Buscar

Pobreza: Questão Social e seu enfrentamento Unidade 1 e 2 ( Estudos Disciplinares)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudos Disciplinares 5 – Pobreza: Questão Social e seu enfrentamento
Questionário 1
1-A ação profissional dos Assistentes Sociais é, com maior frequência, voltada para o atendimento de demandas e segmentos da população sem acesso aos mínimos sociais. Para desenvolver a prática profissional, o Assistente Social necessita conhecer e compreender:
Resposta: A – a luta de classes
Comentário: A partir dos movimentos de resistência que se pode pensar o acesso aos mínimos sociais.
2 - A inclusão social, identificada como uma importante função da política de assistência social deve ser entendida a partir da discussão e da compreensão do caráter e da dimensão do seu oposto: a exclusão social. Sobre o assunto, julgue os itens abaixo e assinale a opção incorreta.
Resposta: A - É um fenômeno multidimensional que não se restringe à insuficiência ou ausência de renda, mas expressa a combinação de várias desvantagens que impedem o excluído de pertencer à sociedade e de nela ser reconhecido como sujeito de direitos.
Comentário: A questão da exclusão social refere-se ao mesmo conceito de pobreza, que está interligada a uma dimensão multidimensional, não ligada apenas à ausência de renda em si.
3 - A questão social brasileira apresenta maior gravidade pela intensidade com que atinge não apenas determinados setores, mas todos os setores e classes sociais, e tem na desigualdade e na injustiça social ligada a organização do trabalho e à cidadania, seu núcleo orgânico.
No Brasil a questão social se redimensiona por meio de:
Resposta: A -  desemprego, precarização do trabalho, e cortes nos gastos sociais;
Comentário: São expressões da questão social, as demais não se enquadram em seu conceito.
4- A “matéria-prima”, justificativa da constituição do espaço profissional do Assistente Social na divisão sócio-técnico do trabalho e na construção de sua identidade profissional, é:
Resposta: A - a questão social, entendida como a disputa pela riqueza social na sociedade capitalista pelas classes sociais.
Comentário: A questão social é a base para a atuação profissional.
5 - Em relação ao conceito de exclusão social, considere:
I. O fenômeno da exclusão social não é propriamente novo. O modo de produção capitalista é estruturalmente excludente, assim no capitalismo, a exclusão é natural.
II. A exclusão social é relativa, cultural, histórica e gradual.
III. Não existe distinção entre os conceitos de exclusão social e pobreza, eles dão significado ao mesmo fenômeno.
IV. Não há um estado puro de exclusão, mas sempre a exclusão em relação a uma dada situação de inclusão.
V. A exclusão social aponta para as insuficiências e as falhas de serviços e das políticas voltadas para várias necessidades.
Está correto o que se afirma APENAS em:
Resposta: C - I, II, IV e V.
Comentário: Quando se fala da exclusão social, se fala do apartamento social de determinado grupo. Quando se fala sobre a pobreza, fala-se de condição.
A afirmativa III é a única que não contempla este conceito.
6 - Na contemporaneidade utiliza-se de índices para mensurar a pobreza; o mais comumente utilizado é o estabelecimento de um nível de renda (linha de pobreza) abaixo do qual as pessoas são classificadas como pobres.
O mais utilizado hoje é:
Resposta: C – IPM
Comentário: O Índice de Pobreza Multidimensional - IPM tem como objetivo fornecer um retrato mais amplo sobre as pessoas que vivem com dificuldades.
7 - Na contemporaneidade, um dos desafios que se coloca ao assistente social reside no entendimento da questão social e suas expressões. No cotidiano profissional é possível sentir a descrição desse fenômeno, sendo determinante refletir sobre o predomínio do capital que se encontra na raiz das novas configurações da questão social na era das finanças. Nesse panorama, pode-se afirmar que a questão social:
Resposta: E - está restrito à pobreza, miséria e exclusão.
Comentário: Hoje a questão social apresenta-se em suas mais variadas expressões, porém a pobreza, a condição de miserabilidade e de exclusão é o que a restringe e conceitua.
8 - Nada mais é do que o conjunto de todas as conceituações, de ausências, privações, infortúnios, limites, impossibilidades, exclusão social, condição de não cidadão.
Trata-se do conceito de:
Resposta: E – Pobreza
Comentário: A pobreza nada mais é do que o conjunto de todas as conceituações, de ausências, privações, infortúnios, limites, impossibilidades, exclusão social, condição de não cidadão.
9 - No enfrentamento à pobreza de segmentos populacionais, que vivenciam situações de risco ambiental e social, o assistente social que compreende a pobreza como uma resultante necessária da exploração: 
I. Privilegia uma ação humanizadora e marcada pela atenção individualizada aos sujeitos marcados por processos restritivos de direitos.
II. Considera a impossibilidade de sua intervenção reverter a situação de pobreza e, por isso, focaliza seu trabalho em atividades solidárias.
III. Articula suas ações com as forças sociais que atuam na sociedade e também no interior do Estado para reverter políticas e estratégias que limitem garantias e direitos sociais.
IV. Assume a responsabilidade pela reversão da pobreza e pela garantia de direitos de cidadania, circunscrevendo à profissão esse movimento.
V. Nega-se a desenvolver ações paliativas de combate à pobreza.
Estão corretas as afirmativas:
Resposta: C – III, apenas
Comentário: É apenas com ações articuladas que se consegue reverter ações que limitam os direitos e acessos aos mínimos sociais.
10 - O trabalho do Serviço Social desenvolvido junto às classes subalternas tem, necessariamente, uma dimensão:
Resposta: E – educativa e política
Comentário: Sugestiona-se que a ação profissional seja de cunho educativo e político, não apenas redistributivo.
Questionário 2
1 – (ENADE 2004) Considere e analise as afirmações abaixo, sobre a questão social como eixo estruturante do Serviço Social.
I - O Serviço Social se constitui como profissão enquanto mecanismo institucional utilizado pelo Estado para dar respostas às expressões da questão social, via políticas sociais.
II - Os assistentes sociais intervêm nas mais variadas formas de expressão da questão social, tais como os indivíduos as experimentam nas relações de trabalho, na família, na saúde e em outras esferas da vida social.
III - A questão social constitui-se exclusivamente de um conjunto de problemas de indivíduos e grupos usuários dos serviços prestados pelo Estado, via políticas sociais.
IV - O reconhecimento de um conjunto de problemas vinculados às modernas condições de trabalho urbano constitui o fundamento da questão social.
Somente é correto o que se afirma em:
Resposta: A – I e II
Comentário: Para resolução desta questão se faz necessário remeter-se ao serviço social num contexto mais contemporâneo.
Segundo a alternativa correta, A, os itens III e IV não contemplam o enunciado da questão.
O item III: A questão social constitui-se exclusivamente de um conjunto de problemas de indivíduos e grupos usuários dos serviços prestados pelo Estado, via políticas sociais. Hoje a questão social não é exclusiva a grupos, ela é multifacetada, presente nos mais variados grupos e segmentos sociais, e nem sempre está presente junto a todos os usuários de serviços. Há uma demanda que está exclusa deste segmento.
O item IV: O reconhecimento de um conjunto de problemas vinculados às modernas condições de trabalho urbano constitui o fundamento da questão social. A questão social não é uma questão apenas urbana como observamos na atualidade. Ela é fruto das relações de trabalho e de exploração decorrente deste nos segmentos urbanos e rurais.
2 - A ação do assistente social na reprodução das relações sociais na sociedade capitalista se dá por meio:
Resposta: A - Da compreensão da totalidade do processo social, bem como, da percepção dos vários modos de vida que envolve o cotidiano daqueles que se utilizam dos serviços sociais.
Comentário: O estudo da profissão de serviçosocial procura seu significado dentro da sociedade capitalista, ou seja, através de sua compreensão. A reprodução das relações sociais é a reprodução da totalidade do processo social, a reprodução de determinado modo de vida, ou seja, o modo como são produzidas e reproduzidas as relações sociais na sociedade.
3 - Assinale a alternativa que aponta o objeto de trabalho do serviço social na divisão social e técnica do trabalho.
Resposta: D – A questão social
Comentário: O contexto sociopolítico de centralização e intervenção estatal na condução de políticas econômicas e sociais evidencia as expressões da questão social como matéria-prima do serviço social, sua base e primeira linha de ação, justificando sua relevância na constituição de seu espaço profissional dentro da divisão social e técnica do trabalho. 
4 - O Serviço Social institucionaliza-se na sociedade capitalista como ação interventiva de cunho socioeducativo, inscrita no campo político-ideológico, executando políticas sociais públicas e privadas, respondendo a interesses contraditórios das classes sociais, que estão em luta permanente.
Nessa relação com as políticas sociais, os processos interventivos do Serviço Social configuram-se como:
Resposta: B - mecanismos auxiliares no repasse de bens e serviços direcionados à reprodução do trabalhador.
Comentário: Por se trabalhar com a categoria trabalho, verifica-se que a atuação do serviço social se dá, visto sua autonomia relativa, como auxiliares no repasse dos serviços, penando que as políticas sociais e os serviços advindos desta, são linhas de enfrentamento da questão social.
5 - O Serviço Social se gesta e se desenvolve como profissão legitimada no seio da divisão social e técnica do trabalho, tendo como contexto conjuntural:
Resposta: B - o desenvolvimento capitalista industrial e a expansão urbana.
Comentário: É a partir da ascensão do capitalismo e da divisão social e técnica do trabalho que o serviço social é gestado.
6 - O Serviço Social tem na questão social a base de sua fundação como especialização do trabalho. Analisando a questão social na sociedade capitalista pode-se afirmar que:
Resposta: B - os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões cotidianas.
Comentário: A questão social é a base da fundamentação para a ação profissional.
7 - O assistente social trabalha com a questão social e com suas expressões ou manifestações: o desemprego, o analfabetismo, a fome, a moradia na favela, a falta de leitos em hospitais, a violência e a inadimplência. Nessa direção, a questão social:
I. Apresenta-se nas objetivações concretas que sintetizam as determinações prioritárias do capital sobre o trabalho.
II. Representa não só as desigualdades, mas também o processo de resistência e luta dos trabalhadores.
III. Coloca-se em novos patamares frente ao avanço das organizações dos trabalhadores e das populações subalternizadas.
Está correto o que se afirma em:
Resposta: E - I, II e III.
Comentário: Todas condizem com a questão social.
8 - O trabalho, como categoria fundante para o ser social, apresenta-se como prioridade em relação às demais relações sociais, pois é através dele que se pode apreender os fenômenos sócio-históricos que as determinam. Tal compreensão permite considerar que o serviço social, como profissão particular desenvolvida no processo da divisão social e técnica do trabalho, insere-se:
Resposta: C - No interior dos equipamentos socioassistenciais, desenvolvendo ações socioeducativas junto às classes subalternizadas, através dos serviços sociais.
Comentário: Faz-se necessário apreender sobre a gênese da profissão e sua inserção na divisão social e técnica do trabalho. O serviço social, inscrito na divisão social e técnica do trabalho e dentro do processo de reprodução das relações sociais, aparece como uma alternativa auxiliar do Estado. É uma expressão do trabalho coletivo através das relações antagônicas geradas pelo capital. Nesta perspectiva, o serviço social apresenta-se como mediador dos serviços sociais estabelecidos pelo Estado, partícipe do processo de reprodução das relações sociais, partícipe desse processo social.
9 - Os valores e princípios, éticos-políticos, radicalmente humanos, que iluminaram as trilhas percorridas pelos assistentes sociais nas últimas décadas sofrem hoje um forte embate com a fetichização das relações sociais e a supremacia da economia no social. Neste contexto, cabe aos profissionais:
Resposta: C - reconhecer a liberdade como valor ético central, reconhecendo a autonomia e emancipação do sujeito;
Comentário: Preconizadas pelo Código de Ética, princípios fundamentais e elencadas nas premissas que introduzem nosso projeto ético-politico e societário profissional.
10- Quando falamos em ética, partimos do pressuposto de que nossos valores morais influenciarão nossas relações pessoais e profissionais. Este conceito também se aplica à relação da empresa com seus funcionários, clientes e com a comunidade na qual está inserida. Podemos afirmar que a ética do interesse próprio:
Resposta: C - Acredita que sua responsabilidade social consiste exclusivamente em aumentar seu lucro. A preocupação com os empregados e com a comunidade só existe, se esta implicar na maximização dos lucros.
Comentário: As alternativas A e B estão relacionadas com o conceito da Ética Orientada para o outro. A alternativa D está completamente fora de qualquer lógica empresarial, já que o lucro e fundamental no sistema capitalista. Portanto a alternativa correta é a C.

Outros materiais