Buscar

DIVERSIDADE ÉTNICO-CULTURAL AS V

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Pergunta 1
A imigração japonesa para o Brasil foi posterior às europeias do século XIX. Iniciou-se no século XX, com o primeiro navio vindo em 1908, cujos trabalhadores foram atuar, principalmente, nas lavouras de café e de algodão no Oeste paulista, por meio de contratos.Considerando a linha de raciocínio acima, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a.
	A reestruturação proposta pelo imperador japonês Meiji (1868-1912) produziu profundas transformações na sociedade e no território japonês, modernizando o País e buscando industrializá-lo. Isso ocasionou problemas sociais que levaram pequenos agricultores, comerciantes e artesãos a tentarem a vida no Brasil.
	
	b.
	Não podemos dizer que é cultura brasileira, mas que é cultura japonesa inserida em território brasileiro, ressignificada. Essa influência nipônica se deu também nas filosofias de vida e na religião, caso da seicho-no-ie ou do budismo.
	
	c.
	Os japoneses vivem no Brasil, mas sua cultura pouco se difundiu no território brasileiro, principalmente por conta do idioma que é muito diferente da língua portuguesa.
	
	d.
	Trouxeram para o Brasil hábitos alimentares que se tornaram comuns nas grandes cidades, caso de várias hortaliças e também da comida propriamente japonesa – como o sushi e o sashimi – aqui no Brasil.
	
	e.
	  Ao longo das décadas de 1920 e 1930 vieram grupos maiores, indo para cidades do Oeste paulista e também para o Norte do Paraná.
0,2 pontos   
Pergunta 2
Quando os portugueses e outros migraram para este território – onde atualmente chamamos de Brasil – havia inúmeras tribos indígenas falando várias línguas. Imperava entre os colonizadores a lógica da catequese, feita pelos jesuítas, os quais buscavam cristianizar os povos indígenas e salvar suas almas, dentro da premissa cristã da época e, ao mesmo tempo, tentando homogeneizar as diferenças entre os diversos grupos indígenas existentes.Considerando o fragmento de texto acima apresentado, leia atentamente as seguintes afirmativas sobre os povos indígenas no Brasil:I    Aldeias inteiras foram flageladas, devido a doenças como gripes e outras infecções, já que os nativos não tinham anticorpos naturais para as doenças de origem europeia. Isso resultou em um declínio demográfico indígena, principalmente nas regiões próximas ao litoral brasileiro.II    Em 1755, D. José I aprovou um documento em que se proibia a escravidão de indígenas, acabava-se então com a tutela das missões religiosas sobre esses grupos e determinava que os indígenas seriam vassalos livres da Coroa Portuguesa.III    Depois da Lei Afonso Arinos, contra o racismo, não houve mais leis que tratassem da igualdade racial no Brasil. É FALSO o que se afirma em
	
	a.
	  II, apenas.
	
	b.
	  III, apenas.
	
	c.
	  I e III, apenas.
	
	d.
	  I, apenas.
	
	e.
	  II e III, apenas.
0,2 pontos   
Pergunta 3
Nas décadas de 1940 e 1950, com as pesquisas dos irmãos Villas Bôas e com o interesse dos governos em ocupar a Amazônia, instituiu-se a criação do Parque do Xingu, com várias etnias em uma reserva indígena delimitada formalmente.Considerando o fragmento de texto acima apresentado, analise as asserções abaixo quanto à veracidade das proposições para, em seguida, assinalar a alternativa CORRETA:Mais recentemente, com o novo período de democratização, a Constituição de 1988 reconheceu as línguas, tradições e crenças indígenas, bem como houve o reconhecimento da etnicidade dos diversos grupos, no lugar da visão de assimilação e aculturação existente anteriormente. PORQUEApesar de na prática haver inúmeros conflitos sobre essas territorialidades indígenas, formais ou não, nas últimas décadas houve avanços em relação às políticas indigenistas no Brasil, caso da possibilidade de Educação Especial para os grupos indígenas, que tem permitido o resgate cultural desses povos. Sobre estas duas asserções, é CORRETO afirmar que
	
	a.
	  a primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	b.
	  as duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	c.
	a primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	d.
	as duas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	
	e.
	  as duas são falsas.
0,2 pontos   
Pergunta 4
Considerando que existem culturas que assimilam melhor as diferenças, reconhecem a diversidade e outras que são mais fechadas, menos suscetíveis a compreender o “outro”, a diferença, a mistura, a miscigenação, leia atentamente as seguintes afirmações, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO: I    Em 1948, foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) a Declaração dos Direitos Humanos como um marco importante no entendimento da busca da cidadania, da igualdade e da fraternidade no mundo, embora concretamente ainda há muito a ser feito em diversos países. II    No governo Vargas (1930-1945) essa condição brasileira foi forjada com a criação de símbolos que servissem de identidade nacional, caso da feijoada, do carnaval e do futebol, dando a ideia da existência de um único “povo brasileiro”.III    Ao longo do século XX foi se construindo a ideia da formação do povo brasileiro com as três raças – branco, negro e índio. Tais termos, em si, não retratam nem a questão étnica, tampouco a raça – apenas a cor da pele. IV    A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), de 1996, trouxe novas preocupações relativas à pluralidade e respeito às diferenças. E nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) surgiu a pluralidade cultural como tema transversal. As afirmativas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
	
	a.
	  V, V, F, V.
	
	b.
	  F, F, V, F.
	
	c.
	V, V, V, F.
	
	d.
	  V, V, V, V.
	
	e.
	F, F, F, V.

Outros materiais