Buscar

simulado 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Embora tenham sido praticados por várias sociedades desde tempos remotos, os preceitos do desenvolvimento sustentável estão em processo de construção. A ideia de vantagens econômicas tem superado as antigas práticas, e a tarefa que se impõe é justamente escolher as melhores alternativas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSSETTO, O.C.; BRASIL JUNIOR, A.C.P. Cultura e desenvolvimento sustentável no pantanal mato-grossense: entre a tradição e a modernidade. Sociedade e estado, Brasília, v.18, no.1-2, p.155-175, jan./dez. 2013 (link: www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-69922003000100009&script=sci_arttext&tlng=es. Acesso em 09 abr.2016).
Pensando nas discussões sobre a economia e sua relação com a conservação da natureza e tendo em vista o livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica, leia as proposições sobre responsabilidade de gestão relacionadas à dimensão econômica e marque V para as proposições verdadeiras e F para as falsas:
I. (  ) A geração de empregos e a melhoria de renda da população fazem parte das responsabilidades da gestão.
II. (  ) A geração de empregos e de renda da população faz parte das prioridades que devem ser atendidas pela gestão, fatores importantes na manutenção da sociedade tendo em vista a dimensão econômica.
III. (  ) Um dos fatores importantes na gestão, baseado na dimensão econômica, consiste no estímulo às formas habituais de consumo.
IV. (  ) Dentre as variáveis destinadas à preocupação com a gestão, baseadas na variável econômica, está a educação por meio de atividades culturais e de estímulo à sustentabilidade.
V. (  ) A gestão de pequenas, médias ou grandes corporações é responsável pela atuação no mercado, e, nesse sentido, na dimensão econômica, são previstas ações de inserção dessas no mercado competitivo.
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – F – V.
	
	B
	V – V – F – F – V.
	
	C
	F – V – V – F – V.
	
	D
	F – V – F – F – V.
	
	E
	V – V – V – F – V.
	1B
	2C
Questão 2/2 - Meio Ambiente e Sustentabilidade
Atente para o seguinte extrato de texto:
“Na linha da ecologia política, a terceira perspectiva, a sustentabilidade decorre da necessidade de articular sociedade e natureza, sob uma perspectiva de justiça social, empoderamento e governança. Embora nem sempre reconhecida formalmente, a temática territorial está implícita na noção de desenvolvimento sustentável”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JATOBÁ, S.U.S.; CIDADE, L.C.F.; VARGAS, G.M. Ecologismo, ambientalismo e ecologia política: diferentes visões da sustentabilidade e do território. Sociedade e estado, Brasília, v. 24, no. 1, p. 47-87, jan./abr. 2009. p. 49 (link: www.scielo.br/pdf/se/v24n1/a04v24n1.pdf. Acesso em 09 abr. 2016).
Discutimos em nossas aulas e no livro-base Gestão socioambiental no Brasil: Uma análise ecocêntrica os aspectos da responsabilidade da gestão em termos da dimensão político-institucional da organização. No que se refere a essa dimensão político-institucional, marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas:
I. (  ) Na dimensão político-institucional da organização, está prevista a tomada de decisões, que permite a integração entre desenvolvimento e meio ambiente.
II. (  ) A democracia nas decisões e os trabalhos em parceria são aspectos da gestão, os quais fazem parte da dimensão político-institucional.
III. (  ) A promoção de acesso exclusivo às informações para os gestores na tomada de decisão faz parte da dimensão político-institucional da organização.
IV. (  ) Incentivar as cooperações para a difusão e transferência de tecnologias faz parte da dimensão político-institucional da organização.
V. (  ) Outro exemplo de prática destinada à dimensão político-institucional consiste na descentralização da gestão.
Agora, marque a sequência correta:
 
	
	A
	F – F – V – F – V
	
	B
	V – F – F – F – V
	
	C
	V – V – F – F – V
	
	D
	F – V – F – F – V
	
	E
	V – V – V – F – V
	1B
	2C
QUESTÃO ANTERIORFINALIZAR AVALIACAO

Outros materiais