ampliar a visibilidade de suas diferenças e vulnerabilidades e conferir a ela um novo papel social, que implicava o reconhecimento da infância como uma dimensão da cidadania”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRONTANA, Isabel Cristina Ribeiro da Cunha. Crianças e adolescentes nas ruas de São Paulo. São Paulo: Loyola, 1999. p. 46 e 47.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, o sentimento de infância pode ser determinado pelo contexto social e, nessa condição, precisam ser considerados alguns aspectos. Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
(  ) Quando se fala em sentimento de infância, deve-se levar em consideração a noção de sentimento de infância que surgiu com a diminuição da mortalidade infantil a partir do século XVI.
(  ) Quando se fala em sentimento de infância, é importante valorizar a noção de sentimento de infância moderno, que considera a criança um ser completo e despido de necessidades.
(  ) Quando se fala em sentimento de infância, deve-se dar atenção à noção de sentimento moderno de infância, correspondente a atitudes contraditórias que caracterizam o comportamento do adulto, como o ato de “paparicar” uma criança.
(  ) Quando se fala em sentimento de infância, é importante lembrar que o ato de considerar a criança como um ser perfeito e completo é recente e compõe a noção moderna de sentimento infantil.
Agora, assinale
a alternativa com a sequência correta:Nota: 10.0
		A	V – V – V – F
		B	F – F – V – V
		C	V – V – F – V
		D	F – V – F – F
		E	V – F – V – FVocê acertou!
o sentimento de infância, de acordo com a explicação de Kramer (1995), é determinado pelo contexto social e, nessa condição, dois aspectos precisam ser considerados: um deles diz respeito ao sentimento de infância, o qual surgiu com a diminuição da mortalidade infantil a partir do século XVI, com as descobertas científicas que possibilitaram mais qualidade e tempo de vida; o outro é referente ao sentimento moderno de infância correspondente a atitudes contraditórias que caracterizam o comportamento do adulto: o de “paparicar”, que pressupõe uma criança ingênua, graciosa, inocente; e o de considerar a criança como um ser imperfeito e incompleto (p. 21).
Questão 6/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o extrato de texto a seguir:
“Uma instituição de ensino deve organizar o espaço considerando que as características físicas do ambiente comunicam mensagens simbólicas sobre as intenções e os valores das pessoas que o controlam”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, M. C. de; RUBIANO, M. R. B. Organização do espaço em instituições pré-escolares. In: OLIVEIRA, Z. M. R. de (Org.). Educação Infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez, 1994.
De acordo com o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, quais aspectos os ambientes construídos para as crianças e para o seu desenvolvimento devem promover? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Promover a identidade pessoal ligada à noção de identidade de lugar, de modo a estimular a individualidade.
( ) Promover a interação da criança com o ambiente de forma desafiadora, satisfazendo às suas necessidades.
( ) Promover oportunidades de crescimento de forma a permitir movimentos corporais variados e estímulo dos sentidos.. .
( ) Promover a sensação de segurança e confiança durante a exploração do ambiente.
Agora, marque a alternativa com a sequência correta: Nota: 10.0
		A	F – V – F – V
		B	V – F – V – F
		C	V – F – F – F
		D	V – V – F – F
		E	V – V – V – VVocê acertou!
Elas (Carvalho; Rubiano 1994) apontam que os ambientes construídos para as crianças e para o seu desenvolvimento devem promover: • a identidade pessoal ligada à noção de identidade de lugar, possibilitando à criança desenvolver sua individualidade e participar nas decisões sobre as organizações dos espaços; • o desenvolvimento da competência de maneira a possibilitar à criança interagir com o ambiente de forma desafiadora, satisfazendo às suas necessidades; • oportunidades de crescimento de forma a permitir movimentos corporais variados e estímulo dos sentidos; • sensação de segurança e confiança durante a exploração do ambiente (p.134-135).
Questão 7/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o extrato de texto a seguir:
“Os sistemas escolares devem descentralizar as ações, permitindo a ampliação da autonomia administrativa, financeira e pedagógica, pois os métodos instrumentais e organizacionais adentram o espalho escolar”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Oder José dos. Pedagogia dos conflitos sociais. Campinas: Papirus, 1992. p. 38.
De acordo com o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, sobre os espaços para as atividades pedagógicas, selecione a alternativa correta.
Nota: 10.0
		A	Os espaços para as atividades pedagógicas devem ser iguais em todo o sistema de ensino brasileiro.
		B	A elaboração dos espaços para as atividades pedagógicas não é de responsabilidade da escola, os espaços são regulamentados e construídos segundo regras rígidas.
		C	Os espaços para as atividades pedagógicas devem ser elaborados em consonância com os estudos de língua portuguesa, matemática e inglês, únicas disciplinas obrigatórias na Educação Infantil.
		D	A escola tem autonomia para elaboração dos espaços para as atividades, em consonância com a concepção filosófica que seja de conhecimento da coletividade e compartilhada por todos.
Você acertou!
Quanto aos espaços para as atividades pedagógicas, as instituições têm autonomia para optar por uma organização com projetos, áreas de conhecimentos, módulos, entre outros. Considerando que uma instituição de ensino tenha como ponto de partida esses elementos para dar forma ao documento, compete a ela a articulação de todos eles, de forma a traduzir o pensamento do grupo, tendo como pano de fundo uma concepção filosófica que seja de conhecimento da coletividade e compartilhada por todos (p. 172).
		E	Os espaços para as atividades pedagógicas são desenvolvidos de acordo com a proposta da direção escolar, em consonância com as exigências de instituições reguladoras privadas.
Questão 8/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o extrato de texto a seguir:
“A escola, muitas vezes, é o único meio social de qualidade da criança, e sendo assim, deve estrar preparada para provocar mudanças, e não incentivar a inércia do conhecimento”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSENAU, Luciana dos Santos. Diagnóstico do fazer docente na educação infantil. Curitiba: Ibpex, 2012, p. 95.
De acordo com o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, sobre os pensadores e suas concepções teóricas sobre a Educação Infantil, analise as proposições abaixo, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A criação do Jardim de Infância constitui uma ideia pautada na filosofia espiritualista, onde o desenvolvimento da criança é visto como uma “planta” regado com amor, encorajamento, e simpatia. 
( ) Para um desenvolvimento positivo, a criança, segundo Froebel, era estimulada ao silêncio, sem explorar o meio em que estava inserida.
( ) A concepção teórica de Decroly defendia o ensino intelectual, sendo o domínio do conteúdo pela criança sua principal preocupação, pois eram organizados a partir dos centros de interesse.
(  ) Decroly defendia que os jardins de infância deveriam ser como abrigos de crianças, espaços preparados para crescimento, intelectualidade e trabalho individual.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:Nota: 10.0
		A	V – F – F – F
		B	F – V – V – V
		C	V – V – F – V
		D	V – F – V – FVocê acertou!
Para Pestalozzy, valorizar a aprendizagem pela experiência e pela observação, fundando o método natural da educação, é um dos princípios que norteiam suas concepções teóricas. A criação do Kindergarten – Jardim de Infância constitui uma ideia pautada na filosofia espiritualista, onde o desenvolvimento da criança é visto como uma “planta” regado com amor, encorajamento e simpatia. Seu principal pensador é Froebel. Na concepção teórica de Decroly o ensino intelectual era por ele defendido, sendo que o domínio do conteúdo pela criança era sua principal preocupação, pois eram organizados a partir dos centros de interesse. O educador defendia a importância dos locais, considerados como jardins de infância, não deveriam ser como abrigos de crianças, mas espaços preparados para jogos, trabalho infantil e atividades em grupo, diferente dos ambientes escolares voltados para crianças maiores e adultos (p. 69-70).
		E	F – F – V – V
Questão 9/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia a passagem de texto a seguir:
“Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (Redação dada pela Lei 12.796, de 2013)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 11 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, sobre o papel da família nos cuidados com a criança pequena, analise as proposições abaixo, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas. 
(   ) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) – Lei 9.394 – afirma que o atendimento à criança deve ser dado em complementação à educação da família. 
(   ) Em determinados períodos e contextos, no Brasil, a família foi a única responsável pelos cuidados com a criança.
(   ) Atualmente, o Estado não carrega responsabilidades em relação à educação infantil, o papel de educar a criança de maneira integral é apenas da família.
(   ) No contexto atual, a culpabilização da família por não educar as crianças não pode esconder a responsabilidade que o Estado tem em relação às condições de trabalho, saúde, moradia e educação da população.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:Nota: 10.0
		A	V – F – V – F
		B	F – V – V – F
		C	V – V – V – FVocê acertou!
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) - Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 - pronuncia-se dizendo que o atendimento à criança deve ser dado em complementação à educação da família. [...] É possível identi?carmos que em determinados períodos e contextos – como por exemplo antes da passagem do sistema para o urbano-industrial, que ocorreu na década de 1920 com a instalação do capitalismo no Brasil (Nagle 2001 p. 21) – a família foi a única responsável pelos cuidados com a criança. [...] No contexto atual, a culpabilização da família por não educar as crianças não pode esconder a responsabilidade que o Estado tem em relação às condições de trabalho, saúde, moradia e educação da população. (p. 30-33).
		D	F – F – F – V
		E	F – V – F – V
Questão 10/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia a passagem de texto a seguir:
“Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei federal 8.069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, no que diz respeito ao sentimento de infância no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I. Para a realidade brasileira, existe uma diversificação sobre esse sentimento de acordo com a inserção social da criança na sua classe e com o contexto político e econômico do país.
II. Dentro do cenário brasileiro é possível conceber apenas um modelo de infância, já que as condições econômicas, sociais e culturais das crianças no Brasil se mostram cada dia mais igualitárias.
III. A Convenção dos Direitos da Criança define como criança todo ser humano antes de completar 13 anos. No entanto, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) disposto pela Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, considera como criança o indivíduo de até 16 anos.
IV. É impossível conceber apenas um modelo de criança no território nacional, há diferentes visões sobre a infância, pois cada contexto produz seu próprio conceito de infância.
São corretas as afirmativas:Nota: 10.0
		A	I, II e III apenas.
		B	I, II e IV apenas.
		C	I, III e IV apenas.
		D	I e IV apenas.Você acertou!
Ao buscar as origens do sentimento de infância no Brasil, Kramer (1995) considera que, para a realidade brasileira, existe uma diversificação sobre esse sentimento de acordo com a inserção social da criança na sua classe e com o contexto político e econômico do país. Kramer (1995, p. 20) aponta a impossibilidade de conceber apenas um modelo de criança no território nacional, pois há diferentes visões sobre a infância, já que elas se baseiam nas diferentes condições econômicas, sociais e culturais das crianças e no papel que elas exercem na comunidade. No Brasil, vigora, por exemplo, a Convenção dos Direitos da Criança, que define como criança todo ser humano antes de completar 18 anos. No entanto, O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) disposto pela Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, considera como criança o indivíduo de até 12 anos. Cada contexto produz seu próprio conceito de infância (p. 26-27).
		E	II e III apenas.
 
 
 Orientações para realização da avaliação.
 
 A avaliação terá o tempo limite de 0 minutos por tentativa. Ao final desse tempo a avaliação será salva automaticamente e as questões não respondidas serão consideradas como erradas durante a correção. 
 Antes de iniciar a prova, verifique o horário de funcionamento de seu polo!
 Você está na tentativa 0. Essa avaliação permite no máximo 0 tentativa(s) e será considerada para fins de lançamento a maior nota alcançada dentre as tentativas realizadas.
 
 
 
 Aceito iniciar a avaliaçãoCancelar
 
 
 
 
 
 
 Para realizar essa avaliação é necessário estar no polo e o tutor deve autorizar o início.
 Caso você esteja no polo, chame o tutor para autorizar o início da avaliação.
 
 RU
 
 
 
 
 
 Senha
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
	
 
 
 
 
 	Conheça o novo AVA 
	 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 ×
 ATENDIMENTO ONLINE
 
 Fechar
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Voltar
 
 
 
 
 
 
 
 ATIVIDADE PEDAGÓGICA ON-LINE - UTA INFÂNCIA E LUDICIDADE C FASE II
 
 
 (Versão para impressão)
 
 
 
 
 
 
 
 ARLETE DA CONSOLAÇÃO DE SOUZA - RU: 1296157
 
 
 Nota:
 100
 
 
 PROTOCOLO: 201611051296157D32D91
 
 
 
 
 Disciplina(s): 
 
 Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
 
 
 	Data de início: 	
 05/11/2016
 19:21
 
	Prazo máximo entrega:	
 -
Data de entrega:	
 05/11/2016
 19:26
 
 
 
 
 
 
 
 
Questão 1/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Considere o excerto a seguir:
“O brincar contribui para todos os domínios do pensamento. Brincando, as crianças estimulam os sentidos, exercitam seus músculos, coordenam a visão com o movimento, adquirem mestria sobre seus corpos, tomam decisões e adquirem novas habilidades”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: MARTORELL, Gabriela. O desenvolvimento da criança: do nascimento à adolescência. Porto Alegre: Mc Graw Hill Education, 2014. p. 208.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, qual é a contribuição do brinquedo para o desenvolvimento humano? Analise as afirmativas a seguir:
I. Segundo Vygotsky, o brinquedo é uma atividade primordial para a visão de prazer da criança.
II. No brinquedo é criada uma zona de desenvolvimento proximal da criança na medida em que ela se comporta além do habitual de sua idade.
III. No brinquedo, a criança opera com significados desligados dos objetos e ações aos quais estão habitualmente vinculados.
IV. O brinquedo é um espaço de transição.
São corretas apenas as afirmativas:Nota: 10.0
		A	I, II e III.
		B	I, II e IV.
		C	II, III e IV.Você acertou!
Segundo Vygotsky o brinquedo não pode ser visto como uma atividade que dá prazer à criança, pois este pode ser obtido de outras formas. No brinquedo é criada uma zona de desenvolvimento proximal da criança na medida em que ela sempre se comporta além do habitual de sua idade, parecendo ser bem mais do que é na realidade. No brinquedo, a criança opera com significados desligados dos objetos e ações aos quais estão habitualmente vinculados. Assim esse processo caracteriza o brinquedo como um espaço de transição. Ou seja, “um estágio entre as restrições puramente situacionais da primeira infância e o pensamento adulto que pode ser totalmente desvinculado de situações reais” (p. 113 a 115).
		D	I e IV.
		E	II e III.
Questão 2/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o extrato de texto a seguir:
“A história do atendimento às crianças no Brasil é demarcada pelas ‘desigualdades de uma sociedade estratificada, que viveu mais de três séculos de escravidão, a história das crianças esteve à sombra dos adultos’”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KRAMER, S. (Org.). Profissionais de educação infantil: gestão e formação. São Paulo: Àtica, 2005, p. 38.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, sobre os desafios na Educação Infantil, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
(  ) A criação de jardins de infância com espaços que valorizem a individualismo. 
( ) A disposição de educação infantil em instituições de ensino fundamental como forma de otimizar o espaço físico. 
( ) A atuação com as famílias de forma a considerar a dinâmica social e as práticas culturais da comunidade.
(  ) A superação da concepção assistencialista da educação infantil.
Nota: 10.0
		A	V – F – F – F.
		B	F – V – V – V.
		C	V – V – F – V.
		D	V – F – V – F.
		E	F – F – V – V.Você acertou!
A atuação com as famílias é um desa?o. Desa?o que deve considerar a dinâmica social e as práticas culturais da comunidade a ?m de proporcionar ações educativas que valorizem a criança e as famílias às quais aquelas pertencem. O fato de conhecer a realidade deve provocar re?exões que permitam buscar diferentes formas de atendimento aos direitos da criança e da família. Nesse âmbito dos desa?os, observamos duas necessidades básicas: a superação da concepção e a interação com a família. Portanto é necessário que as instituições fortaleçam os vínculos para estabelecerem relações de con?ança com as famílias de modo a envolvê-las no processo educativo (p.181).
Questão 3/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o seguinte excerto:
“A zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky conecta uma perspectiva psicológica geral sobre o desenvolvimento da criança com uma perspectiva pedagógica sobre o ensino. O pressuposto que subjaz ao conceito é que o desenvolvimento psicológico e o ensino são socialmente enquadrados; para entendê-los, é preciso analisar a sociedade circundante e suas relações sociais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: DANIELS, Harry. Uma introdução a Vygotsky. São Paulo: Loyola, 2002. p. 199
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, Vygotsky concebe o desenvolvimento baseado no organismo ativo, e o pensamento construído em um ambiente histórico e social. Com base nessa informação, sobre a teoria de Vygotsky, analise as afirmativas a seguir:
I. Ele defende a ideia de que existe uma descontinuidade na interação entre as condições sociais e a base biológica do comportamento humano (mutáveis), aceitando, portanto, a possibilidade de existir uma sequência universal de estágios cognitivos.
II. A fala usada na interação social com outros mais experientes auxilia a organização do pensamento complexo abstrato e individual.
III. Ao internalizar as instruções, as crianças modificam as funções psicológicas (atenção, percepção, memória e a capacidade de solucionar problemas).
IV. A palavra dá forma ao pensamento.
São corretas apenas as afirmativas:Nota: 10.0
		A	I, II e III.
		B	I, II e IV.
		C	II, III e IV.Você acertou!
Ele defende a ideia de que há uma contínua interação entre as condições sociais e a base biológica do comportamento humano (mutáveis) e não aceita a possibilidade de existir uma sequência universal de estágios cognitivos. A fala usada na interação social com outros mais experientes auxilia a organização do pensamento complexo abstrato e individual; ao internalizar as instruções, as crianças modificam as funções psicológicas (atenção, percepção, memória e a capacidade de solucionar problemas). A palavra dá forma ao pensamento (p. 93-94).
		D	I e IV.
		E	II e III.
Questão 4/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o extrato de texto a seguir:
“Os esforços atuais dos desenvolvimentistas para pensar ao longo de linhas de desenvolvimento pode beneficiar-se dos sucessos e fracassos intelectuais de Vygotsky e de seus contemporâneos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: VALSINER, Jaan; VEER, René Van Der. Vygotsky: uma síntese. São Paulo: Loyola, 1996. p. 15.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, sobre as concepções de Lev Semenovith Vygotsky, analise as afirmativas a seguir: 
I. Para Vygotsky, a criança é um ser social.
II. Segundo os estudos de Vygotsky, o processo de desenvolvimento de conhecimento se faz por mediações.
III. De acordo com Vygotsky, o professor é um mediador entre a criança e o cultural, para que ela tenha acesso aos conteúdos universais.
IV. Vygotsky aponta para uma perspectiva educacional cujo papel do professor é o cuidar de crianças, de forma que ela reproduza o conhecimento adquirido, tendo como ponto de partida o novo apresentado.
São corretas apenas as afirmativas:Nota: 10.0
		A	I, II e III.Você acertou!
Na concepção de Lev Semenovith Vygotsky (1896–1934), a criança é um ser social. E o processo de desenvolvimento de conhecimentos se faz por mediações. O professor aparece aqui como mediador entre a criança e o cultural, para que esta tenha acesso aos conteúdos universais. Essa teoria redireciona o processo de ensino. Isso aponta para uma perspectiva educacional cujo papel
do professor é o de proporcionar aos alunos a oportunidade de produzir e se apropriar de novos conhecimentos, tendo como ponto de partida o que eles já sabem e levando-os a interagir com outros alunos num ambiente de aprendizagem cooperativo (p. 73).
		B	I, II e IV.
		C	I, III e IV.
		D	I e IV.
		E	II e III.
Questão 5/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o extrato de texto a seguir:
“Vygotsky [...] idealizava uma sociedade justa e igualitária, dando ênfase ao pensamento e à linguagem como forma de crescimento intelectual. Para ele, a linguagem tem duas funções: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSENAU, Luciana dos Santos. Diagnóstico do fazer docente na educação infantil. Curitiba: Ibpex, 2012, p. 95.
Para Vygotsky, o desenvolvimento está baseado na organização ativa e o pensamento é construído em um ambiente histórico e social. De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, sobre as perspectivas de Vygotsky, analise as proposições abaixo, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas. 
( ) Na concepção de Vygotsky, o desenvolvimento está baseado no organismo ativo e o pensamento é construído em um ambiente histórico e social. 
(  ) Vygotsky defende que o desenvolvimento da criança é compreendido a partir de etapas pré-estabelecidas e todas estão contempladas na Educação Infantil . 
(  ) Para Vygotsky, o meio no qual a criança está inserida é insignificante para o desenvolvimento físico, social e cognitivo. 
( ) Vygotsky não aceita a possibilidade de existir uma sequência universal de estágios cognitivos.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:Nota: 10.0
		A	F – V – F – V.
		B	F – F – V – V.
		C	V – F – F – V.Você acertou!
Na concepção de Vygotsky, o desenvolvimento está baseado no organismo ativo e o pensamento é construído em um ambiente histórico e social. Ele defende a ideia de que há uma contínua interação entre as condições sociais e a base biológica do comportamento humano (mutáveis) e não aceita a possibilidade de existir uma sequência universal de estágios cognitivos (p. 93-94).
		D	V – F – V – F.
		E	F – F – F – V.
Questão 6/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Considere o excerto de texto a seguir:
“No Brasil, a partir da década de 1970, a educação de crianças de 0 a 6 anos adquiriu um novo estatuto no campo das políticas e das teorias educacionais. Finalmente, a história luta por creches e pré-escolas, engendrada por diferentes movimentos sociais, tomou grandes proporções, e os governos – principalmente aqueles que se instalaram pós-abertura política – realizaram investimentos para a ampliação do direito à educação das crianças dessa faixa etária”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BARBOSA, Maria Carmen Silveira Barbosa. Por amor e por força – rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 15.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, por serem constituídas para atender as pessoas de baixa renda, como eram vistas as instituições de educação infantil? Analise as afirmativas a seguir:
I. As instituições de educação infantil eram vistas de forma estigmatizada.
II. As creches eram consideradas depósitos de crianças. 
III. A concepção educacional era marcada pelo caráter compensatório, para sanar as possíveis faltas e carências das famílias. 
IV. A rotina de trabalho dessas instituições era centrada no desenvolvimento cognitivo e social do indivíduo.
São corretas apenas as afirmativas:Nota: 10.0
		A	I, II e IIIVocê acertou!
Ao serem constituídas para atender as pessoas de baixa renda, as instituições de educação infantil eram vistas de forma estigmatizada: as creches passaram a ser consideradas depósitos de crianças. Essas instituições assumiram, naquele momento, um caráter compensatório para sanar as possíveis faltas e carências das famílias. A rotina de trabalho dessas instituições ficou centrada na guarda e nos cuidados físicos da criança. (p.37).
		B	I, II e IV
		C	I, III e IV
		D	I e IV
		E	II e III
Questão 7/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Considere o fragmento de texto a seguir:
“Dentre os princípios filosóficos em que se baseiam o método Montessori podemos citar: a construção da personalidade através do trabalho, o ritmo de desenvolvimento próprio de cada criança, a liberdade, a ordem, o respeito e a normalização”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: MONARCHA, Carlos (Org.). Educação da infância brasileira 1875-1983. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. p. 238.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, Maria Montessori (1870–1952), educadora italiana, cursou Medicina em Roma, onde iniciou suas pesquisas sobre a educação de crianças com deficiência mental. Criou um método educativo, conhecido como Método Montessori, que foi estendido ao ensino de crianças sem deficiência. Conhecido pelo seu próprio nome e estendido ao ensino de crianças sem deficiência. Sobre esse método, analise as alternativas relacionadas abaixo:
I. Na sua pedagogia científica, o método Montessori propunha a criação de um ambiente que estimulasse o desenvolvimento da criança.
II. O ambiente adaptado servia para ajudar especificamente o desenvolvimento psíquico e era considerado primário nos processos de crescimento da criança. 
III. Defendia que o ambiente deve ser adaptado para o uso da criança de forma a atendê-la nos aspectos físicos e psicológicos.
Agora, assinale a alternativa correta:Nota: 10.0
		A	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
		B	Apenas a alternativa I está correta.
		C	Apenas a alternativa III está correta.
		D	Apenas as alternativas I e III estão corretas.Você acertou!
Maria Montessori (1870–1952), educadora italiana, cursou Medicina em Roma, onde iniciou suas pesquisas sobre a educação de crianças com deficiência mental. Criou um método educativo, conhecido pelo seu próprio nome, baseado no uso de brinquedos e estendido ao ensino de crianças sem deficiência. Na sua pedagogia cientifica, propunha a criação de um ambiente que estimulasse o desenvolvimento da criança. O ambiente, embora fundamental, era por ela considerado secundário, pois, nos processos de crescimento e desenvolvimento da criança, ele pode ajudar a modificar ou destruir; no entanto, não é capaz de criar. Porém, defendia que o ambiente deve ser adaptado para o uso da criança de forma a atendê-la nos aspectos físicos e psicológicos (p. 71).
		E	Apenas a alternativa II está correta.
Questão 8/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o trecho a seguir:
“A medida que a criança se desenvolve, começa a realizar representações mentais dos objetos do mundo real. Assim, ela está interagindo com o real por meio do simbólico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSENAU, Luciana dos Santos. Diagnóstico do fazer docente na educação infantil. Curitiba: Ibpex,2012. p. 101.
De acordo com os estudos realizados e o livro-base Pressupostos da educação infantil, responda à seguinte questão: quais conteúdos uma instituição de ensino que faz uso do Referencial curricular nacional para a educação infantil (RCNEI) deve considerar? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
(   ) Conteúdos religiosos, quânticos e sociais.
(   ) Conteúdos moralistas, jurídicos e motores.
(   ) Conteúdos matemáticos, geométricos e didáticos.
(   ) Conteúdos atitudinais, conceituais e procedimentais.
Agora marque a alternativa com sequência correta: Nota: 10.0
		A	F – V – F – V.
		B	V – F – V – F.
		C	F – F – F – V.Você acertou!
A partir das definições do RCNEI, uma instituição de ensino que oferta a educação infantil e faz uso do documento
mencionado deverá contemplar no trabalho intencional e integral conteúdos de ordem atitudinal, conceitual e procedimental, imprescindíveis para a efetivação do ensino. Estes conteúdos abarcam: atitudinal – conhecimento dos conceitos, conceitual – saber fazer e procedimental – valores, atitudes e normas. Os demais aspectos: linguagem, psicomotor, social, moral, integral e motor estão inseridos nos conteúdos aqui mencionados. Os conteúdos voltados para a disciplina de matemática estão voltados para o ensino fundamental I da educação básica (p.127 e 128).
		D	V – V – F – F.
		E	V – F – V – V.
Questão 9/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Quando a criança consegue distinguir o desenho da escrita, ela começa a se preocupar com as diferenciações no interior de cada uma dessas linguagens. Assim, ao interessar-se pela escrita, a criança percebe que as formas dos grafismos não têm relação nem com a forma dos objetos nem com a sua organização espacial, mas que são formas arbitrárias e que se distribuem linearmente numa superfície, da esquerda para a direita. Essas formas arbitrárias são as letras utilizadas no seu meio sociocultural, das quais a criança logo se apropria”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: PILLAR, Analice Dutra. Desenho e escrita como sistemas de representação. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 76.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, sobre o desenvolvimento da linguagem na concepção de Emília Ferreiro, analise e relacione as características a seguir:
1 – Fase silábica.
2 – Fase silábico-alfabética.
3 - Fase alfabética.
(  ) A criança distingue algumas unidades linguísticas, como as letras, as sílabas e as frases.
( ) A criança utiliza uma letra para representar a sílaba, sem se preocupar com o valor sonoro que as letras podem representar.
( ) A criança ora escreve uma letra para representar uma sílaba, ora escreve a sílaba completa.
( ) Aos poucos, as crianças usam as mesmas letras para representar os mesmos sons, apresentam um momento de conflitos cognitivos relacionado a quantidade mínima de letras e à contradição entre a interpretação silábica e a escrita alfabética, que tem sempre as mesmas letras.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:Nota: 10.0
		A	1 – 2 – 3 – 2
		B	2 – 3 – 1 – 3
		C	3 – 1 – 2 – 1Você acertou!
Fase silábica: A criança utiliza uma letra para representar a sílaba, sem se preocupar com o valor sonoro a que as letras podem representar. Aos poucos, as crianças usam as mesmas letras para representar os mesmos sons, apresentam um momento de conflitos cognitivos relacionado à quantidade mínima de letras e à contradição entre a interpretação silábica e a escrita alfabética, que tem sempre as mesmas letras. Fase silábico-alfabética: A criança ora escreve uma letra para representar uma sílaba, ora escreve a sílaba completa. Fase alfabética: A criança distingue algumas unidades linguísticas, como as letras, as sílabas e as frases (p. 110 a 112).
		D	1 – 2 – 2 – 3
		E	3 – 3 – 1 – 2
Questão 10/10 - Educação Infantil: Pressupostos Teórico-Metodológicos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Assume que a concepção de criança é uma noção historicamente construída e que vem mudando ao longo do tempo. Tal concepção reafirma a natureza singular das crianças, isto é, são seres que sentem e pensam de um jeito próprio. Outro aspecto importante é o destaque dado à diversidade social e cultural como fatores dessa singularidade da criança”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, Rosa Fátima de. Escola e currículo. Curitiba: IESDE Brasil. S.A. 2008. p. 81.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, ao tratarmos da concepção de criança, percorremos a trajetória da educação infantil no mundo e no Brasil, sob a análise de quais papéis? Analise as afirmativas a seguir:
I. Da escola como principal matriz educativa.
II. Das primeiras organizações formais para o atendimento fora da família.
III. Das políticas criadas pelo Estado.
Assinale a alternativa correta:Nota: 10.0
		A	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
		B	Apenas a afirmativa I está correta.
		C	Apenas a afirmativa III está correta.
		D	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.Você acertou!
Ao tratarmos da concepção de criança, percorremos a trajetória da educação infantil no mundo e no Brasil, analisando os papéis: da família como matriz educativa; das primeiras organizações formais para o atendimento fora da família; das políticas criadas pelo Estado (p. 16,17).
		E	Apenas a afirmativa II está correta.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais