Buscar

Dados Censitários

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Dados
 Censitários 
3º Ano Engenharia Civil
 Amanda de Castro
 Emerson Andrade 
 Jonatã Daigele
 Kelly Cristina
 Raphael Leibinitz
 Suélen Carvalho 
Introdução
Este estudo emprega uma metodologia inédita e capaz de resolver os problemas de comparação dos dados de setores censitários entre distintas pesquisas populacionais. 
O objetivo é mostrar os procedimentos metodológicos adotados ao se estabelecer essa nova unidade de planejamento urbano, designada de aglomerados dos setores censitários (ASCs). 
Região estudada
Bacia do rio Emboassú na região de São Gonçalo-RJ, avaliando domicílios ligados a rede geral de água.
Materiais e métodos
 
1° A identificação dos setores censitários, com informações do censo populacional dos anos de 1980,1991,1996 e 2000.
 2° Superposição do mapa digital do município com dados do censo demográfico do ano de 2000
 3° Recorte espacial da área com o software arcview 3.2, que identifica os setores censitários (polígonos), totalizando uma área de 39,92km2.
Materiais e métodos
Resultados
Resultados
 É possível observar que desde 1980 a região central apresentava elevada concentração de aglomerados dos setores censitários com abastecimento de água por rede geral. Isso se justifica pelo fato de que esses aglomerados foram ocupados por populações de renda e escolaridade mais elevada. Na porção sul da bacia -onde fica a Área de Proteção Ambiental do Engenho Pequeno e alguns ASCs da área de estudo observa-se que de 1980 para 1991 houve uma pequena melhora nas condições de abastecimento de água por rede geral em determinados aglomerados. Por outro lado, o censo de 2000 indica mudanças nas faixas de classificação de boa parte dos clusters dos setores censitários. Finalmente, para os ASCs localizados na porção norte, também no período 1980-2000, houve uma evolução gradual no serviço de abastecimento de água por rede geral .
Conclusão do autor
Essa metodologia possibilita a representação espacial desses dados e de outras fontes de informação numa nova unidade de planejamento urbano, designada de aglomerados de setores censitários (ASCs). Vale mencionar que uma de suas principais vantagens é poder representar espacialmente, no mesmo território, a ocorrência dos fenômenos ocorridos naquele ano. Em comparação com os atuais métodos de tratamento de dados censitários, são muito significativas as vantagens dessa técnica, pois através dela, valendo-se de mapas raster, é possível representar fielmente o fenômeno já ocorrido, o que está ocorrendo e/ou aquele que pode vir a ocorrer. 
Conclusão do grupo
Em conclusão, achamos de grande valia essa metodologia pois agrega informações de diversos setores, possibilitando uma análise do comportamento não somente humano, mas sim da natureza em geral. Bem como fornece dados muito úteis para um planejamento concreto de ações de melhorias de qualidade de vida e preservação do meio ambiente.
Referências 
Scielo Brasil :
www.scielo.br
Artigo :
“Proposta metodológica para análise de dados socioeconômicos e ambientais para planejamento e definição de políticas públicas.”

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais