Buscar

ANÁLISE DO DISCURSO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANÁLISE DO DISCURSO
SIMULADO l
CORRETA “A”
"A palavra 'crítica' é frequentemente usada para designar uma postura reflexiva e indagadora em relação aos fenômenos da vida. Na tradição das ciências sociais, o termo foi introduzido pela Escola de Frankfurt na década de 1930 [...] e seus herdeiros do pós-guerra, os 'neofrankfurtianos', entre os quais Jürgen Habermas seja talvez o mais bem conhecido.
De acordo com o livro-base Análise de discurso crítica: para leitura de textos da contemporaneidade, em relação ao conceito de “crítica” usado pela análise do discurso crítica, assinale a alternativa correta.
	
	A
	O termo crítica significa reflexão sobre um sistema de constrangimento produzido pelo homem.
	
	B
	O termo crítica significa reflexão sobre os erros que os alunos cometem nas redações.
	
	C
	O termo crítica se refere à visão do professor em relação ao trabalho do aluno, ou seja, como o professor deve apontar os erros da escrita.
	
	D
	O termo crítica significa constranger o aluno para que ele faça os deveres de casa.
	
	E
	O termo crítica se relaciona diretamente ao domínio do professor em sala de aula, principalmente em relação ao comportamento dos alunos.
Quetão ll CORRETA “E”
“A Teoria Social do Discurso é uma abordagem de Análise de Discurso Crítica (ADC), desenvolvida por Norman Fairclough, que se baseia em uma percepção da linguagem como parte irredutível da vida social dialeticamente interconectada a outros elementos sociais”.
De acordo com o livro-base Análise de discurso crítica: para leitura de textos da contemporaneidade, em relação aos objetivos da Análise do Discurso Crítica (ADC) na investigação dos discursos, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( V) O objetivo da ADC de acordo com Fairclough é investigar as conexões existentes entre linguagem, poder e ideologia.
II. ( V) O objetivo da ADC é investigar os problemas de cunho sociodiscursivo, ou seja, questões sociais construídas por meio da linguagem.
III. ( V) O objetivo da ADC é desnaturalizar ideologias e relações de poder por meio da investigação de dados semióticos que incluem textos verbais, não verbais, visuais e multimodais, entre outros.
IV. ( F) O objetivo da ADC de acordo com Fairclough é investigar as conexões existentes entre linguagem e morfologia.
V. ( F) O objetivo da ADC é investigar os problemas de cunho antropológicos, ou seja, questões sociais construídas por meio da relação homem-animal.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – F – V – V
	
	B
	V – V – F – V – V
	
	C
	F – F – F – V – V
	
	D
	V – F – F – V – F
	
	E
	V – V – V – F – F
CORRETA A
A ADC [Análise do Discurso Crítica] é, por princípio, uma abordagem transdisciplinar. Isso significa que não somente aplica outras teorias, como também, por meio do rompimento de fronteiras epistemológicas, operacionaliza e transforma tais teorias em favor da abordagem sociodiscursiva”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8ZkOm_LogpI>. Acesso em: 25 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Análise de discurso crítica: para leitura de textos da contemporaneidade, em relação aos fatores responsáveis pela consolidação da Análise do Discurso Crítica (ADC) como uma escola linguística e uma área de investigação científica, assinale a alternativa correta.
	
	A
	O lançamento do periódico Discourse and Society, editado pelo linguista holandês Teun van Dijk e um simpósio na Universidade de Amsterdã em 1991 que reuniu vários linguistas interessados na área.
	
	B
	A publicação do manifesto modernista na Semana de Arte Moderna em São Paulo.
	
	C
	A publicação do livro Curso de Linguística Geral, de Ferdinand de Saussure.
	
	D
	A publicação do livro Syntactic Structures, de Chomsky.
	
	E
	O lançamento do periódico sobre teoria marxista e variação gramatical publicado em 1975.
CORRETA A
A ACD é a análise das relações dialéticas entre semioses (inclusive a língua) e outros elementos das práticas sociais. Essa disciplina preocupa-se particularmente com as mudanças radicais na vida social contemporânea, no papel que a semiose tem dentro dos processos de mudança e nas relações entre semiose e outros elementos sociais dentro da rede de práticas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FAIRCLOUGH, Norman. Análise crítica do discurso como método em pesquisa social científica. Methods of critical discourse analysis. 2. ed. Londres: Sage, 2005. p. 121-138.
De acordo com o livro-base Análise de discurso crítica: para leitura de textos da contemporaneidade, em relação aos componentes discursivos das práticas sociais, podemos afirmar que eles são compostos por:
	
	A
	gêneros, discursos e estilos.
	
	B
	morfologia, sintaxe e fonologia.
	
	C
	contexto, hipertexto e ortografia.
	
	D
	pragmática, polissemia e metáfora.
	
	E
	gramática, pontuação e variação linguística.
CORRETA D
A interdisciplinaridade é uma discussão emergente no meio educacional: uma forma de se pensar, no interior da Educação, a superação da abordagem disciplinar tradicionalmente fragmentária [...]. Em tese, a interdisciplinaridade é entendida como a necessidade de integrar, articular, trabalhar em conjunto”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v10n2/09.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Análise de discurso crítica: para leitura de textos da contemporaneidade, em relação à interdisciplinaridade da Análise do Discurso Crítica (ADC), assinale a alternativa correta.
	
	A
	A ADC faz análises estritamente com base nos conhecimentos sintáticos e estruturais da língua em questão, por isso é correto afirmar que a interdisciplinaridade é um dos princípios da ADC.
	
	B
	A interdisciplinaridade é um dos princípios da ADC pois necessita de outras áreas das ciências para fazer análises discursivas baseadas em conceitos biológicos de inatismo.
	
	C
	Para fazer análises discursivas com base na linguagem, a ADC precisa analisar os diferentes grupos ortográficos, por isso é correto afirmar que a interdisciplinaridade é um dos princípios da ADC.
	
	D
	A ADC necessita de outras áreas das ciências para fazer análises discursivas com base na linguagem e na sociedade, por isso é correto afirmar que a interdisciplinaridade é um dos princípios da ADC.
	
	E
	Assim como outras áreas da linguística, a ADC analisa apenas os textos poéticos, por isso é correto afirmar que a interdisciplinaridade é um dos princípios da ADC.
CORRETA A
“Pela proposta de van Dijk [...], sociedade, discurso e cognição social se relacionam como uma tríade, por isso não é possível dar conta dos aspectos cognitivos sem compreender que os conhecimentos e crenças são adquiridos e repassados discursivamente, em contextos sociais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.pgletras.com.br/Anais-30-Anos/Docs/Artigos/2.%20Pesq%20em%20andamento%20Ling%C3%BC%C3%ADstica/2.8%20Karina%20Falcone.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Análise de discurso crítica: para leitura de textos da contemporaneidade, em relação à abordagem sociocognitiva para a Análise do Discurso Crítica, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A abordagem sociocognitiva afirma que quando envolvidos em eventos discursivos, os atores sociais, além de fazerem uso de suas experiências prévias e estratégias próprias, se apoiam em estruturas coletivas de percepções, ou seja, representações sociais.
	
	B
	A abordagem sociocognitiva afirma que percepções socialmente compartilhadas formam a conexão entre o sistema semântico e pragmático.
	
	C
	A abordagem sociocognitiva afirma que interpretamos o mundo com base nas representações lógicas e concretas do mundo biológico.
D
	A abordagem sociocognitiva averigua os processos de memorização e aquisição da fala.
	
	E
	A abordagem sociocognitiva afirma que as percepções sociais e culturais são insignificantes no processo discursivo.
CORRETA A
A tradição epistemológica dos Estudos Críticos do Discurso (ECD) representa um importante arcabouço teórico para a pesquisa em comunicação. Em linhas gerais, se constitui por um conjunto articulado de práticas acadêmicas frequentemente utilizadas para o estudo da relação entre as estruturas sociais, cognitivas e as práticas comunicativas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://seer.utp.br/index.php/i/article/viewFile/199/170 acesso em 28/11/2016>. Acesso em: 02 fev. 2017.
De acordo com o livro-base Análise de discurso crítica: para leitura de textos da contemporaneidade, em relação aos pesquisadores da área dos Estudos Críticos do Discurso (ECD), assinale a alternativa correta.
	
	A
	Os pesquisadores da EDC são comprometidos social e politicamente com a igualdade e a justiça social.
	
	B
	Os pesquisadores da área de EDC dedicam-se a elaborar regras gramaticais e ortográficas para serem memorizadas.
	
	C
	Os pesquisadores da área de EDC estudam as ideologias e fazem uma listagem para mostrar aos alunos.
	
	D
	Os pesquisadores da EDC analisam os verbetes que farão parte dos dicionários.
	
	E
	Os pesquisadores da área de EDC comprometem-se com o fortalecimento de gramáticas normativas e exclusão do fator social das pesquisas linguísticas.
CORRETA A
“Os atores sociais, no curso de sua atividade, produzem não só representações das práticas em que estão inseridos (representações reflexivas) como de outras, recontextualizando-as [...] e incorporando-as às suas próprias. Além disso, os atores sociais irão produzir representações de modo distinto, dependendo da posição que eles ocupam dentro de suas práticas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/download/47728/51460>. Acesso em: 28 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Análise de discurso crítica: para leitura de textos da contemporaneidade, em relação à abordagem dialética/relacional, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A abordagem dialética/relacional concebe discurso de várias formas: como produção de sentido ou elemento do processo social; como linguagem associada a um campo ou prática social específica.
	
	B
	A abordagem dialética/relacional compreende que o discurso é aspecto irrelevante no processo de construção do mundo.
	
	C
	Para a abordagem dialética/relacional, os textos possuem pouca importância para a Análise do Discurso Crítica.
	
	D
	Para a abordagem dialética/relacional, as relações de poder entre as pessoas são iguais e homogêneas.
	
	E
	A abordagem dialética/relacional atribui relevância às características morfológicas presentes nos textos, pois é corrigindo os erros dos textos que a ADC analisa os discursos.
CORRETA A
“Semiótica é um termo que vem do grego: semeion que significa signo, e otica que significa ciência. A semiótica, então, é o estudo dos signos. Mas o que é um signo, afinal de contas? Signo é uma representação de uma determinada coisa. A mente humana tem acesso ao mundo externo através de representações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.usabilidoido.com.br/arquivos/afinal_o_que_e_semiotica_amstel.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Análise de discurso crítica: para leitura de textos da contemporaneidade, em relação ao conceito de semiótica para a linguística, podemos afirmar que:
	
	A
	Semiótica é a ciência geral dos signos que estuda diversos fenômenos da linguagem e não apenas a linguagem verbal, mas, também, a linguagem imagética e outras formas sociais de comunicação.
	
	B
	A ciência geral dos signos que estuda diversos fenômenos da linguagem verbal, e outras formas sociais de comunicação é a fonética.
	
	C
	Os estudos semióticos são resultado do trabalho dos antigos filósofos.
	
	D
	Semiótica é a ciência geral das letras que estão fora da Análise do Discurso Crítica.
	
	E
	Alguns fenômenos da linguagem são analisados pela semiótica atualmente, pois é uma ciência ultrapassada.
CORRETA A
“Em Análise do Discurso Crítica, ao tomar o texto enquanto objeto, o social e o político também tem papel fundamental na relação indivíduo e língua. Este indivíduo empírico é substituído pela noção de sujeito interpelado pela ideologia (sujeito a e sujeito de), ou seja, que é livre para ser submetido”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.unigran.br/interletras/ed_anteriores/n20/artigos/18.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Análise de discurso crítica: para leitura de textos da contemporaneidade, em relação à maneira como o texto é abordado pela Análise do Discurso Crítica (ADC), assinale a alternativa correta.
	
	A
	Para a ADC, a palavra texto se refere não apenas a textos escritos, mas também a textos orais e multimodais.
	
	B
	Para a ADC, a palavra texto está relacionada aos textos elaborados pelos alunos do Ensino Fundamental.
	
	C
	Para a ADC, o texto está relacionado apenas aos estudos da linguagem não verbal.
	
	D
	Para a ADC, a palavra texto está relacionada às sociedades que não possuem escrita, isto é, ágrafas.
	
	E
	Para a ADC, o texto é objeto de estudo dos escritores.
APOL
Questão 1/5 - Análise do Discurso
CORRETA A
“É importante notar que as convenções discursivas naturalizadas são um mecanismo muito eficaz de perpetuar e reproduzir dimensões ideológicas e culturais da hegemonia. O autor afirma que ‘quem possui a capacidade de moldar ordens do discurso e práticas discursivas pode deter a hegemonia cultural’”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.uemg.br/openjournal/index.php/modus/article/viewFile/647/395>. Acesso em: 24 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Análise de discurso crítica: para leitura de textos da contemporaneidade, em relação ao conceito de ideologia, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Ideologia é o estudo das maneiras como o sentido serve para estabelecer e sustentar as relações de dominação social.
	
	B
	Ideologia é uma área do conhecimento linguístico que se relaciona exclusivamente com a produção de textos escolares.
	
	C
	Ideologia é parte do estudo biológico que foca no caráter inato das relações humanas e gramaticais.
	
	D
	Ideologia é o estudo exclusivo das maneiras como o antropomorfismo serve para estabelecer e sustentar as relações de dominação social.
	
	E
	Ideologia é a área do conhecimento linguístico que tem como enfoque o estudo das relações entre estrutura da língua e desenvolvimento cognitivo.
Questão 2/5 - Análise do Discurso
CORRETA C
“No final dos anos 1960, Michel Pêcheux (1938–1983), então pesquisador da École Normale Supérieure (ENS Paris) propõe a teoria da análise de discurso, na França. Para a proposição de sua teoria, Pêcheux baseou-se em importantes estudos realizados por Canguilhem e Althusser”.
Após a avaliação, caso queira ler integralmente o texto base, o mesmo está disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/lep/article/viewFile/32465/17293>. Acesso em: 25 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Análise de discurso crítica: para leitura de textos da contemporaneidade, em relação à obra de Michel Pêcheux sobre Análise do Discurso, podemos afirmar que:
	
	A
	A publicação da obra de Labov deu início à análise da conversação francesa e simbolizou a ruptura que já emergia na linguística
	
	B
	A publicação da obra de Karl Marx sucedeu a análise cognitivista francesa e simbolizou a ruptura que já emergia na linguística ligada ao discurso e às práticas sociais.
	
	C
	A publicação da obra
de Michel Pêcheux deu início à Análise do Discurso francesa e simbolizou a ruptura que já emergia na linguística, muito mais preocupada em analisar as questões relacionadas à língua, ao discurso e as práticas sociais.
	
	D
	A publicação da obra de Piaget deu início à pragmática francesa e simbolizou a ruptura que já emergia na linguística.
	
	E
	A publicação da obra de Monteiro Lobato deu início à gramática francesa no século XIX.
Questão 3/5 - Análise do Discurso
CORRETA B
"Quando me refiro a uma linguística crítica, quero, antes de mais nada, me referir a uma linguística voltada para questões práticas. Não é a simples aplicação da teoria para fins práticos, mas pensar a própria teoria de forma diferente, nunca perdendo de vista o fato de que o nosso trabalho tem que ter alguma relevância. Relevância para as nossas vidas, para a sociedade de modo geral".
Após a avaliação, caso queira ler integralmente o texto base, o mesmo está disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502003000200011>. Acesso em: 25 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Análise de discurso crítica: para leitura de textos da contemporaneidade, em relação à linguística crítica, assinale a alternativa correta.
	
	A
	O objetivo da linguística crítica era investigar a forma como os seres humanos aprendem a linguagem quando são pequenos.
	
	B
	A linguística crítica se propunha a investigar a inter-relação entre as questões sociais, linguísticas e ideológicas.
	
	C
	Investigar as relações entre a fala e a ortografia dos seres humanos na era mesozoica.
	
	D
	A linguística crítica se propunha a investigar apenas a língua escrita publicada em meios oficiais.
	
	E
	FALTANDO 
Questão 4/5 - Análise do Discurso
CORRETA D
“O autor propõe, assim, uma tipologia funcional que estabelece relações entre as estruturas gramaticais de uma língua e as funções que ela desempenha na vida social. Dessa forma, para Halliday, ‘uma gramática funcional é essencialmente uma gramática ‘natural’, no sentido de que nela tudo pode ser explicado, em última instância, com referência a como a língua é usada’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.filologia.org.br/xvi_cnlf/tomo_3/179.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Análise de discurso crítica: para leitura de textos da contemporaneidade, em relação aos objetivos da linguística sistêmica funcional, assinale a alternativa correta.
	
	A
	O objetivo da linguística sistêmica funcional é estudar o que a língua determina como certo ou errado.
	
	B
	O principal objetivo da linguística sistêmica funcional é estudar o que a língua faz e apontar os erros dos falantes.
	
	C
	A linguística sistêmica funcional tem como objetivo estudar como eram as línguas antigamente.
	
	D
	O principal objetivo da linguística sistêmica funcional é estudar o que a língua faz e como ela faz.
	
	E
	O principal objetivo da linguística sistêmica funcional é estudar os sons da língua e os fonemas.
Questão 5/5 - Análise do Discurso
CORRETA C
“A linguística gerativa – ou gerativismo, ou ainda gramática gerativa – é uma corrente de estudos da ciência da linguagem que teve início nos Estados Unidos, no final da década de 50, a partir dos trabalhos [de um] professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.professores.uff.br/eduardo/artigos_arquivos/manualdelinguistica_2008.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Análise de discurso crítica: para leitura de textos da contemporaneidade, assinale a alternativa que corresponde ao teórico responsável pela teoria gerativista:
	
	A
	Labov.
	
	B
	Saussure.
	
	C
	Chomsky.
	
	D
	Fraser.
	
	E
	Lakoff.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais