Buscar

Discurssiva história antiga

Prévia do material em texto

Discurssiva história antiga Questão 1/3 - História Antiga
Faça a leitura do trecho a seguir:  
“A nudez pública do atleta estava associada a contextos específicos, como exercícios, procissões, competições e cerimônias de vitória, e podia ser entendida como a explicitação de etnicidade, status, liberdade, privilégio e virtude física”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LESSA, Fábio de Souza; CODEÇO, Vanessa. Atletas gregos em cenas não esportivas. Phoînix, Rio de Janeiro, 2008, p. 151. 
A partir dos temas discutidos no artigo Democracia e Esportes em Atenas, explique porque os atletas atenienses realizavam a suas atividades esportivas nus.
Nota: 33.3
	No contexto esportivo a nudez representava a exposição, o “desnudamento” metafórico dos cidadãos em suas atividades na polis. Nu, um grego demonstra estar exposto e feliz, completamente à vontade com a sua condição. Além disso, a nudez representava civilidade, uma vez que exibir-se conferia dignidade ao cidadão e reforçava os laços cívicos entre os atenienses. p. 69.
Resposta:Na minha opinião, os romanos cultuavam muito o bom e o belo no sentido exato das palavras, se era belo não necessariamente precisa ser bom , fazer bem,pelo contrario valorizavam muito o porte físico de homens e mulheres, as belezas das casas, castelos cultuavam a vaidade ,tanto que é um lugar exótico ,onde podemos ver varias obras de arte retratando essa beleza,mausoléus ,estátuas.Os atletas atenienses realizavam as suas atividades nus para representarem essa vaidade esse culto ao porte físico bem saudável e estruturado,e eu acho que isso em partes foi o motivo de sua decadência, a supervalorização do belo sem se importar se traria valores e se faria bem...
Questão 2/3 - História Antiga
Atente para a seguinte afirmação: 
“A escravização de um indivíduo, sua transformação em escravo-mercadoria, pode ser entendida como um processo de morte simbólica, no qual o escravizado perde a sua identidade original, sua pessoa, para tornar-se naquilo que seu dono determinar. Mas não se transforma, nesse processo, numa coisa. Pelo contrário, é ressocializado dentro da sociedade que o escravizou”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JOLY, Fábio Duarte. Tácito e a metáfora da escravidão: um estudo de cultura política romana. São Paulo: EDUSP, 2004. p. 18.
Tendo em vista os conteúdos abordados no artigo-base Escravos Sem Senhores: escravidão, trabalho e poder no Mundo Romano, responda à seguinte questão: quais são as possíveis trajetórias dos escravos romanos segundo a analogia de O. Patterson?
Nota: 33.3
	Segundo Patterson, os escravos romanos seguiam algumas trajetórias determinadas dependendo tanto dos desejos de seus donos quanto de oportunidades e características individuais. Em Roma, tais trajetórias eram bastante amplas e variavam de acordo com o meio no qual o escravo se encontrava. Havia possibilidades de trajetória mais amplas para os escravos urbanos, se comparados aos escravos rurais. Os escravos romanos realizavam diversos tipos de atividades, não apenas trabalhos braçais, podendo inclusive administrar os negócios do seu senhor. O final da trajetória de um escravo se dava com a alforria, pela qual poderiam, dentre outras possibilidades, tornarem-se cidadãos romanos e ascender socialmente (p. 232).
Resposta:Os escravos romanos seguiam algumas trajetórias, que dependiam tanto dos desejos de seus senhores, quanto de suas habilidades e características individuais.Os escravos urbanos tinham uma trajetória maior que os escravos rurais;eles não desenvolviam só trabalhos braçais;podiam até administrar os negócios de seus senhores podiam também desfrutar de uma trajetória independente de seus senhores mediante o pagamento de uma taxa. Ao fim de suas trajetórias os escravos conquistavam a alforria e se tornavam cidadãos romanos e ascendiam socialmente.
Questão 3/3 - História Antiga
Leia o trecho a seguir:                                   
“O principal uso da escrita cuneiforme foi na contabilidade e administração, como registro de bens, marcas de propriedade, cálculos e transações comerciais. Essas informações eram gravadas em tabletes de argila com estiletes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://dialogica.ufam.edu.br/PDF/no3/Eduardo_Aspectos_da_escrita_na_Historia_da_humanidade.pdf
A partir do artigo História Antiga na Sala de Aula, estabeleça as diferenças entre a escrita na Mesopotâmia e na Roma Antiga.
Nota: 33.3
	Na Mesopotâmia os suportes de escrita se restringiam a tabletes de argila e papiros, enquanto os romanos deixavam suas inscrições em diferentes lugares. Os chamados grafites constituem-se em uma das principais manifestações da escrita romana e versavam sobre os mais variados temas. pp. 15-16.
Resposta:Os suportes de escrita usados pelos Romanos eram muito mais variados do que os usados na Mesopotâmia . Nessa época surgiu a escrita cuneiforme,todo esse império causou uma fusão de culturas e gerou a cultura helenística.Os romanos representavam uma enorme civilização,mas a sua fundação ainda é pelo visto um mistério para os historiadoresmas o império que se formou influenciou a vida e a cultura na Europa,África e Asia por séculos mesmo depois da sua decadência...

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes