Buscar

GST0260_AV2_201301024295 » INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301044525)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O planejamento estratégico pode ser definido de várias maneiras. Analise as assertivas abaixo acerca desta definição, considerando-as verdadeiras (V) ou falsas (F).
		
	 
	Menos genérico e mais detalhado.
	 
	Está orientado para o futuro.
	 
	Está relacionado com os planos de produção (Arranjo físico, equipamentos).
	 
	Aborda a organização como um todo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301039825)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assim como as demais funções da administração, organizar é um processo de tomada de decisões que visa ____________________,_____________________ e _________________ as atividades e os recursos organizacionais de forma a alcançar as metas definidas.
		
	
	Dividir, formalizar e especializar
	 
	Dividir, integrar e coordenar
	
	Descentralizar, formalizar e coordenar
	
	Integrar, especializar e descentralizar
	
	Centralizar, departamentalizar e especializar
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301062260)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Indústria Gama trabalha em sua área de produção com a supervisão direta dos trabalhadores, corrigindo seus problemas à medida que eles ocorrem. Com estas características a indústria aplica um tipo de controle. O tipo de controle aplicado na área de produção da Indústria Gama é o:
		
	 
	Simultâneo
	
	Posterior
	
	Preventivo
	 
	Operacional
	
	Estratégico
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301040558)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo Sobral e Peci (2008), a partir de 1950, foi desenvolvida uma gama considerável de teorias que visavam identificar os fatores que poderiam afetar a motivação. Estas teorias iam além das abordagens de homem econômico e homem social, trabalhando com o pressuposto do homem complexo. Estas teorias foram, então, agrupadas em três categorias:
		
	 
	Perspectivas de conteúdo, processo e reforço acerca da motivação
	
	Teoria da expectativa, teoria da equidade e teoria dos dois fatores
	 
	Hierarquia das necessidades, teoria ERC e teoria dos dois fatores
	
	Teoria do estabelecimento de objetivos, teoria ERC, teoria do reforço
	
	Teoria da equidade, teoria do reforço e teoria dos dois fatores
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301215983)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com Montana e Charnov (2010, p.106) , a função Controle "pode ser analisada sob dois aspectos : controle gerencial e controle operacional". Considerando tal categorização , é correto afirmar-se que ao primeiro tipo compete :
		
	
	Assegurar a execução tanto de recursos quanto de tarefas de forma eficiente e eficaz , enquanto que ao segundo tipo compete possibilitar o controle do processo.
	 
	Assegurar o uso eficiente e eficaz dos recursos , enquanto que ao segundo tipo possibilitar que as tarefas sejam realizadas eficente e eficazmente.
	
	Possibilitar apenas o uso eficiente de recursos , enquanto que ao segundo tipo garantir que as tarefas sejam apenas executadas de forma eficaz.
	
	Possibilitar apenas o uso eficiente e eficaz dos recursos materiais , enquanto que ao segundo assegurar que apenas as tarefas praticadas no nível tático da empresa sejam executadas de forma eficiente e eficaz.
	
	Garantir que as tarefas sejam executadas eficiente e eficazmente , enquanto que ao segundo tipo assegurar que os recursos sejam processados eficiente e eficazmente.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301086886)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A compreensão do comportamento organizacional é uma condição necessária para que os administradores possam explicar e prever o comportamento das pessoas nas organizações seus principais focos são: I. Comportamento individual, que abrange aspectos como atitude, personalidade, percepção e aprendizagem, e pode ser compreendido sob o prisma da psicologia. II. Comportamento grupal, que abrange aspectos como os papéis, as normas, o status e a coesão, cujas principais contribuições advêm da sociologia e da psicologia social. III. Comportamento grupal, que abrange aspectos como atitude, personalidade, percepção e aprendizagem, e pode ser compreendido sob o prisma da psicologia. IV. Comportamento individual, que abrange aspectos como os papéis, as normas, o status e a coesão, cujas principais contribuições advêm da sociologia e da psicologia social. É correto afirmar que apenas as seguintes alternativas estão corretas:
		
	
	I e III
	
	III e IV
	
	II e IV
	
	I e IV
	 
	I e II
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301040574)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na organização XYZ temos o seguinte organograma: Jorge é o diretor geral, Matheus gerente financeiro, Rodrigo gerente de recursos humanos, Marcos gerente de produção e Rocha gerente de marketing. Como Jorge - Diretor Geral - foi o fundador da organização e possui profundo conhecimento dos negócios, todas as decisões relativas à empresa passam antes pela sua análise e autorização. O texto explicitou qual caráter do processo de organização:
		
	
	Especialização
	
	Unidade de comando
	
	Formalização
	 
	Centralização
	 
	Departamentalização
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301054245)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Baseado nas fases (ou etapas) administrativas, presentes no cotidiano de uma organização, assinale a alternativa que apresenta uma característica da função administrativa Direção.
		
	
	criar estrutura organizacional.
	
	comparar desempenho atual com o esperado.
	 
	elaboração de objetivos.
	 
	se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados.
	
	elaboração da estratégia organizacional.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301086908)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Uma das perspectivas da liderança é a abordagem baseada na liderança comportamental. Em que se baseia esta abordagem?
		
	
Resposta:
	
Gabarito: R. Liderança comportamental enfatiza que a liderança pode ser aprendida, que as pessoas podem ser treinadas e formadas de modo a se tornarem líderes eficazes.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301086909)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Uma das perspectivas da liderança é a abordagem baseada na liderança contingencial. Em que se baseia esta abordagem?
		
	
Resposta:
	
Gabarito: R. Segundo a perspectiva contingencial, não existem traços ou comportamentos universalmente importantes com relação à liderança. A essência das teorias da liderança situacional é a idéia de que, para ser eficaz, o estilo tem de ser apropriado à situação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes