Buscar

prova discursiva fundamentos filosóficos da educação nota 74

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CARMEN LUCIA DE MORAES PEREIRA 
Nota: 74 
Disciplina(s): Teorias do Conhecimento Pedagógico
Fundamentos Filosóficos da Educação
	Data de início: 
	14/12/2016 20:12 
	Prazo máximo entrega:
	14/12/2016 21:27 
	Data de entrega:
	14/12/2016 21:13 
Questão 1/5 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"A descoberta da existência das ligações, sejam estáticas ou dinâmicas, é considerada a essência do que seja ciência para Comte (1990, p. 23); é, portanto, a redução à busca do nexo, do 'ligar', no interior do material empírico que é o imprescindível no fazer ciência".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, A. M. Corpo, ciência e mercado. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001. (p. 26)
A partir do fragmento acima, relacionando-o com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, é possível afirmar que, para Comite, as leis sociais eram duas: a da estática e a das dinâmicas sociais. Essas duas resumem-se num único lema: identifique qual é este lema e aponte onde ele é mais visível no Brasil.
Nota: 10.0
	No entender de Comte, a sociedade apresenta duas leis fundamentais: a estática e a dinâmica sociais. [...] Essas duas leis são resumidas no lema “ordem e progresso”, que, não por acaso, figura na bandeira brasileira [...]. (livro-base, p. 72)
Resposta: lema Busca da verdade. o Brasil este lema aparece nas pesquisas de campo cientifico, na educação busca de achar soluções para os problemas na tese ante tese no correto do certo do errado. O mundo e sociedade atual investe muito em pesquisa para buscar criar soluções para muitos problemas para cura de doenças e outros. 
Questão 2/5 - Teorias do Conhecimento Pedagógico
Considere o seguinte excerto de texto:
"A escola nova deveria promover a autoaprendizagem, na qual o ambiente – inclusive o professor inserido nele – é mero estimulador. A motivação para aprender dependeria da força de estimulação do problema e das disposições internas do aluno".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 9 ed. São Paulo: Loyola, 1990. p. 26.
De acordo com o excerto acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base Teorias do conhecimento pedagógico, descreva as características da pedagogia nova.
Nota: 16.0
	Foi atribuído à escola um papel que não lhe cabe – a escola, por si só, é incapaz de resolver problemas que são da sociedade como um todo – e defendeu-se que seu fracasso em promover a equalização social se devia ao tipo de ensino (tradicional) que precisaria ser renovado, daí a nome Escola Nova. Vale ressaltar que, embora a figura do pedagogo ainda não contasse oficialmente na legislação dessa época, sob a orientação escola novista começou a se colocar a ideia de que seria importante a escola contar com um orientador educacional, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral e harmonioso da personalidade do aluno. Em vários lugares ao redor do mundo, surgiram duas vertentes dessa renovação: uma mais diretiva e outra não diretiva (livro-base, p. 90).
Resposta: característica da escola nova é valorizar o conhecimento individual que aluno tem, e estimular através de conteúdo sobre a sociedade a construir seu conhecimento adequado com a realidade do contexto. A ideia de que seria importante a escola contar com um orientador educacional, com o objetivo de promover o desenvolvimento integral e harmonioso da personalidade do aluno. Em vários lugares, surgiram duas vertentes dessa renovação e uma mais diretiva.
Questão 3/5 - Fundamentos Filosóficos da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"[...] o trabalho do fundador do estruturalismo europeu, Ferdinand de Saussure, com suas propostas de delimitação e tratamento do objeto de estudo, fez escola nas chamadas ciências humanas e influenciou de maneira decisiva uma grande gama de disciplinas que floresciam buscando um estatuto cientifico científico – [...] – fazendo com que uma diversidade de trabalhos inspirados metodologicamente em seu Curso de Linguística Geral (1977) fossem situados sob o mesmo rótulo geral de estruturalistas".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: THÁ, F. Categorias conceituais da subjetividade. São Paulo: Annablume, 2007, p. 51. 
De acordo com o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, o estruturalismo de Saussure ultrapassou o âmbito da linguística e foi incorporado a outros campos do saber. Quais seriam estes campos? Cite dois exemplos.
Nota: 16.0
	O modelo linguístico inaugurado por Saussure ficou conhecido como estruturalismo e ultrapassou o âmbito da linguística, sendo incorporado também a outros campos, como a antropologia, a psicanálise e a filosofia. [...] (livro-base, p. 131)
Resposta: método dialético ,tense ante tese sociologia que estuda a sociedade, e psicologia que estuda mente humana, sendo incorporado também a outros campos, como a antropologia, a psicanálise e a filosofia.
Questão 4/5 - Teorias do Conhecimento Pedagógico
Leia o fragmento de texto a seguir:
"A pedagogia libertária coloca como papel da escola o de exercer uma transformação da personalidade do aluno no sentido libertário e autogestionário".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GAZIM, E.C. B.B. et al. Tendências pedagógicas brasileiras: contribuições para p debate. Revista chão da escola. Curitiba, n. 4, p.41, out.2005.
Considerando o fragmento acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base Teorias do conhecimento pedagógico, descreva as características que dizem respeito à pedagogia libertária.
Nota: 16.0
	A pedagogia libertária está ligada à filosofia do anarquismo, movimento que possui como uma de suas características principais uma desconfiança profunda em relação ao papel do Estado, considerando-o nocivo e desnecessário para impedir a liberdade. A pedagogia libertária coloca como papel da escola exercer uma transformação da personalidade do aluno no sentido libertário e autogestionário. A escola deveria instituir modificações institucionais que alcançaria níveis mais amplos da organização social. Com base na participação grupal, deveria contribuir para o desenvolvimento de pessoas livres e autônomas, que pudessem se organizar coletivamente em assembleias, conselhos, associações etc. (p. 139-141).
Resposta: E pedagogia que aluno busca seus conhecimentos através de conteúdos e assunto do seu interesse. o professor é mediador estimula seus alunos. Através de aulas dinâmica e valorizado o conhecimento que aluno já tem ,o professor facilita aprendizagem dos alunos através de atividades e dos conteúdos de interesse dos alunos procurado sempre motivar e facilitar o processo de educação de maneira significativa. Por outro lado o professor deve contribuir para o desenvolvimento dos alunos estimulado a tornar-se pessoas livres e autônomas, que podem se organizar coletivamente em assembleias, conselhos, associações etc.
Questão 5/5 - Teorias do Conhecimento Pedagógico
Leia o extrato abaixo:
“A pedagogia tecnicista ganhou força no Brasil no decorrer da ditadura militar que se instituiu no país de 1964 a 1985. As duas leis que regulamentavam o ensino, promulgadas pelo governo militar, no caso a Lei nº 5.5140/1968 (BRASIL, 1968) – ensino superior – e a Lei nº 5.692/1971 (BRASIL, 1971) – ensino de 1º e 2º graus -, representam a consolidação do tecnicismo em nosso país”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL, Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 3 dez. 1968. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/5540.html.  Acesso em: 19 de abr. 2015; BRASIL. Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Diário Oficial da União, PoderLegislativo, Brasília, DF, 12 DE ago. 1971. Disponível em: <www010.dataprev.gov.br/sislex/paginas/42/1971/5692.htm>. Acesso em: 19 de abr. 2015.
De acordo com o excerto acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base Teorias do conhecimento pedagógico, explique qual é a proposta central da pedagogia tecnicista.
Nota: 16.0
	A resposta do aluno deve girar em torno desta linha: A concepção tecnicista propõe a relação mais imediata entre a educação e o sistema produtivo, dirigindo todas as suas ações para o resultado final a ser alcançado: formar o profissional desejado, apto para produzir de maneira eficiente em uma sociedade tecnológica. A escola deveria modelar o comportamento dos estudantes por meio de técnicas específicas, promovendo a aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, úteis e necessários para que os indivíduos se integrem na máquina social global (p.103-104).
Resposta: Pedagogia tecnicista e pedagogia para desenvolvimento técnico do aluno, conteúdos programados para formação técnica . conteúdos métodos tradicional específicos uteis e necessários que procure construir e preparar os alunos para uma profissão.

Outros materiais