Buscar

Questionarios 1 e 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Princípios Gerais da Economia
Questionário 1
1 – A Economia começou a ser reconhecida como ciência:
Resposta: E – apenas alternativas “B”e “C”estão corretas.
Comentário: Antes do século XVIII a economia não era uma disciplina autônoma. Ela era estudada em conjunto com outras matérias. Porém, com a evolução da sociedade, sentiu-se a necessidade de um estudo mais aprimorado. A Economia ganha status de ciência a partir do século XVIII, com as obras fundadoras de Adam Smith, David Ricardo e Thomas Malthus.
2 - A queda do sistema feudal se deve primordialmente:
Resposta: A – ao inicio das cruzadas
Comentário: Na Idade Média não havia necessidade dos servos saírem dos feudos. Porém, com o início das feiras comerciais houve a necessidade de integralização de moedas. Deste modo, o sistema feudal começou a declinar com o início das cruzadas.
3 - O autor da teoria da divisão do trabalho foi:
Resposta: C – Adam Smith
Comentário: Adam Smith criou a teoria da divisão do trabalho.  O estudioso provou que se um funcionário fosse especializado em uma determinada tarefa, faria o seu trabalho de forma mais qualificada e em menor tempo. Deste modo, ele causou uma revolução no sistema de trabalho da época.
4 - O que caracteriza o fenômeno da globalização:
Resposta: D – todas as alternativas anteriores estão corretas.
Comentário: A globalização foi um processo que interligou as diversas culturas e povos. Hoje um acontecimento social de um país é rapidamente noticiado para todo o mundo. As mercadorias  são  importadas e exportadas entre países de forma sistematizada. As alternativas “a”,  “b”,  e “c” estão corretamente correlacionadas. Globalização é  um processo de interdependência e interação entre países e povos no que diz respeito às relações produtivas, comerciais, financeiras, tecnológicas e culturais, que interligam o mundo todo a partir dos meios de comunicação e a partir dos desenvolvimentos tecnológicos da informática.
5 - Podemos citar sobre os principais objetivos do Banco Mundial:
Resposta: E - Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Comentário: O objetivo básico do Banco Mundial era o de auxiliar na reconstrução e no desenvolvimento de territórios dos países membros atingidos pela destruição da guerra, e ele agiria no sentido de desenvolver uma série de atividades dedicadas a prover capital para fins produtivos. Tendo também outros objetivos específicos, entre eles a promoção do investimento externo privado e o desenvolvimento do comércio internacional.
6 - Quanto ao Fundo Monetário Internacional, podemos afirmar:
Resposta: E - Apenas a alternativa “a” está incorreta.
Comentário: O FMI foi criado com o objetivo de interligar os diversos países, no sentido de cooperação econômica. Já o Banco Mundial  tinha  como propósito financiar projetos de recuperação e de promoção de desenvolvimento econômico dos países atingidos pela guerra.
7 - Sobre Delfin Neto, podemos afirmar:
Resposta: A – é um economista brasileiro
Comentário: Na economia brasileira temos exemplos de ilustres economistas que auxiliam no desenvolvimento econômico por intermédio de opiniões e estudos sistemáticos a respeito da economia e de políticas expansionistas. Delfin Neto é um forte exemplo de economista que auxilia no desenvolvimento econômico do nosso país.
8 - Sobre as principais ideias de Marx podemos citar:
Resposta: D - Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Comentário: Marx entende o trabalho como atividade fundadora da humanidade. Sendo o trabalho, a centralidade da atividade humana, o homem se desenvolve socialmente. Sendo os homens seres sociais, a História, isto é, suas relações de produção e suas relações sociais fundam todo processo de formação da humanidade. Esta compreensão e concepção do homem são  revolucionária em todos os sentidos, pois é a partir dela que Marx irá identificar a alienação do trabalho. E com esta base filosófica é que Marx compreende todas as demais ciências, tendo sua compreensão do real influenciando cada dia mais a ciência por sua consistência.
9 - Uma das consequências da Revolução Industrial foi:
Resposta: A – desemprego.
Comentário: A entrada da tecnologia nos sistemas fabris teve um grande impacto na economia e na sociedade. A substituição do trabalho manual pelas produções através das máquinas gerou um alto índice de desemprego.
10 - Uma das piores crises econômicas mundiais foi em:
Resposta: A – 1929
Comentário: Vários filmes retratam a crise de 1929, época em que a população mundial ficou em sua maioria desempregada e chegou a passar fome. Deste modo, os economistas da época começaram a questionar o sistema capitalista vigente. Essa foi uma das piores crises econômicas mundiais.
	
	
	
	
Questionário 2
1 - Atualmente, como é organizado o sistema da atividade econômica no Brasil?
Resposta: B – é organizado como economia mista
Comentário: Nos dias de hoje, o sistema da atividade econômica da maior parte das economias é misto, combina as características das economias de mercado e as das centralizadas.
No Brasil, o sistema da atividade econômica é o misto, prevalecendo a economia de mercado como organizadora das atividades econômicas.
2- Com relação à política econômica expansionista, não podemos afirmar que:
Resposta: B - é utilizada quando o governo percebe a necessidade de frear o crescimento da renda, da produção e/ou do consumo.
Comentário: Políticas contracionistas ou restritivas são utilizadas quando o governo percebe a necessidade de frear o crescimento da renda, da produção e/ou do consumo. Assim, são adotadas medidas que desfavorecem a produção e o emprego.
3 - Entre os elementos citados nas alternativas abaixo, quais são considerados do sistema capitalista?
Resposta: E - Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Comentário: No sistema capitalista necessitamos de vários elementos, entre eles, o capital, a propriedade privada, a divisão de trabalho e o lucro como objetivo final. Reunir elementos de uma economia capitalista significa aglutinar os elementos que compõe o capitalismo.
4 - O atual ministro da Fazenda do governo da presidenta Dilma Roussef é:
Resposta: E - Todas as alternativas anteriores estão erradas.
Comentário: O atual Ministro da Fazenda é Joaquim Levy. Alexandre Tombini ocupa o cargo de Presidente do Banco Central. Guido Mantega ocupou o cargo de Ministro da Fazenda no primeiro Governo Dilma. Fernando Haddad é o Prefeito da Cidade de São Paulo. Arthur Henriques está ligado a Central Única dos Trabalhadores (CUT).
5 - Podemos afirmar, sobre o termo trade-off ou tradeoff, que:
Resposta: E - todas as alternativas anteriores estão corretas.
Comentário: Um trade-off se refere, geralmente, a perder uma qualidade ou um aspecto de algo, ganhando em troca outra qualidade ou aspecto. Isso implica tomar uma decisão tendo completa compreensão tanto do lado bom quanto do lado ruim da escolha a ser feita.
6- Podemos citar como principais funções do Banco Central na política monetária brasileira:
Resposta: D - Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Comentário: Entende-se por política monetária toda ação tomada pelo Banco Central com relação ao padrão monetário de um país.
O Banco Central é considerado autoridade monetária em qualquer país.
7- Quanto aos principais geradores de renda do governo, podemos citar:
Resposta: E - Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Comentário: Os impostos são a maior fonte de receitas do Estado. A receita do governo é proveniente da produção, da circulação e do consumo de mercadorias, e ainda de movimentações financeiras, de renda e outros.
8 - Segundo a teoria da organização da atividade econômica, qual país, entre os citados abaixo, pode ser considerado como tendo um sistema centralizado?
Resposta: C- Cuba
Comentário: Existem duas formas de organização da atividade econômica: uma é a descentralizada, predominante nas economias ocidentais, e a outra é a centralizada, como no caso de Cuba. Há, ainda, uma formamista, em que estão presentes a forma centralizada e a descentralizada. Nela, uma parte dos meios de produção pertence ao Estado e a outra ao setor privado.
Na forma centralizada, um órgão planejador central é quem responde ou decide sobre o problema econômico fundamental: o que será produzido, em que quantidade, como será produzido e para quem será produzido. O princípio que norteia essas decisões é o socialista, que prevê que cada um deve contribuir/consumir de acordo a sua capacidade e a seu trabalho.
9 - Sobre as principais políticas de renda no Brasil, podemos assinalar os programas:
Resposta: E - Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Comentário: Vários programas são implementados pelo governo na tentativa de diminuir a pobreza. Um exemplo disso são os programas citados nas alternativas acima.
10 - “Economia é o estudo de como os homens e a sociedade decidem, com ou sem a utilização do dinheiro, empregar recursos produtivos escassos, que poderiam ter aplicações alternativas, para produzir diversas mercadorias ao longo do tempo e distribuí-las para consumo, agora e no futuro, entre diversas pessoas e grupos da sociedade. Ela analisa os custos e os benefícios da melhoria das configurações de alocação de recursos.”
O conceito acima é de autoria do economista:
Resposta: C – Samuelson
Comentário: Vários autores estudam o processo econômico na tentativa de desenvolvê-lo e criar melhores condições sociais. Todos os estudiosos citados contribuíram para a evolução da economia na sociedade, porém, foi Samuelson que fez a citação acima.

Outros materiais