Buscar

Estudo de caso amil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTACIO SANTO ANDRÉ
MBA GESTÃO EMPRESARIAL
ESTRATÉGIA CORPORATIVA 
JÉSSICA PARRA MIGUEL 201604074299
SANTO ANDRÉ 
2017
Case 2 (HBS) Amil
Indicar as oportunidades e ameaças para a Amil no mercado brasileiro.
Oportunidades no Brasil hoje a taxa de desemprego está baixando, e a maioria das empresas oferecem o beneficio do seguro saúde aos seus funcionários e com isso a Amil poderá aumentar sua carteira de clientes consideravelmente da Amil com seus planos empresarias.
Os concorrentes da Amil estão cada vez mais, se munindo de novas tecnologias e bons profissionais, e com grande leque de planos sociais do país, e preços competitivos, enquanto que a Amil luta em abaixar os seus valores, isto permitira a Amil continuar aumentando sua carteira de clientes, com os produtos mais acessíveis a classes C, D e E.
Ameaças, pesquisa revelam alto índice no aumento de cirurgias de custos altíssimo. Se os brasileiros continuar deixando tudo para depois em questões ambientais, numa visão futura isto seria um péssimo ao setor assistências médico. Pois contribuiria com a diminuição da taxa de expectativa de vida, que hoje está em torno de 68,3 Homens e 76,38 mulheres, uma taxa que não é tão negativa em um país subdesenvolvido, mas que não alcança o patamar das nações desenvolvidas.
Além disto, fatores climáticos podem acarretar problemas cardíacos e comprometem no custo das cirurgias que é muito alto.
Indicar as estratégias da AMIL no tocante à expansão da Organização e
atuação no mercado (verticalização x horizontalização; aquisições, osvários
modelos de negócio da AMIL (tipos de planos), sistema AMIL de saúde
integrada (níveis de ocorrências médicas) e prevenção de doença. Há alguma
estratégia para internacionalização?
Com cerca de 75% dos custos fixas de uma prestadora de saúde são despesas com hospitais, centros médicos, laboratórios e médicos, a empresa vem fazendo uma série de aquisições e promoveu a interação vertical para reduzi-los, entre outras coisas, com mais eficientes rotinas apoiadas em tecnologia e processos e o reforço de seu poder de compra com os fornecedores de materiais.
Sistema integrado de Saúde em 2009, a Amil apresentou o conceito, um modelo de assistência que permite s transferência de pacientes entre hospitais gerais e especializados e centros médicos conforme suas necessidades. Isso garante tanto um serviço mais preciso e rápido ao paciente como um uso melhor e mais eficiente de recursos. Os pacientes são segmentos em três níveis, o que, por sua vez, determina as condições dos contratos com os médicos, emergência e primeiros socorros, consultas com por especialista, e doenças crônicas ou probabilidade de desenvolve; são 12 % da base de clientes e respondem por 60% dos custos médicos. Os profissionais dos níveis I e II, por exemplos, devem encaminhar os pacientes de nível III, e estes podem receber bônus associados a metas.
O sistema integrado é acompanhado por estratégias de prevenção de doenças e pelo programa Amil qualidade de vida, em que são feitos perfil dos usuários dos planos corporativos para tomar medidas preventivas a distúrbioscardíacos, diabetes e câncer de próstata e de mama como relata prêmios, além de tomar medidas preventivas, o risco de uma má exposição na media, que preocupa toda empresa, e prevenido com ferramentas de mídia como o portal, no qual os médicos e jornalistas discutem qualidade de vida e questões de saúde e com iniciativas de responsabilidade social, como a abordagem de surtos de doenças como a dengue, normalmente não coberto por planos de saúde, cujas vítimas ela fez questão de atender e o divulgar em campanhas publicitarias.
Planos da Amil que todos da linha Amil são abrangência, nacional, Amil dental, produto odontológico da Amil, incluindo sem custo adicional em todos os planos para pessoa física, consultas, exames e internações fora da rede credenciada agora têm reembolso, novos planos com opção de coparticipação para pessoa física, Amil assistência multiviagem no exterior incluindo nos planos 150 e 160 I, II e III, Amil Resgate Saúde incluída nos planos 150 e 160, I, II, III.
Avaliar o poder de (negociação) barganha da AMIL (ante aos prestadores de
serviços (médicos, hospitais/clínicas e laboratórios)) e o poder dosprestadores de serviços;
O Caso Amil oferece à análise e à reflexão do espírito empreendedor brasileiro um empreendimento bem-sucedido, desde as origens até sua maturidade. Edson de Godoy Bueno, nascido pobre, é um migrante médico, sem formação administrativa. Exímio negociador percebe a oportunidade de negócio, suplanta a falta de capital inicial, forma uma equipe de sócios coesa e uníssona por mais de 20 anos. Ingressa em um mercado nacional e internacional conturbado por crises políticas, econômicas, sociais, altamente competitivos, lança e inova produtos e diferenciais competitivos, torna seu grupo empresarial líder do setor de medicina de grupo. Concentra-se na prestação de serviços de assistência médica, trabalhando mais a prevenção que a cura. Implanta um modelo de gerência participativa, investe no capital intelectual de funcionários e parceiros, programa e executa seu plano de sucessão, garante a continuidade do sucesso da organização. Um verdadeiro paradigma empresarial (benchmark) made in Brazil.
Pelo racional, do ponto de vista estratégico, com a união da Amil com a Medial, a Amil será a maior empresa do Brasil, com mais de 4 milhões de membros e uma receita de 6 bilhões. É um poder de barganha muito grande.
Comente sobre a política de RH da AMIL e sobre a operação verticalizada da
Amil, apontando os pontos fortes e fracos das mesmas;
Pontos fortes conta com médicos cooperados de todas as especialidades possíveis, o que é um grande diferencial nesse tipo de administração, os atendentes são treinados periodicamente para que seus pacientes tenham suas necessidades sondadas o mais breve possível.
Ponto fraco por ser tratar de uma cooperativa a rotatividade de funcionários é muito alto. Por ter uma divisão de atendimento nos planos, pacientes dos planos mais baratos que procuram por atendimento em hospitais de referencia não podem ser atendidos, devido ás regras e clausulas desses planos. 
Por fim, avaliando os anexos 6, 9 e 10 (anexos do Case), qual seria amelhor estratégia da AMIL quanto às duas possibilidades de novas aquisições
em 2011: adquirir a LINCX (segmento Premium - clientes de alta renda e com
saúde financeira muito boa) ou adquirir a SANCIL (atuante nas classes média e
baixa) e com dificuldades financeiras (dívidas).
Acreditamos que fomos beneficiados com essa associação. Hoje, a LINCX tornou-se uma linha de produtos da Amil, que passa a ter um leque completo de produtos. Mas o público Premium exige um atendimento diferenciado, não quer ser mais um dentro de um grupo de mais de 5 milhões de clientes", disse Andre Coutinho, presidente da Omint, ao ser questionado se a sua operadora não teme uma concorrência mais acirrada com a LINCX, que agora faz parte de um grupo capitalizado.
A Amil compra 100% do Capital da LINCX Sistema de Saúde. O valor do negocio foi fechado por 170 milhões de reais, que será quatro parcelas.
A LINCX atua no segmento de alta renda e possui 36.000 clientes, sendo 30.000 em plano de saúde e 6.000 em plano a odontológico.
A Amil acabou comprando a LINCX, só que naquele momento tratava de uma negociação sigilosa.

Outros materiais