Buscar

Simulado Gestão Educacional

Prévia do material em texto

0:00:38
Questão 1/2 - Gestão Educacional
Considere a seguinte definição:
“Gestão é o ato de administrar, de gerir. Gestão é ainda sinônimo de administração, gerenciamento, direção. Gestão é um substantivo feminino derivado do latim gestione. O conceito de gestão é usado amplamente [...] em diferentes setores; dentro de cada um dos setores, gestão é o ato de gerenciar os recursos de forma eficiente para que as metas pré-estabelecidas sejam alcançadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Significado de gestão. <https://www.significadosbr.com.br/gestao>. Acesso em 21 dez. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Gestão Educacional sobre as formas de gestão, relacione as duas concepções de gestão listadas a seguir às suas respectivas características.
1. Gestão Empresarial.
2. Gestão Educacional.
(  ) Enfatiza a racionalidade científica.
(  ) Ressalta a fragmentação do trabalho.
(  ) Prioriza a formação do conhecimento.
(  ) Destaca a construção de valores.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 1 - 2 – 2
	
	B
	2 – 2 – 1 – 1
	
	C
	2 – 1 – 2 – 1
	
	D
	1 – 2 – 1 – 2
	
	E
	2 – 2 – 1 – 2
0:01:09
Questão 2/2 - Gestão Educacional
Leia o trecho de texto a seguir:
“O fato de ser a administração, de um modo geral, compreendida como uma decorrência da evolução da organização social, reforça a necessidade de se explicitar a sua função enquanto meio de organização do trabalho na sociedade capitalista”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FELIX, M. F. Administração Escolar: um problema educativo ou empresarial? São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1985. p. 34.
De acordo com os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, relacione as fases da evolução histórica da administração às suas respectivas características.
1. Artesanal (até 1780).
2. Gigantismo (1914–1945).
3. Moderna (1945–1980).
4. Globalização (após 1980).
(   ) Foco na aprendizagem empresarial e no diferencial.
(   ) Foco na produção. Novas fontes de energia e novos materiais.
(   ) Foco nas vendas. Intensa competitividade.
(   ) Produção artesanal, familiar. Pequenas Oficinas. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3 – 4
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1
	
	C
	2 – 4 – 1 – 3
	
	D
	3 – 2 – 4 – 1
	
	E
	4 – 2 – 3 – 1
Atente para a seguinte informação:
“Alguns princípios como ‘racionalização, produtividade, especialização e controle’ constituem os fundamentos teóricos da prática da administração orientada para garantir a divisão do trabalho e o seu controle em todos os níveis da organização da empresa, desde o planejamento do processo de produção até a sua execução”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FELIX, M. F. Administração Escolar: um problema educativo ou empresarial? São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1985. p. 35.
Com base no texto apresentado e nos conteúdos abordados no livro-base Gestão Educacional sobre as formas de gestão, enumere, na ordem sequencial, as concepções às suas respectivas prioridades.
1. Gestão Empresarial.
2. Gestão Educacional.
(    ) Prioriza os aspectos pedagógicos em detrimento da produção material.
(    ) Prioriza os aspectos técnicos, administrativos e burocráticos.
(  ) Prioriza as condições para a construção de referenciais que possibilitam a realização humana pela vida digna e participativa em todas as formas de produção da existência.
(   ) Prioriza os métodos de gerência e controle e a divisão pormenorizada do trabalho para atingir seus objetivos.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 1 – 2 – 2
	
	B
	2 – 2 – 1 – 1
	
	C
	2 – 1 – 2 – 1
	
	D
	1 – 2 – 1 – 2
	
	E
	2 – 2 – 1 – 2
Atente para o fragmento de texto a seguir:
“[De acordo com] Paro [...], ao contrário das empresas que buscam a produção de um material tangível, a escola visa um fim de difícil mensuração, pois seu caráter é de certa forma abstrato, outra especificidade da escola é que esta é uma instituição prestadora de serviços e lida diretamente com o elemento humano. O aluno não é apenas beneficiário dos serviços, mas também participante de sua elaboração. E esta ‘matéria-prima’ deve receber tratamento especial, diferente dos materiais que participam do processo de produção nas empresas em geral”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAYER, Polyane Passos; CANOPF, Liliane. A correlação entre a administração geral e a administração escolar. <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:fVn30s4pZv4J:revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/SysScy/article/download/421/197+&cd=7&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em 22 dez. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, há uma dicotomia entre a gestão empresarial e a gestão escolar. Em relação a essa dicotomia, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras, e F para as falsas.
I. (   ) A gestão empresarial, marcada pelos reflexos da sociedade atual, tende, diferentemente da gestão escolar, a atribuir quase que exclusivamente à administração os problemas que se apresentam nas organizações, desvinculando-os da interferência do contexto social.
II. (   ) A natureza e a especificidade da ação educativa diferem dos processos desenvolvidos nas empresas, que direcionam seus esforços para um produto pronto e acabado e fácil de ser observado e avaliado.
III. (   ) A gestão educativa supera a simples produção de objetivos da gestão empresarial na medida em que a gestão educativa assume uma ação transformadora.
IV. (  ) Em relação à gestão escolar, pode-se afirmar que os problemas enfrentados no cotidiano da escola decorrem somente da incompetência dos gestores educacionais.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	F – F – F – V
Leia a citação a seguir:
“Enquanto a administração de empresas desenvolve as teorias sobre a organização do trabalho nas empresas capitalistas, a administração escolar apresenta proposições teóricas sobre a organização do trabalho na escola e no sistema escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FELIX, M. F. Administração Escolar: Um problema educativo ou empresarial? São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1985. p. 71.
Há diversos elementos que diferenciam a gestão empresarial da gestão escolar, entre eles estão os objetivos de cada uma das duas gestões em questão. A esse respeito, tendo em vista os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, relacione cada uma das referidas gestões aos seus respectivos objetivos.
1. Gestão Empresarial.
2. Gestão Escolar.
(   ) Lida no seu cotidiano com bens materiais.
(   ) Tem como foco de gestão, o lucro e a produtividade.
(   ) Tem como foco a formação de ideias, na construção do conhecimento, no desenvolvimento de competências e na formação de atitudes.
(   ) Tem como especificidade do objeto de trabalho cotidiano a produção de ideias, conceitos, valores, símbolos, hábitos, atitudes e habilidades.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 1 – 2 – 2
	
	B
	2 – 2 – 1 – 1
	
	C
	2 – 1 – 2 – 1
	
	D
	1 – 2 – 1 – 2
	
	E
	2 – 2 – 1 – 2
Atente para a seguinte citação:
“A organização da gestão escolar possui variadas concepções sobre a organização escolar e a educação, relacionando a sociedade e a formação dos alunos. São três as concepções mais representativas de gestão: a concepção tecnicista, a autogestionária e a democrático-participativa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MONOGRAFIAS BRASIL ESCOLA. Gestão escolar: espaço para a participação. <http://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/gestao-escolar-espaco-para-participacao.htm>.Acesso em 22 dez. 2016.
Considerando os conteúdos abordados no livro-base Gestão Educacional sobre as características das concepções de gestão escolar, no que diz respeito à concepção autogestionária, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I. (  ) Faz uma prescrição detalhada de funções e tarefas, acentuando a divisão técnica do trabalho escolar; comunicação linear, baseada em normas e regras; dá mais ênfase nas tarefas do que nas pessoas.
II. (  ) Tende a negar a autoridade e as formas centralizadas do poder; há decisões coletivas e eliminação de todas as formas de exercícios de autoridade e de poder.
III. (  ) Apresenta uma definição explícita, por parte da equipe escolar, de objetivos sociopolíticos da escola; apresenta qualificação e competência profissional; dá ênfase tanto nas tarefas quanto nas relações.
IV. (  ) Recusa as normas e os sistemas de controles; vincula as formas de gestão interna com as formas de autogestão social.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – F – V
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	V – V – V – F
Questão 1/2 - Gestão Educacional
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O modelo GQT (Gestão da Qualidade Total), versão mais recente da concepção técnico-científica, é originário da administração japonesa e tem o foco na participação dos colaboradores, resultando em altos índices de produtividade e de eficiência das tarefas propostas. Tal modelo passou a ser adaptado por outras nações, embora em ambiente cultural diferente, mas seguindo as tendências do setor de manufatura”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARTNIK, H. L. de S. Gestão Educacional. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 77.
Tendo em vista o dado trecho de texto e os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, responda à seguinte questão: quais características estão vinculadas à administração japonesa? Analise as afirmativas a seguir.
1. Produtividade desordenada.
2. Prevalência do coletivo.
3. Limpeza, arrumação.
4. Cultura organizacional.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I, II e IV.
	
	C
	I, III e IV.
	
	D
	II, III e IV.
	
	E
	I e II.
Questão 2/2 - Gestão Educacional
Leia o extrato de texto a seguir:
“A Gestão da Qualidade Total (GQT) é uma opção para a reorientação gerencial das organizações. Tem como pontos básicos: foco no cliente; trabalho em equipe permeando toda a organização; decisões baseadas em fatos e dados; e a busca constante da solução de problemas e da diminuição de erros”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LONGO, Rose Mary Juliano. Gestão da Qualidade: Evolução Histórica, Conceitos Básicos e Aplicação na Educação. <http://desafios2.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/TDs/td_0397.pdf>. Acesso em 22 dez. 2016.
A Gestão da Qualidade Total utiliza termos específicos para identificar as ações propostas para a área de administração, que podem ser transpostas para as atividades educacionais desenvolvidas nas escolas. A esse respeito, tendo em vista os conteúdos do livro-base Gestão Educacional, relacione as terminologias listadas a seguir às suas respectivas características.
1. Processo.
2. Produto.
3. Cliente.
4. Fornecedor.
(  ) Na gestão escolar, é visto como o resultado das ações de pessoas ou dos setores responsáveis por tais ações. No caso da escola, o eixo principal é a aprendizagem do aluno.
(   ) São todos os setores que fornecem informações e subsídios para o processo principal que é a escola.
(  ) Percurso de ações que é construído para direcionar as consequências resultantes de alguma coisa. Estão envolvidos pessoas, materiais, equipamentos e ações. Na gestão escolar, a consequência principal é a prestação dos serviços educacionais.
(  ) São todas as pessoas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem, como professores, equipe pedagógica, funcionários, alunos, pais dos alunos e comunidade em geral.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 3 – 4 – 2
	
	B
	2 – 4 – 1 – 3
	
	C
	2 – 3 – 1 – 4
	
	D
	4 – 2 – 1 – 3
	
	E
	1 – 2 – 3 – 4
0:00:14
Questão 1/2 - Gestão Educacional
Leia o seguinte fragmento de texto:
“[De acordo com Batista], a Gestão da Qualidade Total, exemplo de excelência gerencial nas empresas, deve contribuir significativamente na melhoria do ensino no Brasil. [...] Os benefícios oriundos da Gestão da Qualidade Total fazem parte da implantação de um programa de melhoria contínua e consistente, que ajuda a desenvolver o potencial e as qualidades dos profissionais da educação e do trabalho que realizam”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SALVADORA, Gervasio Neves Salvadora; LINHARESA, Araken Patusca; GOZZIA, Giuseppe Giovanni Massimo. A Importância da Gestão na Qualidade na Educação. <http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/educ/article/view/2924/2767>. Acesso em 25 jan. 2017.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Gestão Educacional sobre a implantação da Gestão da Qualidade Total na escola, analise as afirmativas a seguir:
I. A implantação desse sistema de gestão na escola pressupõe planejamento criterioso e criação de um processo sistemático e permanente de educação, informação e mudança de atitudes e valores.
II. A Gestão da Qualidade Total dá visibilidade às ações que se desdobram na escola, observando os conceitos e os modos operacionais propostos, desvalorizando os projetos que se propõem à formação integral dos alunos, dessa forma, não contribuem para que os alunos sejam bem-sucedidos.
III. A aplicação dessa tendência na educação considera aqueles que ensinam como prestadores de serviço, os que aprendem como clientes e a educação como produto que pode ser produzido com qualidade variável. 
IV. A proposta da Gestão da Qualidade Total para a educação visa organizar o trabalho educativo, partindo da realidade social de cada escola, satisfazendo as necessidades das pessoas que, nas relações diretas e indiretas, formam o contexto da escola.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III apenas.
	
	B
	I, II e IV apenas.
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	II, III e IV apenas.
	
	E
	II e III apenas.
0:04:50
Questão 2/2 - Gestão Educacional
Considere a seguinte citação:
“O conselho de classe surge embasado no pressuposto de que, num processo coletivo em que existem diferentes óticas dos diversos profissionais, conseguir-se-á, através da soma dessa ótica, o maior conhecimento do objeto que se avalia, para obter, consequentemente, tomadas de decisões mais acertadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DALBEN, A. I. L. F. Conselhos de classe e avaliação: Perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004. p. 111.
Levando em consideração os conteúdos do livro-base Gestão Educacional sobre o conselho de classe, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I. (  ) Os conselhos de classe têm a função de analisar o desempenho dos alunos e acompanhar as atividades pedagógicas da escola.
II. (   ) O conselho de classe é uma instância avaliativa que requer a reflexão de diferentes ideias para a construção de um conhecimento mais abrangente sobre a prática educativa.
III. (   ) Os conselhos de classe são espaços democráticos compostos principalmente pelos pais e pelos alunos da escola.
IV. (   ) Os conselhos de classe têm como função prioritária a de reunir os gestores da escola para pensar, discutir, avaliar e deliberar sobre os problemas administrativos da escola.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F – V – V – F
	
	B
	V – F – F – V
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	F – F – F – V
0:01:14
Questão 1/2 - Gestão EducacionalAtente para a seguinte citação:
“O conselho escolar e o conselho de classe [são] mecanismos de participação e sustentação do projeto político-pedagógico capazes de se problematizarem e buscarem uma escola que, efetivamente, responda aos interesses de sua coletividade, rompendo com a lógica do individualismo e da competição”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico, conselho escolar e conselho de classe: Instrumentos da organização do trabalho. <http://www.anpae.org.br/congressos_antigos/simposio2007/176.pdf>. Acesso em 25 jan. 2016.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Gestão Educacional sobre o conselho de classe e o conselho escolar, enumere, na ordem sequencial, cada um dos referidos conselhos às suas respectivas características.
1. Conselho de Classe.
2. Conselho Escolar.
( ) Tem a função de analisar o desempenho dos alunos e acompanhar as atividades pedagógicas da escola.
(  ) É uma instância avaliativa que requer a reflexão de diferentes ideias para a construção de um conhecimento mais abrangente da prática pedagógica e de encaminhamentos e decisões mais acertadas na busca de alternativas adequadas ao desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
(  ) Esse conselho envolve a representação de diferentes segmentos da comunidade escolar e se configura como um órgão colegiado que tem como objetivo promover a participação da comunidade escolar nos processos de administração e gestão da escola.
(  ) Nesse tipo de conselho, as pessoas trabalham juntas, em reuniões especificas, para pensar, discutir, avaliar e deliberar sobre problemas da escola, visando assegurar a qualidade do trabalho escolar em termos administrativos, financeiros e pedagógicos. Para tanto, esse tipo de conselho desempenha funções normativas, deliberativas, e de fiscalização das ações globais da escola.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 2 – 1
	
	B
	1 – 2 – 1 – 2
	
	C
	2 – 1 – 1 – 2
	
	D
	2 – 2 – 1 – 1
	
	E
	1 – 1 – 2 – 2
0:03:40
Questão 2/2 - Gestão Educacional
Atente para a seguinte citação:
“Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional [...]: [...] Art. 15. Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRSIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. <http://www.cp2.g12.br/alunos/leis/lei_diretrizes_bases.htm>. Acesso em 25 jan. 2016.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Gestão Educacional sobre a autonomia da gestão, enumere, na ordem sequencial, as autonomias administrativa e pedagógica às suas respectivas características.
1. Autonomia Administrativa.
2. Autonomia Pedagógica.
(  ) Representa a possibilidade de os profissionais da escola girarem os planos, o programa e os projetos, adequando-os à estrutura da instituição, à realidade na qual se inserem e ao contexto histórico e social.
(  ) Compreende um espaço de negociação e garantia do direito de a comunidade escolar eleger seus dirigentes, constituir conselhos escolares com funções deliberativas, consultiva e fiscalizadora.
(  ) Tem a ver com as normas, encaminhamentos e procedimentos das questões pedagógicas.
(  ) Compreende a elaboração e explicitação de objetivos pedagógicos, científicos, tecnológicos, artísticos, culturais.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 2 – 1
	
	B
	1 – 2 – 1 – 2
	
	C
	2 – 1 – 1 – 2
	
	D
	2 – 2 – 1 – 1
	
	E
	1 – 1 – 2 – 2

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes