Buscar

Roteiro Aula Prática de Escoliose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Roteiro Aula Prática de Escoliose
Para alonga a concavidade coloca o paciente deitado lateral com a convexidade para baixo, coloca travesseiros ou bola, 1 minuto. (ombro caído lado côncavo) o paciente pode dobra os joelhos para da mais estabilidade.
Fortalecimento da convexidade: faz abdominal lateral para fortalecer o quadrado lombar (pode fazer com a bola)
CORE o músculo a ser fortalecido da escoliose para baixo o convexo.
O nome da escoliose se da pelo lado da convexidade.
Hipercifose: alongamento, paciente com a costas na bola, e os mmss para baixo ( abdominais e peitorais, alongados). 
Fortalecimento: faz Mackenzie.
RPG: retifica a cervical queixo no peito; adução das escápulas; rotação externa das mãos; retificação da lombar; respiração diafragmática. Fica 30 minutos nessa posição.
Roteiro Aula Prática 
Coluna Lombar
Liberação de Iliopsoas: paciente em DD faz flexão de joelho, um só, o fisio palpa medialmente a EIAS, e pede para o paciente fazer flexão de quadril para sentir o músculo, depois o paciente relaxa, o fisio aperta mais no músculo e faz movimento circulatórios. Tratamento de hérnia de disco: libera pq está em uma região que está dolorosa a lombar, faz 3 vezes de um minuto.
Alongamento do Psoas: paciente e DD, segura uma perna em flexão de quadril e joelho a outra perna onde o psoas esta sendo alongado fica em extensão, pode por o mi para fora da maca e força em extensão. Mantém por 1 minuto. Pq se origina na lombar onde está dolorido.
Liberação do Piriforme: função faz rotação externa, paciente em DV faz flexão de joelho, e o fisio palpa o piriforme pede pro paciente fazer rotação interna para achar o músculo, depois aperta no músculo e segura. Faz 3 vezes de um minuto.
Alongamento do Piriforme: 1° faz o teste para saber se um piriforme está encurtado, paciente em dv flexão de joelho e solta em direção lateral e uma perna fica menos aberta, essa faz rotação lateral do joelho ou em dd faz flexão de quadril e joelho e leva em direção do ombro oposto. Faz 3 vezes de 1 minuto.
Alongamento de Isquiotibiais: 1 minuto 3 vezes. Faz flexão de quadril com joelho esticado. É alongado pq gera tensão na musculatura que é comprometida na hérnia de disco.
Mobilização neural: 3 vezes de um minuto. 
Ciático: paciente em dd, joelho esticado (60° de flexão de quadril) e oscila o tornozelo em dorsiflexão. 1 oscilação a cada 3 segundos.
Tibial: mesma posição do ciático. Só que com eversão de tornozelo. 1 oscilação a cada 3 segundos.
Fibular: mesma posição do ciático. Mas em inversão de tornozelo. 1 oscilação a cada 3 segundos.
Femoral: paciente em dv. Faz flexão de joelho de 90°, faz uma leve extensão de quadril com um apoio (travesseiro). E vai fazendo flexão de joelho até sentir a parte anterior da coxa e oscila o tornozelo 1 oscilação a cada 3 segundos.
Mobilização articular das vértebras lombares: (todas as vértebras) nível das cristas ilíacas L2. 1 minuto em cada vértebra, serve para: grau 1 e 2: alivio de dor, 3 e 4: ganha adm.
Estabilização segmentar CORE: 4 posições 
Fortalecimento de cadeia cruzada posterior: repetições 10 vezes. Em 4 apoios e levanta os membros superiores e inferiores opostos. Na hérnia serve: na lombar os mi e ms cruzam as cadeias. 
Dissociação de cinturas: 10 repetições, pode usar a bola nos mmii e e nas mãos um bastão. Serve pra da mobilidade ao disco intervertebral.
Liberação miofacial: 1 minuto. Serve para quebra a tensão dos músculos da lombar. Coloca a mão na lombar e vai para os lados e sente quais direções vai menos e ganha mobilidade nessa direção liberando a pele e as fáscias.

Outros materiais