Buscar

2AULA EDUCACAO CONTINUADA NA ENFERMAGEM

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
EDUCAÇÃO CONTINUADA / EDUCAÇÃO PERMANENTE EM ENFERMAGEM
*
Uma das estratégias para que isso ocorra é a educação do funcionário no seu local de trabalho 
Essa estratégia facilita a transformação do potencial do empregado em comportamentos objetivos além de oferecer condições para que interprete e utilize a sua realidade.
É UM TRABALHO CONTÍNUO COM OS FUNCIONÁRIOS INTEGRANDO-OS NA PRÓPRIA FUNÇÃO E NO CONTEXTO	 INSTITUCIONAL
*
IMPORTÂNCIA DE PROMOVER OPORTUNIDADES DE ENSINO PARA MELHORAR O NÍVEL DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM.
O PONTO DE PARTIDA PARA EFETIVAR A EDUCAÇÃO DO PESSOAL DE ENFERMAGEM É TER A FILOSOFIA , A CRENÇA DO VALOR DA EDUCAÇÃO COMO MEIO DE CRESCIMENTODE SEUS FUNCIONÁRIOS PARA A MELHORIA DA ASSISTÊNCIA DA CLIENTELA.
Importância do desenvolvimento do pessoal de Enfermagem 
*
NECESSITA DE UM SETOR OU SERVIÇO QUE AGRUPE, ORGANIZE E COORDENE AS ATIVIDADES EDUCACIONAIS.
AS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE TEM DENOMINADO ESSES SERVIÇOS COMO
“EDUCAÇÃO CONTINUADA “ EDUCAÇÃO E SERVIÇO, OU TREINAMENTO.
EDUCAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO SEGUNDO A OMS É O PROCESSO PERMANENTE QUE SE INICIA APÓS A FORMAÇÃO BÁSICA E ESTA DESTINADO A ATUALIZAR E MELHORAR A CAPACIDADE DE UMA PESSOA OU GRUPO FRENTE AS EVOLUÇÕES TÉCNICOS CIENTIFICAS E AS SOCIAIS.
PARA GARANTIR O DESENVOLVIMENTO DO PESSOAL DE ENFERMAGEM 
*
SÃO PROGRAMAS DE TREINAMENTOS OFERECIDOS PELA INSTITUIÇÃO EM UMA ÁREA ESPECÍFICA , VISANDO O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PROFISSIONAL.
OBJETIVA PROPICIAR EXPERI~ENCIAS EDUCATIVAS NO LOCAL DE TRABALHO DE FORMA CONTÍNUA E PLANEJADA OFERECENDO OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.
EDUCAÇÃO EM SERVIÇO
*
Os serviços de enfermagem e as organizações de saúde vêm percebendo a necessidade de promover a oportunidade de ensino para o seu pessoal no sentido de melhorar a prática da enfermagem.
COFEN /ABEN em estudos recentes sobre a força de trabalho mostrou que 81,2% dos enfermeiros no Brasil consideram o oferecimento regular pela instituição de cursos
É importante para a eficiência e satisfação no trabalho.
IMPORTÃNCIA DO DESENVOLVIMENTO DO PESSOAL NA ENFERMAGEM 
*
Segundo OMS “ EDUCAÇÃO CONTÍNUA É COMO O PROCESSO QUE INCLUI EXPERIÊNCIAS POSTERIORES AO ADESTRAMENTO INICIAL QUE AJUDAM O PESSOAL A APRENDER COMPETÊNCIAS IMPORTANTES PARA O SEU TRABALHO”
O OPAS considera “ educação contínua”como um “processo permanente que se inicia após a formação e esta destinado a atualizar e melhorar a capacidade de uma pessoa ou grupo, frente as evoluções técnico-cientificas e as necessidades sociais” 
Educação Continuada 
*
EDUCAÇÃO PERMANENTE: “estratégia de reestruturação dos serviços, a partir da análise dos determinantes sociais e econômicos, mas sobretudo de valores e conceitos dos profissionais. Propõe transformar o profissional em sujeito, colocando-o no centro do processo ensino-aprendizagem.”(MOTTA)
*
EDUCAÇÃO CONTINUADA: “alternativas educacionais mais centradas no desenvolvimento de grupos profissionais, seja através de cursos de caráter seriado, seja através de publicações específicas de um determinado campo.”(NUNES)
EDUCAÇÃO PERMANENTE:” processos de aprendizagem no trabalho, a partir da reflexão sobre o processo de trabalho, enunciando problemas e necessidades de natureza pedagógica. “(MOTTA)
CONCEITO
*
Distinções Conceituais 
Educação Permanente X Educação Continuada:
Multiprofissional
Prática institucionalizada
Problemas de saúde
Transformação das práticas
Continua
Centrada na resolução de problemas
Uniprofissional
Prática autônoma
Temas de especialidade
Atualização técnica
Esporádica
Centrada na transmissão de conhecimentos
*
A inadequação dos modelos clássicos de gestão para responder tanto as novas exigências do trabalho em saúde, quanto as novas exigências de formação profissional (organização vertical, divisão rígida entre funções técnicas e administrativas, estrutura hierárquica e processos burocráticos / lentos de tomada de decisão). 
A necessidade de re-desenho institucional de modo a dotar as organizações de saúde de capacidade de manejar os problemas de saúde-doença com eficiência e efetividade (mobilizar saberes interdisciplinares e recursos intersetoriais; operar com agilidade e flexibilidade; lidar com relações intersubjetivas e com juízos morais)
EDUCAÇÃO PERMANENTE:
 Novas exigências de desenvolvimento institucional
*
Impõe-se um novo modelo que:
Propicie o trabalho cooperativo, a interação entre as experiências individuais e coletivas; a mobilização dos distintos saberes envolvidos no objeto saúde. 
Fomente a autonomia e a responsabilização dos profissionais, e amplie seu compromisso com a missão institucional e com os resultados em saúde.
Flexibilize seu planejamento de modo a se beneficiar da aprendizagem institucional que se dá no transcurso das ações; o plano deve dar lugar ao processo
*
Esta ligada a departamento de enfermagem --- divisão de recursos humanos– serviço de educação continuada.
Estrutura administrativa da educação continuada

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais