Buscar

Inclusão social através do Esporte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Inclusão social através do Esporte
Tiago Victor Lobo dos Santos; Maycon .......... ; Marcos.......... ; Natalia.....................
Palavras chave: Inclusão, social, esporte e educação.
RESUMO
Este resumo trata do esporte como um conteúdo pedagógico, procurando através de uma pesquisa bibliográfica conhecer e centrar nossa atenção no esporte. Verificamos a pedagogia do esporte, considerando suas dimensões na pratica esportiva. No âmbito da pesquisa focalizamos o atual momento desta área de conhecimento. No contexto do esporte recreativo, educacional e competitivo procuramos analisar o mesmo a partir da modernidade e passamos a compreendê-lo como um fenômeno sociocultural de múltiplas possibilidades, e seu objetivo no processo formativo de adolescentes e jovens.
O esporte é um fenômeno que se manifesta de diversas maneiras, sendo procurado como pratica por adolescentes e jovens. Ele apresenta varias possibilidades de manifestação, porém neste trabalho ele foi estudado como instrumento pedagógico, analisando aspectos relacionados à socialização, construção de valores morais e éticos, bem como à recreação e lazer, e sua importância para o desenvolvimento integral de adolescentes e jovens.
INTRODUÇÃO
O esporte não é apenas uma palavra, um substantivo comum e não se define com um único conceito. A prática esportiva no contexto atual vem ganhando diversas formas, modalidades e, principalmente, sua finalidade tem sido ampliada.
O esporte é uma atividade abrangente, visto que engloba diversas áreas importantes para a humanidade, como saúde, educação, turismo, entre outros (TUBINO, 1999). É importante destacar também o papel social que o esporte desempenha no desenvolvimento integral dos sujeitos. Corrobora com esta ideia Martins et al (2005) enfatizando que a prática do esporte envolve a aquisição de habilidades físicas e sociais, valores, conhecimentos, atitudes e normas. Almeida e Gutierres (2009) cita que o esporte é uma forma de sociabilização e de transmissão de valores. Portanto, observa-se que o esporte possui amplas repercussões, sendo um fenômeno que possui uma linguagem universal.
Os benefícios do esporte tem ultrapassado o limite do bem estar físico e tornar-se visível também a nível educacional e formativo para crianças, adolescentes e jovens, conforme evidências da literatura atual (BASSANI; TORRI; VAZ, 2003, p. 90).
Inúmeros são os meios utilizados atualmente para ampliar a eficácia da transmissão de conhecimento, a socialização e a formação integrais na infância, adolescência e juventude; é neste contexto que a prática esportiva vem ganhando espaço. Incontáveis são os projetos, Organizações Não Governamentais (ONGs) e programas sociais que trabalham com o esporte como meio principal das suas atividades formativas.
São verdadeiros os acréscimos que o esporte traz para a sociedade, e isso se deve aos diversos benefícios que estão vinculados a sua prática. Hoje a busca pelo bem-estar individual e coletivo está presente em todos os níveis sociais, e o esporte ou práticas esportivas são fundamentais no cotidiano da população, porque auxiliam na manutenção de uma vida saudável. É preciso também destacar a importância do esporte na vivência de valores necessários para o convívio em sociedade como a tolerância, a inclusão e o respeito. Além disso, o esporte pode ajudar como mais uma alternativa “[...] um fator fundamental para a educação de crianças e jovens, atribuindo-se a ele frequentemente papéis admiráveis, como livrar as pessoas do consumo de drogas”. (BASSANI; TORRI; VAZ, 2003, p. 90).
 JUSTIFICATIVA
Esta revisão da literatura tem como principal motivação a relevância das evidências atuais a respeito da temática (pedagogia do esporte) abordada na formação integral de adolescentes e jovens. Conforme anteriormente descrito, as pedagogias estão sendo ampliadas a fim de melhor contribuir para o sistema educacional.
Acredita-se que o esporte pode ser mais uma alternativa na formação humana de adolescentes e jovens, através de sua pratica, pode-se trabalhar vivencias essenciais para que as dificuldades da modernidade possam ser ultrapassadas, e que esses mesmos adolescentes e jovens possam se tornar pessoas mais preparadas para enfrentar as responsabilidades da vida adulta.
Conceitos básicos para atingir-se o bem estar físico e social esperado para cada ser-humano – como, por exemplo, disciplina, respeito, dedicação, aceitação social, trabalho em grupo, organização pessoal, ética, obediência e estilo de vida saudável – podem ser amplamente reforçados através da prática esportiva (LIMA, 2010).
A situação de adolescentes e jovens em situação de risco social que vivem em comunidade de baixa renda e até mesmo o extremo oposto de jovens que tem à disposição o conforto da tecnologia e mais oportunidades, mas que pela quantidade de facilidades e por ver tanta violência, acaba em acomoda-los no sofá e trancados dentro de casa. Portanto surge a necessidades de alternativas de combate aos problemas sociais, e o esporte em detrimento da prática de atividades físicas pode ser mais uma, mas exige da sociedade atual (professores, educadores físicos) soluções para uma adequada formação física e social. “As atividades físicas e desportivas têm especial importância para as crianças oferecendo assim uma ampla gama de ações destinadas a preencher construtivamente o tempo livre de crianças e jovens, contribuindo para sua formação e afastando-os das ruas.” (LIMA, 2010)
Desta forma, justifica-se a realização deste trabalho, com o propósito de estudo aprofundado na discussão dos benefícios que o esporte, sendo apresentado como mais uma alternativa na formação de adolescentes e jovens.
OBJETIVOS
Demonstrar a potencialidade do esporte em trabalhar noções de disciplina, de respeito, de dedicação, persistência e a aceitação social;
Apresentar a importância das práticas esportivas para o desenvolvimento do trabalho em grupo, estilo de vida saudável, convivência com as diferenças interpessoais e inclusão;
Expor a relevância do esporte como estimulador para ampliação das perspectivas de vida individuais e coletivas por meio de metas e objetivos; e
Explorar as vivências de derrotas e vitórias na prática do esporte.
METODOLOGICO
Na elaboração de um trabalho acadêmico, é necessário fundamentar-se numa pesquisa de literatura atual, sobre o assunto a ser verificado, a qual pode ser definida, conforme Gil (2007) como um procedimento racional e sistemático, cujo objetivo é proporcionar respostas aos problemas propostos.
Para este trabalho foi aplicada o tipo de pesquisa exploratória, a qual objetiva proporcionar maior familiaridade com o problema em estudo para torná-lo mais explícito. Esse tipo de pesquisa é bastante flexível a fim de possibilitar a consideração dos mais variados aspectos relativo ao problema de investigação (GIL, 2007).
Para o procedimento de pesquisa foi utilizada a bibliográfica e documental, a partir de uma abordagem indireta, usando fontes do tipo de publicações encontradas em livros e artigos. Pesquisa Bibliográfica é realizada tendo como base materiais já elaborados, geralmente livros e artigos científicos. A Pesquisa Documental é parecida com a Pesquisa Bibliográfica, diferindo-se basicamente pela natureza das fontes, ela utiliza materiais que ainda não recebem tratamento analítico (GIL, 2007).
O estudo decorreu com a finalidade de selecionar informações já disponíveis em Pedagogia do Esporte, para então revelar a dimensão fenomenal do esporte e a sustentação de um referencial de autores e obras que atendessem ao objetivo especificado.
A partir do tema escolhido e dos autores e obras, foi possível apoiar um corpo teórico com estudo bibliográfico sobre os resultados pesquisados. Para analisar os materiais selecionados e estudados nessa pesquisa bibliográfica, foi necessário utilizar a técnica de análise chamada, Análise de Conteúdo, a qual se conceitua como um conjunto de técnicas de análise dos entendimentos visando obter, por procedimentos sistemáticos e organizados adescrição do conteúdo em estudo, por meios das fontes pesquisadas, seus indicadores que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção dessas fontes (BARDIN, 2002). Esta técnica organiza-se para identificar a presença ou a ausência de uma dada característica de conteúdo ou conjunto de características num determinado fragmentos das fontes escolhidas para responder aos objetivos dessa pesquisa científica.
RFERENCIAS
ALMEIDA, M. A. B ; GUTIERREZ, G. L. Esporte e sociedade. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, n. 133, p. 1-8, 2009. BASSANI, J. J.; TORRI, D.; VAZ, A. F. Sobre a presença do esporte na escola: paradoxos e ambiguidades. Movimentos, Porto Alegre, 2003.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2002.
GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2007.
LIMA, C. Educação e Esporte : Poderosas ferramentas de inclusão social. Disponível no endereço: http://elo.com.br/portal/colunistas/ver/225075/educacao-e-esporte--poderosas-ferramentas-de-inclusao-social.html. Acessado dia 22 de outubro de 2013
TUBINO, M. J. G. O que é esporte: uma enciclopédia crítica. 2 Ed. Vol. 276. São Paulo: Brasiliense. 1999. Coleção primeiros passos..

Continue navegando