Buscar

Resenha sobre os personagens de A Odisséia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha sobre os personagens de “A Odisseia”.
Odisseu – Rei de Ítaca , Filho de Laerte e Anticléia, Pai de Telêmaco , Marido de Penélope. Odisseu é um guerreiro grego. Destemido, forte, corajoso, inteligente, e se diz independe dos deuses. Que no final admite o contrario. 
Penélope – Esposa de Odisseu, mãe de Telêmaco. Penélope representa fidelidade conjugal, pois se manteve fiel pelos 20 anos que ficou longe do marido. 
Telêmaco – Filho de Odisseu e Penélope. Representa Piedade – aquele que faz tudo pela família, que é fiel aos deuses e se importa com a comunidade. 
Laerte – Pai de Odisseu. Esposo de Anticléia. Um senhor bem de idade. 
Anticléia – Mãe de Odisseu. Esposa de Laerte. Se suicida depois que o filho parte, por não resistir a saudades que sente por ele. 
Atena – Deusa protetora de Odisseu. 
Poseidon – Deus dos mares. Odeia Odisseu, pois ele depois que destruiu Tróia declamou que ele sozinho venceu os troianos sem a ajuda dos deuses, sendo que Poseidon mandou a serpente para matar Laocoontes , caso contrario seu plano de entrar em Tróia com o cavalo não ia dar certo. 
Laocoontes - É o sábio, vidente de Tróia. Ele ao ver o Cavalo deixado na praia pelos gregos, alerta o Rei que era uma armadinha, mas um dos homens gregos o interrompe e fala que é um presente em sinal de veneração. Laocoontes é morto pela serpente marinha, após ferir o "presente" deixado pelos gregos.
Calipso – Ninfa do mar. Uma poderosa feiticeira detinha o poder da vida e da morte, poderia tornar quem ela quisesse imortal. 
Zeus – Deus dos deuses. 
Euricleia – Velha ama/empregada de Odisseu. Quando Odisseu volta de sua viagem é ela que ao limpar seu corpo disfarçado de mendigo, o reconhece pela cicatriz na coxa. 
Eurímaco – um dos pretendentes de Penélope. 
Nestor – Rei de Pilos 
Pisístrato – Filho de Nestor. 
Menelau – Rei de Esparta, marido de Helena.
Helena – Esposa de Menelau. 
Hermes – Mensageiro dos deuses. 
Nausícaa – Filha de Alcínoo.
Alcínoo- Rei dos feácios. 
Aedo – Proclamadores de epopéias. Declamadores profissionais. 
Lotófagor – literalmente os comedores da flor de lótus. 
Ciclopes – São gigantes pastores de ovelhas. O principal é o Polifemo, filho de Poseidon, que Odisseu e seus companheiros furam-lhe o olho. 
Lestrigões – Tribo de gigantes canibais. 
Éolo – Deus dos ventos. Dá o vento do leste a Odisseu com a condição de que ele somente abra a sacola quando chegar a Itáca. Mas os curiosos companheiros de viagem abrem antes de chegar, e eles se perdem no mar novamente. 
Antifátes – Era um gigante que come um dos companheiros de Odisseu. 
Circe – Poderosa feiticeira, que transformava os homens em animais. 
Hermes da a Odisseu um matinho como se fosse droga para ele não cair no feitiço de Circe. 
Hades – Reino dos Mortos. 
Tirésias – Sábio Cego, que morreu, mas sua sabedoria ainda vive. 
No Reino dos Mortos ( HADES ) Odisseu encontra sua mãe. 
Sereias - Mulheres aves, com um belo canto. 
Odisseu tem vontade de ouvir os cantos das sereias, então ele pedi para que a tripulação coloque cera no ouvido e que amare ele no frente do barco, e mesmo que ele peça para que seja desamarrado não era para fazer isso, as sereis começam a cantar e percebem que Odisseu não vai ao encontro delas, pois esta amarado, então diz relatos que elas se afogam por tal feito, e Odisseu é o primeiro homem ao ouvir o canto das sereias e não cair em tal desilusão. 
Cila – Monstro marinho com torso de uma bela mulher, mas tendo em volta da cintura seis cabeças de serpente com 3 fileiras de dentes. Os cães alertavam quando um navio estava passando de forma que ela pudesse captura os navegantes. 
Caríbdes – Filha de Poseidon e Gaia - mulher de apetite voraz que foi transformada por Zeus em um monstro aprisionado no fundo mar , de onde ela abre e suga as águas em imensos redemoinhos. 
Odisseu chega a Itáca mas vai direto ao encontro do porqueiro Eumeu. 
Eumeu – Porqueiro-chefe de Odisseu
Atena transforma Odisseu em mendigo. E ele pode ir ver se Penélope ainda é fiel ao seu coração. E como está a sua casa invadi pelos pretendes. 
T

Outros materiais